O peculiar Clay Guida. | Nocaute na Rede

O peculiar Clay Guida.

No próximo sábado, dia 7 de novembro teremos no UFC Fight Night 77 na cidade de São Paulo uma ilustre presença, Clay Guida é o seu nome. Pelo seu...

No próximo sábado, dia 7 de novembro teremos no UFC Fight Night 77 na cidade de São Paulo uma ilustre presença, Clay Guida é o seu nome. Pelo seu jeito pouco ortodoxo de lutar, pela sua energia dentro do octógono que por muitas vezes parece infinita e com seu jeito carismático e polêmico, o americano conquistou o coração de vários fãs de MMA, inclusive o de muitos brasileiros.

Clay Guida em ação pelo Ultimate. ( Foto: Fox Sports )

Clay Guida em ação pelo Ultimate. ( Foto: Fox Sports )

A carreira de Clay dentro do MMA começou em meados de 2003 em alguns eventos americanos de pouca expressão e assim foi até 2006 quando o lutador começou a ter mais reconhecimento ao ser consagrado como campeão do peso leve do Strikeforce, o americano ganhou de seu compatriota Josh Thomson por decisão unânime no Strikeforce: Shamrock Vs. Gracie. Infelizmente para o atleta, ainda em 2006 em sua primeira defesa de título acabou perdendo para Gilbert Melendez.

Guida enquanto campeão do Strikeforce. ( Foto: Sherdog )

Guida enquanto campeão do Strikeforce. ( Foto: Sherdog )

Ainda no ano de 2006 após sair do Strikeforce e ter curta passagem pelo Shooto e WEC, finalmente Clay Guida estreava no Ultimate, que inclusive é a sua casa até hoje. A estréia no UFC 64 foi perfeita, com direito  há uma finalização no fim do segundo round em cima do lutador Justin James.

Estréia de Clay Guida no Ultimate. ( Foto: Sherdog )

Estréia de Clay Guida no Ultimate. ( Foto: Sherdog )

Após a estréia impactante Guida não teve sorte e acabou perdendo dois combates seguidos antes de conseguir a vitória novamente em cima do brasileiro Marcus Aurelio mas logo após o triunfo na luta seguinte foi finalizado, terminando o ano de 2007 sem conseguir uma boa sequência de vitórias.

Entrou o ano de 2008 e parecia que “The Carpenter” como é chamado, encontrara o caminho das pedras com excelentes resultados, sendo três vitórias seguidas e a última destas contra o polêmico Nate Diaz, foi então que o Ultimate resolveu colocar Diego Sanchez no caminho de Guida no UFC – The Ultimate Fighter 9 Finale.

A luta do ano de 2009, segundo a mídia especializada da época. ( Foto: Montagem NR. )

A luta do ano de 2009, segundo a mídia especializada da época. ( Foto: Montagem NR. )

A luta entre os dois atletas foi uma verdadeira guerra de três rounds, Diego Sanchez acabou ganhando por decisão dividida na ocasião. O duelo ganhou o prêmio de “luta da noite” pela organização, foi considerado por diversos veículos de comunicação especializados como a melhor luta do ano e por fim acabou realmente por ganhar no World MMA Awards o desejado prêmio de melhor combate do ano.

Encarada antes da luta do ano de 2009. ( Foto: Tapology )

Encarada antes da luta do ano de 2009. ( Foto: Tapology )

Ainda no fim de 2009 Clay Guida entrou com um pouco de excesso de confiança após o combate memorável com Diego e acabou sendo finalizado por Kenny Florian no ínicio do segundo round. Essa derrota marcou o inicio da melhor fase da história de Guida até agora, com suas quatro vitórias seguidas, sendo as três últimas em cima de nomes importantes da organização.

2010, o ano de ouro começou com uma finalização em cima de Shannon Gugerty e seguindo com importantes vitórias contra o brasileiro Rafael dos Anjos, que hoje é o atual campeão da categoria dos penas, Takanori Gomi e um dos principais contenders da época, o ídolo Anthony Pettis.

Guida Vs. Pettis. ( Foto: mmaweakly )

Guida Vs. Pettis. ( Foto: mmaweakly )

Após esta sequência de vitórias importantes “The Carpenter” foi escalado para lutar contra Ben Henderson para uma possível qualificação para a disputa do cinturão da categoria. O atleta acabou sendo derrotado no UFC on Fox 1 – Velasquez vs. Dos Santos, perdendo assim a chance de sua sonhada disputa pelo título. Complicando ainda mais a sua situação na categoria, o lutador foi também derrotado por Gray Maynard, foi assim que o mesmo decidiu mudar de categoria e tentar a sorte nos penas.

Clay Guida em ação pelo Ultimate. ( Foto: Deadspin )

Clay Guida em ação pelo Ultimate. ( Foto: Deadspin )

Nos penas desde 2013 o americano ainda não conseguiu engrenar com mais de uma vitória seguida, mas já lutou com nomes importantes da categoria tais como Chad Mendes ( ex-desafiante ao cinturão ), Dennis Bermudez e ultimamente vem de vitória sobre Robbie Peralta no ínicio deste ano.

Guida enfrentará no UFC Fight Night o lutador Thiago Tavares que vem de derrota por nocaute técnico sofrida pelo lutador americano Brian Ortega. O brasileiro luta em casa e deverá contar com o apoio da torcida, frisando que pela personalidade de Guida, ele com certeza também terá sua parcela de torcedores, Thiago é um especialista no Jiu-Jitsu enquanto o americano é um wrestler nato, fato qual poderá nos presentear com um belo combate na parte do chão. 

Clay Guida e Thiago Tavares. ( Foto: Montagem NR )

Clay Guida e Thiago Tavares. ( Foto: Montagem NR )

Fique sabendo mais sobre as lutas do UFC Fight Night – São Paulo aqui, no seu universo de lutas.

 

Siga o Grupo MundoMMA no Facebookhttp://on.fb.me/143Aqek
Curta Nocaute na Rede no Facebookhttp://on.fb.me/18HEkvH

 

Escrito por Luciano Viegas.

 

 

 

Categorias
LutasMMA InternacionalUFC
Sem Comentários

Responder

*

*

dezesseis − 7 =

RELACIONADO POR