Graduação no Jiu-Jitsu: Exame de Faixa, merecimento ou tempo? | Nocaute na Rede

Graduação no Jiu-Jitsu: Exame de Faixa, merecimento ou tempo?

Muito se fala sobre as graduações no Jiu-Jitsu. Muito já se foi falado, também, sobre a banalização da faixa preta. Existe até quem gradue pela internet, a distância mesmo…...

Muito se fala sobre as graduações no Jiu-Jitsu. Muito já se foi falado, também, sobre a banalização da faixa preta. Existe até quem gradue pela internet, a distância mesmo… Basta seguir uma série de quesitos e fazer um vídeo. Diante disso, o “professor” envia seu certificado, sem você sequer ter pisado lá. Fazendo uma variação do assunto, tão comentado hoje e sempre, iremos abordar três formas de graduação, as quais acho que sejam as mais comuns. Queremos deixar bem claro que não temos intenção de causar nenhum atrito, assim como questionar as formas de graduação de academias.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

EXAME DE FAIXA 

Existem academias que adotaram o sistema de Exame de Faixas. O Exame é como o próprio nome diz. O mestre vai te pedir, dependendo da graduação, algumas projeções, finalizações, raspagens. Diante de sua performance, você recebe a graduação. 

PRÓ: Demonstra o nível de conhecimento do aluno. Muitos estudam até além do que viria a ser pedido.

CONTRA: Decorar projeções, raspagens e finalizações nem sempre garantem saber aplicá-las em situações reais. O simples fato de decorar não quer dizer que você seja merecedor, pois um simples iniciante poderia estudar horas por dia durante 2 ou 3 meses e prestar exame.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

MERECIMENTO

O merecimento é outra forma de graduação. Bastante usada e bem vista aos olhos da maioria, tende a nivelar alunos de uma mesma academia em determinada faixa. Por exemplo, um faixa branca que, em determinado tempo começa a se sobressair em relação aos demais e começa a rolar de igual para igual com azuis, é alvo da graduação por merecimento.

PRÓ: Forma atletas de bom nível.

CONTRA: Pode ocorrer casos em que determinados atletas “prodígios” não respeitem o tempo mínimo de permanência na faixa estabelecidos pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu.A partir daí podem ocorrer alguns questionamentos por parte de outros, mas o nível do atleta responde por sí só.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

TEMPO

Diferentemente dos tipos abordados anteriormente, existe ainda o fator tempo. O fator tempo geralmente é adotado para atletas que praticam um Jiu-Jitsu mais “executivo”, ou seja, treinam uma ou duas vezes na semana, tem uma agenda agitada e treinam por amor ao esporte. Já nem competem mais, salvo em alguns casos. Não é difícil, as vezes, ver  determinado faixa roxa  tomando sufoco de faixa azul, ou um marrom tomar um atraso constante de um faixa roxa.

PRÓ: Demonstra uma certa caminhada. Pode até ser questionado o seu nível, mas o seu conhecimento é determinante.

CONTRA: Pode formar atletas de nível técnico questionável.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Há ainda quem faça a junção dos três elementos citados, para que a graduação seja mais correta possível. Normalmente ela é usada para atletas de alto rendimento, que lutam competições de nível nacional e internacional. E para você, leitor, qual a forma mais correta de graduação?

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: http://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: http://on.fb.me/18HEkvH

Escrito por Bruno Carvalho

IBlackbelt
Categorias
EspeciaisJiu JitsuLutas

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
3 Comentários nesta publicação.
  • Marcos
    2 setembro 2017at 23:14
    Responder

    Pelo que percebi, na pratica alguns mestres graduam bem mais rápido os parentes e amigos…quanto aos demais usa o critério que mais lhe convier ou não raramente esquece num canto. Passei por um mestre desses aqui em Salvador. O cunhado do cara começou a treinar e uma semana depois apareceu na academia com dois graus na faixa branca enquanto isso caras que estavam treinando a meses e passando o carro numa galera ficou esquecido no dojo. Graduação na maioria dos casos virou comércio ou troca de favor entre amigos!

  • lenilson
    28 junho 2017at 10:49
    Responder

    Tempo e merecimento

  • Maximira
    22 novembro 2016at 05:39
    Responder

    Pra mim o tempo é legal mais mereçimento é o correto.

  • Responder

    *

    *

    RELACIONADO POR