Análise, Resultados e Bônus: A Leitura do TUF 23 Finale: Jedrzejczyk vs. Gadelha

Na sexta-feira da International Fight Week de 2016, o UFC organizou o The Ultimate Fighter 23 Finale, que além de duas finais do TUF 23, contou também com a...
A campeã Joanna Jedrzejczyk levou o maior salário do TUF 23 Finale / foto: Getty Images
Joanna Jedrzejczyk (Foto: Reprodução)

Joanna Jedrzejczyk (Foto: Reprodução)

Na sexta-feira da International Fight Week de 2016, o UFC organizou o The Ultimate Fighter 23 Finale, que além de duas finais do TUF 23, contou também com a maior luta da história do peso palha feminino, que foi protagonizada pela polonesa Joanna Jędrzejczyk e a brasileira Claudia Gadelha, valendo o cinturão mundial do UFC na categoria até 52kg.

 



A luta principal da noite foi a disputa do título peso palha entre Joanna Jędrzejczyk e Claudia Gadelha, que fizeram a aguardada revanche da primeira luta, que aconteceu em 2014. Na ocasião, Joanna venceu por decisão dividida, num resultado bem controverso.

A luta principal da noite foi a disputa do título peso palha entre Joanna Jędrzejczyk e Claudia Gadelha, que fizeram a aguardada revanche da primeira luta, que aconteceu em 2014. Na ocasião, Joanna venceu por decisão dividida, num resultado bem controverso.

Claudia Gadelha começou a luta muito bem com um knockdown nos segundos iniciais da luta. Joanna se levantou, mas a brasileira foi para a luta agarrada e colocou para baixo. Jędrzejczyk se levantou e começou a se recuperar, mantendo a distância e começando a trabalhar a trocação. Claudinha agarrou de novo e conseguiu uma grande queda a partir do clinch, foi para a meia guarda e começou a usar o ground and pound até a polonesa conseguir se levantar. No minuto final, Joanna cresceu na luta e levou vantagem na trocação até o final do round.

Joanna começou levando vantagem na trocação, se movimentando e atacando da média pra longa, mas Claudia reverteu e conseguiu quedar novamente, caindo na meia guarda e usando o ground and pound até a adversária levantar. De volta ao clinch na grade, Gadelha foi controlando a luta e buscando a queda, anulando Joanna por um bom tempo. Ao tentar outra queda a partir do clinch, Joanna reverteu e caiu por cima, mas logo a brasileira conseguiu raspar e voltar à posição de vantagem.

 Joanna novamente começou melhor o round, mantendo a distancia e golpeando, mas no final do minuto inicial, Claudia entrou com um double leg e caiu na posição de cem quilos. Jędrzejczyk mostrava boa defesa por baixo e sempre conseguia levantar, mas tinha sérios problemas para sair do clinch na grade. Quando conseguiu sair, Joanna mostrou sua brilhante trocação e foi levando vantagem com golpes limpos, lançados em belas sequências. Claudia conseguiu mais uma queda, mas Joanna reverteu a posição e voltou a ficar de pé, onde voltou a dominar a luta, até levar uma cotovelada da brasileira e quicar no chão. O gás da brasileira parecia estar no fim.

Joanna voltou para o quarto round com mais belas combinações de golpes, variando socos e chutes em todos os níveis, mantendo a distância e controlando a luta. A técnica em pé e a velocidade da campeã anularam completamente a desafiante.

Joanna começou o último round atropelando a brasileira na trocação, mas Claudia reverteu logo cedo a situação tentando quedar e trabalhando o clinch na grade. Gadelha não conseguiu a queda e Joanna voltou a controlar a luta na trocação. Claudia tentou outra queda, mas a polonesa defendeu bem a queda e voltou ao centro do octógono. No minuto final da luta, Joanna manteve a distância, foi batendo e saindo de forma perfeita e garantiu mais um round.

Ao final do combate, os juízes marcaram 48-46, 48-46 e 48-45 para Joanna Jędrzejczyk. Eu marquei 48-46 Jędrzejczyk.

 

A segunda final do TUF 23 aconteceu no peso meio pesado, entre os finalistas Andrew Sanchez e Khalil Rountree.

A luta começou com os lutadores tentando impor seu ritmo, Andrew entrou com uma queda logo cedo, mas Khalil defendeu bem e manteve a luta em pé, mas logo depois, Sanchez entrou com outra queda e conseguiu derrubar o adversário, que só conseguiu levantar quando foi até a grade. Andrew foi controlando a luta no clinch, conseguiu outra queda e foi controlando o combate até o final do round.

No segundo round, Sanchez voltou tentando quedar e, depois de muito esforço, conseguiu derrubar o adversário. Andrew foi trabalhando o ground and pound e o controle posicional até o final do round.  No terceiro round, Rountree conseguiu manter a luta em pé durante mais tempo que nos rounds anteriores, mas no final das contas ele acabou de costas para o chão e vimos mais do mesmo.

Ao final da luta, os juízes marcaram 30-25, 30-25 e 30-26 para Sanchez. Eu marquei 30-25.

 

A primeira final do The Ultimate Fighter 23 aconteceu no peso palha feminino, entre as finalistas Tatiana Suarez e Amanda Cooper.

Tatiana Suarez começou bem, colocando pressão e entrando com um single leg e conseguindo a queda, caindo por cima e começando a trabalhar, mas foi surpreendida por uma chave de braço da Amanda Cooper, que quase conseguiu a finalização. Tatiana sobreviveu e conseguiu ficar por cima novamente, onde foi usando o ground and pound até ser raspada por Amanda, que caiu por cima, mas por pouco tempo, e a luta voltou em pé.

