EXCLUSIVO: Nocaute na Rede entrevista o renomado coach senior de Muay Thai da Evolve MMA, Saknarong Sityodtong. | Nocaute na Rede

EXCLUSIVO: Nocaute na Rede entrevista o renomado coach senior de Muay Thai da Evolve MMA, Saknarong Sityodtong.

Um dos mais renomados técnicos de Muay Thai de todos os tempos na Tailândia, o tailandês Kru Ped conversa com a mídia esportiva brasileira pela primeira vez.

Agora pela manhã, nossa equipe de produção de conteúdo do Nocaute na Rede conseguiu acesso a um dos mais renomados instrutores de Muay Thai da Tailândia, coach que teve sua iniciação no famoso Sityodtong camping, e na atualidade tem prestado serviços a gigante academia asiática, Evolve MMA. Trata-se de Saknarong Sityodtong, mais conhecido como Kru Ped. 

Saknarong, foi campeão nacional de Muay Thai na Tailândia, detém de 40 anos de experiência com a modalidade, e treinou diversos ex campeões dos famosos estádios daquele pais, sendo mais preciso 14 campeões mundiais.  Kru Ped também é um dos poucos a ser condecorado como instrutor sênior de um dos mais famosos e renomados campings da Tailândia, o Sityodtong Gym. 

Essa é a primeira vez que Saknarong Sityodtong conversa com a mídia esportiva brasileira.

 

NR: Primeiramente Kru Ped, vamos falar sobre planejamento de luta, como é preparar os atletas que você tem sobre sua tutela, isso sabendo que você é head coach de uma das academias da Evolve MMA, a Evolve Syt.

KRU PED: Meu plano para os instrutores e atletas é simples, providenciar a melhor experiência de aprendizado a todos os estudantes nos três leveis que temos aqui no nosso sistema de Muay Thai. Para cada level, nos temos 24 técnicas que passamos para os instrutores, no qual  esses passarão para o seus  respectivos alunos. 

NR: Você é um dos mais experientes instrutores de Muay Thai vindo da Sityodtong camping, então nos conte como tudo começou nessa área… 

KRU PED: Eu me tornei um treinador na Sityodtong camping quando tinha uns 27 anos, foi quando eu parei de lutar. Então continuei minha carreira em Singapura, na Evolve MMA, entrei aqui em 2009. Antes disso, estive presente em diversas competições de Muay Thai desde que tinha 10 anos, isso tudo para ajudar meus parentes e meus 6 irmãos. 

NR: Você estando presente em 14 conquistas de cinturão entre seus atletas, qual dessas disputas você ainda lembra até hoje? 

KRU PED: Para mim é muito difícil escolher uma. Na verdade, o que eu tento ver nos lutadores é a forca mental, sua disciplina e sua dedicação no trabalho duro, para mim é  mais importante que eles consigam perseverar ante ao regime duro de treinamentos. 

NR: O que você acha do Muay Thai feminino? 

KRU PED: O Muay Thai feminino tem definitivamente se tornado mais popular na Tailândia nos últimos 5 anos, infelizmente, a longevidade das lutadoras perto dos atletas masculinos é  muito curta, por causa dos compromissos familiares. É muito difícil quebrar os paradigmas tradicionais sociais entre géneros. 

NR: O que você acha que está faltando para o Muay Thai na Tailândia se tornar mais lucrativo para o atleta? Muitos ainda recebem pouco, alguns se lesionam e precisam se aposentar muito cedo…
 
KRU PED: O Muay Thai tailandês  favorece os vencedores, bem como lutadores bastante populares, esses conseguem ter um bom retorno financeiro. O promotor paga os lutadores, e o lutador deve dar metade do montante para a sua academia regente, essa é  uma pratica muito antiga e tradicional por aqui, muito difícil as coisas mudarem. 
 
NR: Muito obrigado pelo seu tempo Kru Ped, tenho amigos que gostam muito do seu trabalho e muitos também tem simpatia pelo camping da Evolve MMA, então deixe-me uma mensagem para todo esse pessoal que te acompanha. 
 
KRU PED: Muito obrigado pelo seu apoio! Não conheço muitos brasileiros, conheço alguns que treinam comigo na Evolve MMA. Os instrutores de Jiu Jitsu brasileiro são caras muito amigáveis, são pessoas maravilhosas, e campeões em suas áreas. Pela convivência, tenho tentado aprender um pouco de Jiu Jitsu com eles, enquanto estou no meu tempo livre. 

Treine na academia que mais cresce no mundo: WWW.EVOLVE-MMA.COM

 

Essa entrevista teve a colaboração de Gabriel Cestari e Ygor Romerito na formação das perguntas para Saknarong Sityodtong. 

IBlackbelt
Categorias
EntrevistasEspeciaisLutas

Jornalista - seguidor dos esportes de combate desde 2006 - Fã de Shogun e Mousasi.
    Sem Comentários

    Responder

    *

    *

    RELACIONADO POR