A WBC E A CATEGORIA DOS PESADOS NOS ANOS 90

  O Conselho Mundial de Boxe, denotado CMB (em inglês: World Boxing Council, denotado WBC), foi inicialmente criado por onze países: Estados Unidos, Argentina, Reino Unido, França, México, Filipinas, Panamá, Chile, Peru, Venezuela e Brasil, mais Porto Rico, reunidos na Cidade do México em 14 de fevereiro de 1963, por convite do então presidente do México, Adolfo...

 

Tyson unificou os títulos no final da década de 80.
Foto: Getty Images

Conselho Mundial de Boxe, denotado CMB (em inglês: World Boxing Council, denotado WBC), foi inicialmente criado por onze países: Estados Unidos, Argentina, Reino Unido, França, México, Filipinas, Panamá, Chile, Peru, Venezuela e Brasil, mais Porto Rico, reunidos na Cidade do México em 14 de fevereiro de 1963, por convite do então presidente do México, Adolfo López Mateos, para formar uma organização internacional de boxe que realizaria a unidade de todas as comissões do mundo para controlar a expansão do esporte.



O WBC é uma das quatro maiores organizações reconhecidas pelo IBHOF que sancionam os campeonatos mundiais de boxe, ao lado da Federação Internacional de Boxe (IBF), da Associação Mundial de Boxe (WBA) e da Organização Mundial de Boxe (WBO). Dessas 4 é a segunda mais antiga, sendo a Associação (WBA) a primeira a ser fundada em 1921 nos Estados Unidos.

Houve períodos em que determinadas categorias tem a peculiaridade de ter um campeão unificado, mas via de regra, o mais comum é que cada entidade tenha o seu próprio campeão. No final dos anos 80, a categoria dos Pesados conheceu um campeão unificado na figura de Mike Tyson. Tyson se tornou campeão da WBC, IBF e WBA. (A WBO ainda era uma organização recém-criada e portanto, não tinha muito prestígio ainda).

Nos anos 90, porém, essa unificação deixou de ocorrer, e tivemos vários campeões nesse período, o que pode deixar algumas pessoas confusas sobre a existência de campeões simultâneos. Essa postagem serve para tentar esclarecer um pouco, e falaremos sobre os detentores do cinturão da WBC nesse período.

Em fevereiro de 1990 Tyson ao ser derrotado por Buster Douglas perde seus cinturões da WBC, IBF e WBA. Logo em sua primeira defesa de cinturão, meses depois, Buster é derrotado por Evander Holyfield.

Como campeão unificado, Holyfield reinou de outubro de 90 até novembro de 92. Realizou 3 defesas de cinturão nesse período. Perde os cinturões em sua quarta defesa, contra Riddick Bowe.

E foi com Bowe que a categoria deixa de ter um campeão unificado.

Um mês após se tornar campeão, Bowe se recusa a enfrentar o desafiante número 1 da WBC, Lennox Lewis. E numa coletiva de imprensa, choca a todos ao abdicar do cinturão da entidade jogando-o no lixo.

Lewis se torna o mais novo campeão da WBC sem precisar subir ao ringue. Isso ocorre em dezembro de 92.

Lennox realiza 3 defesas de cinturão bem-sucedidas, e assim como Evander perde o cinturão na sua quarta defesa. Ele reinou como campeão entre dezembro de 92 até setembro de 94. O novo campeão é Oliver McCall, que surpreendeu a todos ao nocautear Lewis no segundo assalto.

Como campeão, McCall realiza uma defesa de cinturão bem-sucedida, contra Larry Holmes. Ele perde o cinturão para Frank Bruno, em setembro de 95.

Bruno sentiu o gostinho de ser campeão por apenas 6 meses. Logo em sua primeira defesa de cinturão, em março de 96, perde para Mike Tyson, recém-saído da prisão.

Tyson não chega a realizar nenhuma defesa pela WBC. Novamente o desafiante número 1 era Lennox Lewis, mas Tyson (que era campeão da WBA e WBC) prefere enfrentar Holyfield, e também abdica do cinturão.

Assim, Lewis e McCall realizam a luta pelo título vago, e Lennox devolve a derrota que sofrera anos antes. Em fevereiro de 97 o britânico conquista o cinturão pela segunda vez. E é com Lewis que ocorre a primeira luta por unificação de título na categoria desde que Bowe abandonou o cinturão lá no final de 92. Em março de 1999, Lewis (WBC) enfrenta Holyfield (WBA-IBF) pela unificação dos títulos. O combate após 12 rounds terminou empatado na visão dos jurados. Em novembro do mesmo ano, nova luta com Holyfield, e dessa vez Lewis vence por decisão unânime. Após sete anos, a categoria contava com um campeão unificado. Isso, porém, não durou muito tempo e será assunto para um futuro post.

 

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://www.facebook.com/groups/mundommaoficial/

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://www.facebook.com/NocautenaRede/



Categorias
Boxe Nacional e InternacionalLutas
Sem Comentários

Responder

*

*

três + dezenove =

RELACIONADO POR