Na segunda metade do primeiro round, Amanda arriscou uma guilhotina, mas perdeu a pegada e começou a sofrer golpes violentos de Suarez no ground and pound. Em seguida, Tatiana passou para a posição de cem quilos e conseguiu aplicar um D’arce choke e finalizar a luta ainda no primeiro round. Com isso, Tatiana Suarez se tornou a campeã do TUF 23.

 

Numa das lutas mais esperados desse evento, o inglês Ross Pearson deu as boas vindas ao ex-campeão do Bellator, Will Brooks, que era considerado um dos melhores lutadores peso por peso do mundo fora do UFC. A luta aconteceu na categoria dos leves.

A luta começou bem agitada e parelha, com ambos os lutadores acertando bons golpes. Will Brooks controlava mais o centro do octógono, mas a movimentação de Ross Pearson acabava diminuindo a eficiência disso. Na segunda metade do primeiro round, Brooks tentou trabalhar seu wrestling, mas o máximo que conseguiu foi controlar o inglês contra a grade.

Ross começou tentando colocar pressão, batendo e saindo, enquanto Will Brooks tentava responder com contragolpes. Após quase dois minutos de luta no segundo round, Brooks conseguiu uma boa queda, entrando com um double leg e complementado com a perna para conseguir a queda, e foi trabalhando o ground and pound e o controle posicional até Pearson conseguir se levantar. Quando o inglês levantou, Will ainda conseguiu controlar a luta na grade por um bom tempo e Ross só conseguiu separar nos segundos finais do round.

O inicio do terceiro round foi o mais movimentado de todos, com troca de golpes intensa e com direito a uma bomba em forma de cruzado de esquerda do inglês. Will Brooks tentou quedar duas vezes, mas foi bloqueado em ambas. Pearson cresceu na luta e conseguiu acertar bons golpes da média pra curta distância, variando corpo e cabeça. O inglês pressionou mais ainda, conseguiu o controle do cage, levou Brooks para a grade e começou a trabalhar o dirty boxing de forma muito eficiente. No minuto final, Brooks conseguiu o clinch e travou a luta por um momento e os lutadores começaram a trocar posições na luta agarrada até o segundo final da luta.

Ao final do combate, os juízes deram a vitória para com as pontuações 29-28, 29-28 e 29-28. Eu também marquei 29-28 Brooks.

 

O segundo brasileiro a lutar nessa edição do UFC foi Thiago Tavares, que vinha de vitória sobre Clay Guida no primeiro round. Ele enfrenta o destaque sul-coreano Doo Ho Choi na divisão dos penas.

Doo Ho Choi começou controlando o centro do octógono, mas Thiago Tavares se saiu bem da situação com um double leg, que quase foi estragado por uma joelhada voadora do sul-coreano, e colocou o adversário para baixo, onde tentou trabalhar por um tempo, mas sem muita efetividade.Choi conseguiu levantar e Thiago o derrubou de novo, mas novamente o sul-coereano levantou.

Após levantar, Doo Ho Choi voltou a controlar o centro do octógono e começou a trabalhar os golpes da média pra longa distância, até fintar um jab e entrar com um direto de direita, que explodiu no brasileiro e o mandou a knockdonw. Choi terminou a luta com ground and pound e conseguiu sua terceira vitória por nocaute no primeiro round no UFC.

 

A primeira luta do card preliminar foi entre os (até então) invictos Joaquim Silva, o Netto BJJ, e Andrew Holbrook. O brasileiro e o norte-americano se enfrentaram na categoria dos leves, até 70kg.

Netto BJJ começou a luta se movimentando e trabalhando os level changes, a fim de abrir brechas no sistema defensivo do adversário. Holbrook tentou um chute de esquerda, mas o brasileiro o bloqueou, segurou a perna, levou a luta para o chão e, quando Andrew tentou levanter, entrou com uma bomba de direita, que levou o adversário a knockdown. Joaquim terminou a lutar com hammer fists violentas no ground and pound e conseguiu uma vitória relâmpago por nocaute.

 

Confira todos os resultados do card

Joanna Jedrzejczyk venceu Claudia Gadelha por decisão unânime (48-46, 48-46, 48-45)

Andrew Sanchez venceu Khalil Rountree por decisão unânime (30-25, 30-25, 30-26)

Tatiana Suarez venceu Amanda Cooper por finalização aos 3:43  do primeiro round

Will Brooks venceu Ross Pearson por decisão unânime (29-28, 29-28 e 29-28)

Doo Hoi Choi venceu Thiago Tavares por nocaute técnico aos 2:42 do primeiro round

Joaquim Silva venceu Andrew Holbrook por nocaute técnico aos 0:34 do primeiro round

Gray Maynard venceu Fernando Açougueiro por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)

Matheus Nicolau venceu John Moraga por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)

Joshua Stansbury venceu Cory Hendricks por decisão majoritária (29-27, 29-27, 28-28)

Cezar Mutante venceu Anthony Smith por decisão unânime (triplo 29-28)

Kevin Lee venceu Jake Matthews por nocaute técnico aos 4m06s do primeiro round

Li Jingliang venceu Anton Zafir por nocaute técnico aos 2m46s do primeiro round

 

Luta da noite: Joanna Jedrzejczyk x Claudia Gadelha

Performances da noite: Tatiana Suarez e Doo Ho Choi

 

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

 



Categorias
LutasMMAMMA InternacionalUFC

Jornalista freelancer. Matérias publicadas em Nocaute na Rede, Correio Paulista, Medium, Shion Magazine, NetFighter e Pitaco Esportivo. contato: [email protected]
Sem Comentários

Responder

*

*

dois + 11 =

RELACIONADO POR