TUF 18: A falta que o Bushido faz!

Como mulher e praticante de artes marciais, venho por meio deste artigo, dizer que me nego a comentar sobre qualquer drama entre Tate e Rousey. Informarei, mas não comentarei....

Como mulher e praticante de artes marciais, venho por meio deste artigo, dizer que me nego a comentar sobre qualquer drama entre Tate e Rousey. Informarei, mas não comentarei. Vou deixar tudo para ser resolvido no dia 28 de dezembro, junto com meu querido Anderson Silva.

Pronto, falei!



Bom, sobre o terceiro epiódio; fazendo jus ao seu apelido, Cupcake voltou a casa trazendo presentes – um shake para a ganhadora Julianna Peña e um pedaço de bolo de chocolate para Shayna Bazsler. O que mais me deixou feliz, foi a posição de Baszler de ter aceitado, abertamente a oferta de paz. A Rainha ainda tem o que aprender e está aprendendo. Com isso, irei fazer o primeiro uso das virtudes do Bushido – o código de honra dos Samurais, que diz: Compaixão e Benevolência.

Estou fazendo uso do código para mostrar o quanto é aplicável, especialmente nos dias de hoje e não somente enquanto enfrentando o teu adversário em uma luta. Este é um código para a vida.

(Fonte: www.ultimateapocalypse.com)

(Fonte: www.ultimateapocalypse.com)

Mais tarde, a equipe Rousey estava reunida e as mulheres tiveram uma chance de discutir a luta de Baszler com Peña. A treinadora Ronda, agora fala que enquanto estiverem no octógono, um lutador não deve se deixar levar pelas suas emoções. Lembro-me de ter cantado essa pedra em meu texto sobre o segundo episódio. Espero que agora a lutadora veja como uma estratégia mais simples pode ser uma muito mais eficaz. No Bushido, as virtudes de Honra e Glória com certeza não são alcançadas de tal maneira, tanto que o mesmo traz a seguinte expressão: “O caminho do valente não segue os passos da estupidez”. Para bom entendedor, meia palavra basta. Mesmo assim, a treinadora aconselha Chris Beal a aproveitar o “medo” demonstrado pela equipe Tate ao escolher a luta e com isso esperando ganhar. Seu plano era que ele se aproximasse ao máximo de seu oponente e que não parasse até o fim.

Nunca, subestime o seu inimigo! Essa lição que ainda não foi aprendida, espero que depois deste episódio as engrenagens comecem a funcionar.

Tivemos um contra tempo no programa com a suposta aparição de um espião. Foi uma situação feia onde um apontou o dedo para o outro. É claro que nada ficou sem ser investigado, mas é necessário ter cuidado com isso, especialmente Miesha que tem se saido muito bem em sua estratégia. Assuntos do genêro devem ser mantidos dentro do clã, qualquer rachadura na base pode vir a ser a queda da estrutura. Se Ronda estiver de olho, ela com certeza se aproveitará para sua própria vantagem. Saber é afinal de contas, poder.

Neste caso, agrego como sugestão de virtude necessária a Tate, o trecho do Bushido que diz: Justiça e Moralidade, Atitude direta, razão correta, decidir sem hesitar.

Antes da luta, uma tática limpa e direta foi apresentada por Miesha a Chris Holdsworth: bloquear a esquerda que seria a única arma de Beal e leva-lo para o chão e terminar a luta. Holdsworth manteve em mente a idéia de trabalhar na trocação para mostrar que não é apenas bom no tatame.

No mundo das meninas, a força e o foco se vão com Peña dando em cima de Chris (Holdsworth) em um clima de flerte entre os dois. Estaria se formando o primeiro casal da casa? Ela escreve uma carta para Chris, sentimental  com intenção de dar a ele força e coragem para a luta, que logo virou piada quando o mesmo a dividiu com os outros homens de sua equipe. Piadinhas sexistas foram um bônus da situação. O Bushido fala de Polidez e Cortesia, Amabilidade, não trair nem expor os seus aliados, e especialmente, nunca enfraquecer a imagem de uma mulher aliada! Uma mulher infurecida é pior que todas as pragas bíblicas.

A questão que não quis calar na minha cabeça foi: quem foi o gênio que achou que seria tranquilo colocar ambos os times dentro de um bar, ao mesmo tempo para assistir o último UFC? Óbvio que isso não deu certo, comprovadamente. Ronda e Miesha não conseguem se manter sociaveis dentro do mesmo espaço físico. Mas como falei antes, repito: me nego a comentar dramalhões. Prefiro assistir “Os Mercenários” do que “Lendas da Paixão” com toda a certeza. Quando o Bushido apresenta as virtudes Dever e Lealdade, com certeza não considera isso como exemplo. Para melhor ilustrar, uma outra frase derivada do mesmo código diz: “Uma alma sem respeito é uma morada em ruínas. Deve ser demolida para construir uma nova”.

Agora ao que interessa – Chris Holdsworth (Tate) vs. Chris Beal (Rousey)

Sem nem ao menos tocarem as luvas, começa a troca de socos e logo Beal recebe um golpe baixo. Após um tempo curto, a luta recomeçou. Beal atacou, Holdsworth atacou e essa troca foi por algum tempo até que Holdsworth o levou para o chão, mas Beal rapidamente se levanta e reverte a cena. Enquanto Holdsworth tentava uma chave de braço Beal trabalhava para ficar longe do perigo. Mais uma vez de pé, volta a trocação, nenhum manteve uma guarda forte em minha opinião, houve muita entrada de golpes – nenhum que levasse a nocaute, o que realmente gostaria de ter visto.Beal deixou que um golpe entrasse que o deixou de mãos caidas e visivelmente abalado, foi quando Holdsworth conseguiu colocar Beal em uma guilhotina que lhe rendeu a luta.

Esta virtude do Bushido, uso aqui em relação a ambos os lutadores da noite, que diz: Coragem, Bravura Heróica. Mas aplico esta virtude somente no que diz respeito a luta em si, que fique claro.

Fim de luta e Ronda estava prestes a entrar em erupção.

ASSISTIR EPISÓDIO COMPLETO

Terminamos o episódio com um toque de velório no vestiário da equipe Rousey (ela realmente não deve estar acreditando na realidade que está vivendo), enquanto que no vestiário de Tate, sorrisos e abraços comemorativos são destribuidos em abundância.

Na próxima luta teremos Roxanne Modafferi(Tate) vs Jessica Rakoczy (Rousey), será que neste dia a equipe de Ronda desencantará?

Termino mais este artigo “Visão de Mulher” com a última das sete virtudes do Bushido – Sinceridade, Veracidade Total. Termino assim pois acredito que esta é uma postura que todos deveriamos ter, acima de tudo.

“Para um autêntico Samurai não existem as tonalidades cinzas no que se refere a honra e justiça, só existe o certo e o errado”  – Bushido

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta nossa página no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

                                                                                                           Escrito por Tatiana Sperb



Categorias
LutasMMA InternacionalUFC

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
Sem Comentários

Responder

*

*

catorze + dezesseis =

RELACIONADO POR