EXCLUSIVO: Nocaute na Rede entrevista um dos mais experientes treinadores de Jiu Jitsu da Evolve MMA, João 'Teco' Shinzato. | Nocaute na Rede

EXCLUSIVO: Nocaute na Rede entrevista um dos mais experientes treinadores de Jiu Jitsu da Evolve MMA, João ‘Teco’ Shinzato.

Um dos mais experientes treinadores da renomada academia Evolve MMA, o brasileiro especialista em Jiu Jitsu, João 'Teco' Shinzato é o nosso entrevistado da semana.

Agora pela manhã, nossa equipe de produção de conteúdo do Nocaute na Rede conseguiu acesso a um dos mais experientes treinadores da gigante académica asiática Evolve MMA, treinador brasileiro que detém de 25 anos de experiência no Jiu jitsu Brasileiro. Falamos de João ‘Teco’ Shinzato. 

Shinzato, faixa preta de quarto grau e aluno do grande mestre Elcio Figueiredo, este que vem diretamente da linhagem Gracie, detém de mais de 25 anos de experiência na arte suave, sendo 16 anos na faixa preta, Teco também foi campeão por duas vezes do campeonato mundial de Jiu Jitsu e por inúmeras vezes de torneios regionais e nacionais. Atualmente Teco é treinador na renomada academia asiática, Evolve MMA. 

 

NR: Bom Teco, para nos começarmos, vamos falar sobre seu inicio na Evolve MMA, como tudo isso aconteceu ?

Teco: Eu fui professor de um dos instrutores mais antigos aqui da Evolve MMA, o Almiro Barros, que conhece bem o meu trabalho no Brazilian Jiu Jitsu, e quando estavam precisando de instrutores fui lembrado por ele, fiz uma entrevista com o dono da empresa, o senhor Chatri Sityodtong,  e hoje já estou completando 2 anos nessa equipe maravilhosa na qual é a Evolve MMA. 

NR: Você é  um dos mais experiente instrutores de Jiu Jitsu da Evolve MMA, com 25 anos de experiência na modalidade do Jiu Jitsu, naturalmente pela experiência, você tem uma responsabilidade maior, então me fale o que você tenta passar pra galera mais nova de atletas…

Teco: Apesar de ser mais experiente, ter 16 anos de faixa preta é quase uma vida dedicada ao Jiu jitsu brasileiro, procuro dividir essa responsabilidade com meus companheiros, pois aqui na Evolve MMA temos excelentes professores. Como treinador sou muito rigoroso com relação a base do aluno, acredito que o atleta de Jiu Jitsu com uma boa base constrói um jogo sólido e versátil. Quando cheguei aqui na Ásia, me deparei com alunos querendo aprender todos os caminhos da arte suave, e por incrível que pareça isso não é bom para o iniciante. Tive que mudar esse pensamento e fazer eles acreditar que é muito mais importante ter um jogo solido do que tentar aprender milhares de posições. Os resultados provam que tenho razão, alunos com jogo sólido, especialistas em uma boa base e um só jogo. Assim o aluno iniciante começa a ter performance, entender melhor a luta e o mais importante de tudo, fazer com que o aluno não apenas goste, mas ame o Jiu Jitsu. A partir dai não existem mais limites pra evolução. 

NR: Vamos falar agora sobre seu mestre Elcio Figueiredo, esse que vem de uma linhagem primaria no JJ e que te formou o treinador que é hoje, então fale nos sobre o que mais lembra dos treinamentos e filosofia do seu grande mestre…

Teco: Sou muito ligado ao meu mestre Elcio Figueiredo e a minha antiga equipe Integração JJ, tudo que sei foi fruto da base que ele me deu, mas ele não foi somente importante nisso, o Elcio foi parte fundamental na minha formação como ser humano, como um homem. Ele é um mestre no mais profundo sentido que essa palavra representa. 

NR: Falando agora sobre o MMA na atualidade, com quem você treina mais vezes dos atletas de luta da Evolve MMA e como é a sua rotina de treinos com eles?

Teco: A Evolve MMA é uma das equipes mais estruturadas do mundo, convivo com lendas do esporte como Shinya Aoki, Roger Gracie, Heath Sims, Leandro Brodinho e muitos outros, aqui temos os melhores do Muay Thai, os melhores do Wrestling e acredito que nos tornamos um dos melhores camps do mundo.

NR: Sobre o Jiu jitsu aplicado no MMA na atualidade, qual seu pensamento sobre isso? o pessoal tem usado da maneira correta ou acha que muitos focam no Wrestling apenas?

Teco: O MMA está muito evoluído, acredito que o atleta deve dominar todas as situações, trocação , quedas e o chão, mas cada um conhecendo bem a sua origem e não saindo muito dela, especialmente sobre os lutadores de BJJ que migram para o MMA, é preciso algumas mudanças , pois as vezes o especialista em BJJ quer lutar como sempre lutaram no chão mas no MMA não da, tem que mudar algumas coisas. A meses atras conversei com o Leo Viera e achei muito legal seu conceito no treino de chão pro MMA que fez com o Damian Maia, leitura simples e objetiva, como de dar preferencia em ficar na meia guarda por cima, evitando passar para o lado e treinando técnicas de estabilização na meia guarda por cima, buscando sempre a montada ou costas, enfim um BJJ mas mais direcionado pro MMA.

NR: O que acha das vertentes do Jiu Jitsu que existem hoje, como o sistema do Eddie Bravo da 11th planet, também exemplos como o David Camarillo e o Guerrila Jiu Jitsu, os Gracies com o Gracie Jiu Jitsu… fale nos seu pensamento sobre isso, já que você é um faixa preta de quarto grau em linhagem Gracie.

Teco: Para mim é tudo Jiu Jitsu brasileiro, apenas as regras mudam mas a essência é a mesma. Sempre fui um cara aberto paras novas técnicas, novos caminhos, não sou um conservador pois todos os esportes evoluem, e com  o Jiu Jitsu não é diferente. Respeito mas sou muito consciente que isso tudo são estratégias de marketing, de tentar vender BJJ com outros nomes.

NR: Muito bem Teco, gostaríamos de agradecer muitos suas palavras para o nosso site, e pedir pra deixar uma mensagem pra todo pessoal que te acompanha no Brasil!

Teco: Gostaria de agradecer muito o carinho dos que acompanham meu trabalho e dizer que tenho muito amor pelo que faço. O profissionalismo e o amor são o segredo do sucesso. OSS

Treine na academia que mais cresce no mundo: WWW.EVOLVE-MMA.COM

IBlackbelt
Categorias
EntrevistasEspeciaisJiu JitsuLutas

Jornalista - seguidor dos esportes de combate desde 2006 - Fã de Shogun e Mousasi.
    Um Comentário
  • Carlos frederico
    2 janeiro 2017at 23:31
    Responder

    treinei com Teco na Integração parabens pela entrevista

  • Responder

    *

    *

    RELACIONADO POR