A arte marcial muito além dos golpes – Hapkido

Seguindo uma série de estudos que ando fazendo sobre as diversas artes marciais ao redor do mundo, hoje quero destacar uma arte marcial, cuja qual tive o prazer de...

John_Pellegrini1-e1299517054205

Seguindo uma série de estudos que ando fazendo sobre as diversas artes marciais ao redor do mundo, hoje quero destacar uma arte marcial, cuja qual tive o prazer de praticar um bom tempo antes de me focar no Jiu Jitsu, o Hapkido Coreano, um sistema muito complexo de golpes e combinações voltado para a defesa pessoal.



O Hapkidô ou Hapkido é uma arte marcial coreana que aproveitou Aikido, usando com kido, fazendo uma mistura de  técnicas de chute antes de usar alavancas ou projeções. Especializada em defesa pessoal, sua aprendizagem ocorreu quando o fundador residiu no japão, ele era escravo da família Takeda, e quando liberto treinou com Ueshiba, fundador do Aikido. sua base também é muito usada nos exércitos pelo mundo todo. O aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas, torções, técnicas de alongamento e respiração , além de englobar técnicas com armas de diversos tipos como bastões, espadas, bengalas, facas, leques. Essa arte marcial também ensina seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objeto, por ser uma Arte capaz de se adaptar a qualquer adversário.

Além de técnicas de luta, o faixa preta em Hapkido é um Terapeuta, pois o Hapkido tem em seu treinamento o conhecimento de pontos de acupuntura e massagem, pontos que são utilizados em técnicas de imobilização causando muita dor no adversário, mas que também são utilizados em tratamentos e terapias.

Um pouco da história da arte!

A luta pela sobrevivência fez com que o homem adotasse diferentes e variadas formas de combates com ou sem armas, em algumas ocasiões de criação própria e em outras de imitação a animais ou de lutadores mais peritos. Em alguns casos, a base de sustentação tem as suas origens, nas características morfológicas e culturais dos habitantes dos países onde se desenvolveram através de múltiplas gerações. De inicio o HAP KI DO não era para ser utilizado como uma forma de defesa, seus movimentos eram treinados apenas para o desenvolvimento do “KI”, (força interior, energia vital), pelos monges budistas que saíram da “Índia”, para China em 67.a.C. Chegando na Coréia em junho do ano 372.D.C, em tempos de “Goryo”. Neste período os monges descobriram que alguns dos movimentos que utilizavam para os seus treinamentos físico serviam para sua auto defasa contra agressores e salteadores, que encontraram em seu caminho, por onde passavam a catequizar, (levar o Budismo), aos povos que viviam, na região do Oriente. Não sabemos ao certo se os monges Indianos já utilizavam as armas brancas como; ”Dan guon”(faca pequena),”Jang guon”(faca longa-espada), “Dan boung”(bastão curto), ‘Jang boung”(bastão longo),”Yi”(bengala),”Kun”(corda) e “Tu sook”(estrela), porém sabemos que estas armas eram propicias para a época e existem até hoje dentro do HAPKIDO. Estes dois fatos históricos comprovam a existência do HAPKIDO e não esta descartada a hipótese de que o HAPKIDO tenha dado origem a outros tipos de artes marciais.

Os monges que chegaram na Coréia datam do 2ª- ano do reinado do rei “SO SURIM”, em tempos de GORYO, logo que os monges chegaram, começaram a catequizar os povos que viviam naquela região, porém as técnicas de auto defesa que descobriram, só eram passadas para os nobres e para a guarda imperial, os pobres que eram a maior parte da população não tinham o conhecimento e nem acesso a estas técnicas. Devido à necessidade dos nobres ter que se defender, começaram a mesclar o que aprenderam com os monges Indianos e as técnicas rudimentares que já utilizavam. Porém os pobres continuaram sem ter acesso às técnicas do então nomeado: Hap Ki Do. O fato de que os pobres continuaram sem ter acesso às técnicas do Hapkido, quase o levou á extinção.

O Hapkido é uma arte marcial mundialmente respeitada. É o tipo de arte marcial que te dá uma base de defesa muito boa, naquelas situações do dia-dia. Eu sempre quem me perguntam, recomendo principalmente para mulheres aprenderem essa arte marcial que pode te preparar para situações que possam exigir que você se defenda.

Situações por exemplo de agressão, tentativa de estupro, dentre outras situações, o Hapkido faz um estudo aprofundado de como é o corpo do seu adversário para que você use a força de seu oponente contra ele mesmo, facilitando o trabalho de quem possa ser fisicamente mais fraco, ou tecnicamente inferior ao o oponente.

Neste esporte, você aprende, as partes aonde você pode atacar que o agressor jamais imaginou que poderia sofrer um ataque naquela região. Situações de agarradas pelo pulso, revides de ataque para causar quebramento nas articulações dos cotovelos, pulsos (mão de vaca), chutes no joelho. Trabalha projeções e ensina de maneira qualificada a como se defender de ataque de armas brancas, facas dentre outras, como também usar da maneira correta tudo o que estiver ao seu redor pra poder se defender, bastões, correntes, cordas dentre outros.

hapkidopix9

Hapkido é uma arte que recomendo à todos que aprendam. Garanto que não vão se arrepender!

Grande abraço amigos!

OSS!

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH     

                                                      Escrito por Luis Augusto de Campos

 



Categorias
Lutas

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
Sem Comentários

Responder

*

*

8 + catorze =

RELACIONADO POR