20 anos de UFC: Onde tudo começou !!

Exatamente hoje, 12 de novembro de 2013, se completam 20 anos da criação do MMA e juntamente do UFC. A data para celebração será no UFC 167: Georges St....

Exatamente hoje, 12 de novembro de 2013, se completam 20 anos da criação do MMA e juntamente do UFC. A data para celebração será no UFC 167: Georges St. Pierre vs Johny Hendricks, neste fim de semana.

20 anos de UFC



O início:

O esporte começou com a família Gracie, pois queria provar a importância da arte suave, que na época era muito desvalorizada, pois não acreditavam em sua efetividade. Então foram convocados lutadores de diversas modalidades, de sumô até boxe, e regras bem liberais, foi daí que surgiu o nome no início, Vale Tudo.

O primeiro evento do esporte aconteceu no dia 17 de novembro de 1993, com a participação de 8 lutadores representando as seguintes modalidades: Savate, Sumô, 2 de Kickboxing, Karatê, Boxe, Jiu-Jitsu e Tae Kwon Do, eram 6 americanos, 1 holandês e 1 brasileiro, Royce Gracie.

Foi feito um campeonato onde para ser campeão o lutador deveria vencer 3 lutas tudo na mesma noite, isso tudo sem luva, regras ou qualquer tipo de proteção aos atletas.

Royce Gracie entrou como zebra, ninguém apostava no brasileiro, mas para a surpresa de todos, Royce venceu o campeonato com uma facilidade muito grande, foram 3 finalizações, a sua luta mais longa durou apenas 1min 49 seg. E para calar de vez todos os críticos, foram feitos outros 3 torneios, Royce Gracie de apenas 72 kg e 1,82, ganhou todos, com exceção do UFC 3, que se machucou após vencer a primeira luta.

A partir daquele dia, o mundo teve uma nova visão do jiu jitsu, passou a perceber a sua importância e eficiência, a arte passou a ser praticada por muito mais gente, principalmente nos EUA, que não acreditavam que uma arte marcial de solo, poderia ter tanta eficiência.

O UFC:

O UFC foi criado e era administrado na época por Rorion Gracie com auxílio de sua família. Porém o único objetivo da família Gracie com o evento, era mostrar a importância do jiu jitsu.

Com o crescimento do esporte e do evento, Rorion teve que arcar com uma série de regulamentações, que disse não estar disposto a assumir toda aquela responsabilidade, então vendeu o UFC para um milhonário, Dana White. A partir daí, o UFC passava a se profissionalizar.

Marcos Ruas:

O MMA passou começou a tomar rumo com a chegada de Marcos Ruas ao esporte, um cara que sem dúvidas revolucionou o esporte e faz juz ao apelido de pai do MMA.

Marcos Ruas passou a mesclar as artes marciais, e fez o que ninguém tinha feito, se especializou em mais de uma arte marcial, Faixa preta de jiu jitsu e kruang preta de muay thai, Marcos Ruas ficou conhecido a partir do UFC 7, quando foi campeão dominando as lutas tanto no solo, quanto em pé.

Esse domínio em ambas as partes das lutas, chamou atenção dos outros lutadores, que viram que a partir dali, dominar apenas uma arte marcial não era o suficiente para se destacar no meio do vale tudo, era necessário mais, e foi a partir desse momento que o “vale tudo” passou a se chamar também de MMA (Mixed Martial Arts – Artes Marciais Mistas).

Regras:

Com a ausência de regras, o Vale tudo não teve uma aprovação muito grande por parte do público, e pior, certo senadores nos EUA que condenavam o esporte, liderados por John Mccain, cancelavam eventos em cima da hora, puniam o UFC, entre outras. Podiam fazer isso, devido a ausência de regras, o Vale Tudo ainda não era um esporte oficializado.

Para evitar tudo isso, e trazer mais fãs que ainda eram contra a prática do esporte, Dana White criou algumas regras, ainda poucas no começo, mas já era alguma coisa. A partir daí o vale tudo se oficializava como esporte, o MMA.

As regras iniciais eram: “não é permitido morder, dar cabeçada, dedo no olho e chute nas genitais”.

Mas não demorou muito para o UFC banir também os tiros de meta, cotoveladas de cima para baixo, segurar na grade, entre uma série de regras que o evento tem até hoje.

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Siga o Nocaute na Rede no Instagram: https://bit.ly/19p66yi

Curta nossa página no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH



Categorias
LutasUFC

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
Sem Comentários

Responder

*

*

4 × cinco =

RELACIONADO POR