Prévia UFC 221: Romero vs Rockhold | Nocaute na Rede

Prévia UFC 221: Romero vs Rockhold

Neste domingo, 11, acontece o UFC 221: Romero vs Rockhold, diretamente da Perth Arena, Perth, Austrália. Com Robert Whittaker, atual campeão peso médio, sem poder lutar por conta de...
Romero x Rockhold fizeram encarada quente para o UFC 221 (Foto: Getty Images)

Neste domingo, 11, acontece o UFC 221: Romero vs Rockhold, diretamente da Perth Arena, Perth, Austrália. Com Robert Whittaker, atual campeão peso médio, sem poder lutar por conta de um problema de saúde, a luta principal ficou por conta do cubano Yoel Romero e o americano Luke Rockhold, que disputarão o cinturão interino da categoria até 84 kg. No ‘co-main event’, o super samoano Mark Hunt enfrenta o americano Curtis Blaydes num duelo de pesos pesados. No card preliminar teremos o único brasileiro da noite, Jussier Formiga enfrentando Ben Nguyen. Confira agora um pouco mais sobre os principais duelos de mais um bom bom evento do Ultimate.

(Foto: Getty Images)

Na luta principal, os dois primeiros colocados do ranking dos médios ficam frente a frente para a disputa do cinturão interino, Yoel ‘Soldier of God’ Romero vs Luke Rockhold. O cubano Yoel Romero chega com muita fome, louco pra não perder essa nova oportunidade -em sua última luta, Romero perdeu a disputa de cinturão interino justamente para Robert Whittaker, na época em que Michael Bisping ainda era o campeão linear. O cubano chegou ao UFC em 2013, com um cartel 4-1. Ficou oito lutas sem perder, vencendo seis delas por nocaute, até cair diante do hoje campeão Whittaker. O lutador que já foi uma lenda do wrestling hoje se encontra com 40 anos de idade, podendo assim estar diante de sua última oportunidade de se tornar campeão da maior Organização de MMA do mundo.

Luke Rockhold chegou ao UFC como campeão do Strikeforce. A expectativa era de uma superluta contra o lendário e então campeão peso médio Anderson Silva. No entanto, logo na estreia, foi nocauteado com um chute rodado pelo brasileiro Vitor Belfort. Depois disso foram cinco vitórias, três finalizações e dois nocautes, incluindo um sobre o então campeão Chris Weidman, vitória essa que o tornou o novo campeão da categoria. No entanto, logo na primeira defesa, acabou sendo nocauteado pelo inglês Michael Bisping, lutador que Luke já havia vencido por finalização no próprio UFC. O lutador só voltou ao octógono mais de um ano depois, quando nocauteou David Branch, que fazia sua estreia no UFC.

O combate entre os dois será muito interessante. Dois ‘strikers‘, canhotos, com excelentes habilidades no ‘grappling‘. Romero é um ex-campeão mundial e vice-campeão olímpico de wrestling, conseguindo fazer uma transição muito boa para o MMA. Rockhold tem um excelente jiu jitsu, conseguindo inclusive ser campeão mundial da nodalidade nas faixas azul e roxa. Romero tem um boxe muito afiado e mãos pesadas. Luke não possui a mesma habilidade que o oponente no boxe, porém é bem mais completo, gostando de disparar muitos chutes na linha de cintura com sua letal canhota. Dois detalhes podem ser decisivo para o confronto. O primeiro é que Romero tem um wrestling ofensivo fenomenal, no entanto dificilmente vai querer levar um cara com tão bom jiu jitsu para o chão. Em contrapartida, o wrestling defensivo do cubano não é dos melhores, já sendo quedado algumas vezes por lutadores com bem pouco poder na modalidade em que Yoel é uma lenda. Luke tem boa qualidade nessa entrada de quedas, conseguindo inclusive a proeza de derrubar Chris Weidman, outro lutador com wrestling de grande qualidade. Uma vez por cima, o americano trabalha muito bem não só o jiu jitsu, mas também as cotoveladas no ‘ground and pound‘ – Weidman sabe bem o que são essas cotoveladas. Mas é bom não cochilar contra Romero, pois o cubano também trabalha muito bem essas cotoveladas no ‘ground and pound‘. O segundo detalhe é o fator queixo. Ambos não são lutadores conhecidos por aguentarem muita pancada. Pela maior envergadura, boas combinações e alternância entre socos e chutes, o fato de Romero começar a luta em “marcha lenta”, são alguns fatores que me fazem  crer que o americano acabará saindo do duelo como vencedor.

(Foto: Reprodução)

Na luta co-principal, um duelo entre dois atletas até bem ranqueado. De um lado, o super samoano Mark Hunt, enquanto do outro tem o americano Curtis Blaydes, num duelo entre pesos pesados. O “dono da casa” volta aos combates após longo tempo de inatividade. Hunt não entrava em ação desde junho de 2017, quando fez a luta principal do UFC Auckland, enfrentando e nocauteando o americano Derrick ‘The Black Beast’ Lewis.

Curtis Blaydes só veio conhecer a primeira derrota já no Ultimate, caindo para a sensação camaronesa Francis Ngganou, logo em sua estreia, sendo nocauteado no segundo round. Desde então, são 4 lutas, 3 vitórias e 1 ‘no contest’, garantindo assim a nona posição na divisão mais pesada do Ultimate.

Mark Hunt x Curtis Blaydes marca o duelo entre dois ‘strikers‘ de gerações diferentes. Mark Hunt é o representante da velha guarda, tendo iniciado no MMA em 2004 e estando aí até hoje em atividade. Enquanto Hunt já havia sido campeão do mundo e fazia sua estreia no MMA, Blaydes era apenas um adolescente de 16 anos, vindo a fazer sua estreia profissional no ‘mixed martial arts’ 10 anos depois, 2014. Os dois lutadores tem mão pesada – algo bem típico para pesos pesados – e quem acertar o primeiro soco de forma limpa tem grandes chances de sair vitorioso. Hunt é bem conhecido por ter um queixo duro, apesar de ter sofrido alguns nocautes, mas também por ter uma defesa de quedas medianas e um jogo de solo bem ruim. O americano já foi membro da NJCAA Wrestling, podendo então, caso queira um caminho não tão complicado, investir no jogo de quedas e ‘ground and pound’. Duelo bom entre a vitalidade e juventude de Blaydes contra a experiência e maior qualidade técnica de Hunt.

 

UFC 221: Romero vs Rockhold

11 de fevereiro, Perth Arena, Perth, Austrália

Card Principal

Médios: Yoel Romero vs Luke Rockhold
Pesados: Mark Hunt vs Curtis Blaydes
Pesados: Tai Tuivasa vs Cyril Asker
Meio-Médios: Jake Mathews vs Li Jingliang
MeioPesados: Tyon Pedro vs Saparbek Safarov

Card Preliminar

Leves: Damien Brown vs Dong Hyun Kim
Médios: Rob Wilkinson vs Israel Adesanya
Penas: Jeremy Kennedy vs Alexander Volkanovski
Moscas: Jussier Formiga x Ben Nguyen
Leves: Ross Pearson vs Mizuto Hirota
Galos: Teruto Ishihara vs José Alberto Quiñones
MeioMédios: Luke Jumeau vs Daichi Abe

IBlackbelt
Categorias
LutasMMA InternacionalUFC

Pai do Marco Antônio, Praticante de muay thai e MMA, Graduando em radialismo, Editor chefe do Nocaute na Rede, Redator nas seções de MMA nacional e internacional, Instrutor de Trânsito.
Sem Comentários

Responder

*

*

RELACIONADO POR