Análise, Resultados e Bônus: A Leitura do UFC 198: Werdum vs. Miocic

  O UFC 198 veio com tudo para ser o maior evento de MMA já realizado no Brasil e ainda quebrou o recorde de público na Arena da Baixada,...
Miocic conquistando o cinturão dos pesados do UFC (Foto: Getty Images)

Miocic conquistando o cinturão dos pesados do UFC (Foto: Getty Images)

 

O UFC 198 veio com tudo para ser o maior evento de MMA já realizado no Brasil e ainda quebrou o recorde de público na Arena da Baixada, o estádio do Clube Atlético Paranaense, superando até mesmo jogos da Copa do Mundo.



Com todas as lutas nos livros, vamos às leituras pós-lutas desse evento incrível.

 

Stipe Miocic x Fabrício Werdum – Pelo cinturão peso pesado do UFC

Na luta principal da noite, Fabrício Werdum carregava um exercito de torcedores brasileiros contigo na arena, onde colocou seu cinturão em jogo pela primeira vez. O oponente era o croata-americano Stipe Miocic, um lutador de altíssimo que muita gente ainda duvidava.

Para mais informações e análises técnicas e táticas sobre a luta, vejam meu artigo no Pitaco Esportivo: https://goo.gl/byT7lj

Fabrício Werdum começou a luta tentando trabalhar seu muay thai, utilizando principalmente chutes nas pernas e no corpo. Miocic, por sua vez, ia tentando trabalhar o boxe, uma de suas especialidades, com golpes longos e retos. Ambos foram trocando da média pra longa distância e não teve muito controle de octógono.

Entre o segundo e o terceiro minuto de luta, Werdum acertou alguns golpes e começou a trabalhar mais o jogo de pressão, mas com muita agressividade. Quando um lutador é moldado por Rafael Cordeiro para ser um pressure fighter, ele pode acabar como Rafael dos Anjos, com um jogo exemplar, ou como Wanderlei Silva e Fabrício Werdum, com buracos em pé (o que é completamente normal, não é em qualquer lugar que se acha um trocador do mais alto nível) e, com isso, seu jogo acaba ficando mais ofensivo e agressivo, ao invés de trabalhar a pressão do jeito certo. Foi o que aconteceu nesta noite.

Após acertar alguns golpes e começar a avançar, Werdum entrou no raio de ação de Miocic e tentou entrar com uma sequência de golpes longos e retos de forma muito desalinhada, coisa que pode ser mortal contra um bom pugilista. Foi o que aconteceu. Miocic contragolpeou com um cruzado de direita muito precisa e mandou o brasileiro para a lona, que apagou antes mesmo de atingir o chão.

Grande vitória de Stipe Miocic, que é um excelente lutador e merece todo o respeito dos fãs do esporte que mais cresce no mundo. Fabrício Werdum continua um dos melhores do planeta na divisão dos pesados, não deu desculpas na entrevista pós-luta e prometeu voltar com todo. Toda sorte do mundo para ele, assim como para todos os outros atletas.

 

Ronaldo Jacaré x Vitor Belfort

Muitos resumiam a luta em dois possíveis cenários: Vitor nocauteia em pé ou Jacaré finaliza no chão. É claro que não é tão simples assim, mas se resumir bastante, da até pra falar que realmente aconteceu um deles.

Vitor Belfort foi circulando na longa distância e buscando brechas para explodir, onde é um dos lutadores mais perigosos do mundo. Jacaré, a principio, aceitou a longa distância e trabalhou alguns chutes potentes no corpo, além de também tentar quedar, mas essa foi defendida pelo ex-campeão meio-pesado do UFC, Vitor Belfort.

Belfort, num timing e distância horríveis (coisa que não é comum de sua parte), tentou entrar com uma joelhada voadora, mas não chegou nem perto de acertar e Jacaré aproveitou para encurtar e entrar no raio de ação do brasileiro, onde tinha um bom espaço para entrar em queda.

Antes de quedar, Jacaré foi trabalhando o clinch, usando os underhooks para controlar e forçando o corpo de Belfort, provavelmente para cansar o fenômeno. Jacaré quedou e foi trabalhando as transições, até chegar à meia guarda e começar a amassar o rosto de Belfort com o ground and pound, até abrir um corte e o juiz parar a luta.

Vitor quase escapou do solo, mas, por algum motivo inexplicável, puxou Jacaré para a guarda (coisa que foi tão absurda quanto a vez que ele fez isso contra Jon Jones) e se arrependeu muito por isso. Jacaré foi passando a guarda e chegou na montada, onde trabalhou o ground and pound até deixar o lendário e veterano Vitor Belfort sem condições de continuar na luta.

Se a luta de Jacaré contra Yoel Romero não acabar em No-contest, já que o cubano caiu no antidoping, o brasileiro terá que torcer para que o UFC reprove a atitude de Romero e não lhe de o title-shot. Se isso acontecer, Ronaldo Jacaré será o próximo da fila.

Não sabemos exatamente o que acontecerá a seguir com Vitor Belfort, mas sabemos que existe a chance dele enfrentar Anderson Silva no UFC 200 ou no próximo evento do Ultimate no Brasil. Ele é um grande lutador, um dos melhores do mundo na divisão, e espero vê-lo novamente em ação logo.

 

Cris Cyborg x Leslie Smith

Não tem muito o que falar sobre essa luta, portanto, serei breve. Cris começou colocando pressão, tentando controlar o centro do octógono e procurando brechas para atacar. Leslie foi cautelosa no início, mas a classifica explosão da Cyborg apareceu e, com uma bela e brutal combinação, mandou Smith a knockdown. Cris encerrou a luta com seu ground and pound brutal e conseguiu sua primeira vitória no UFC.

Parabéns para Cris Cyborg, que após a derrota de Ronda Rousey, se cravou de vez e de forma indiscutível como a melhor lutadora peso por peso do planeta. Espero vela novamente no UFC.

O que falar para Leslie Smith? Ela foi bem carismática durante sua passagem antes da luta pelo Brasil e teve muito coração para enfrentar alguém do calibre da Cyborg. Parabéns pra ela, por se mostrar uma verdadeira guerreira e atravessar um continente para lutar perante uma torcida muito hostil.

 

No card preliminar, Demian Maia, dono do melhor jiu-jitsu aplicado no MMA já visto na história do esporte, foi espetacular novamente e dominou mais uma luta. A vitima da vez foi Matt Brown, Demian quedou muito bem em todos os rounds e aplicou suas transições brilhantes, pegando as costas do adversário em todos os rounds e finalizou com um belo mata leão no terceiro round.

Vitória espetacular de Demian Maia, que merece seu title-shot e convocou todos seus fãs para invadir as redes sociais de Dana White, Lorenzo Fertitta e Joe Silva, para convencê-los de dar sua chance.

 

Confira também os resultados oficiais do UFC 198:

Stipe Miocic venceu Fabricio Werdum por nocaute aos 2m47s do R1

Ronaldo Jacaré venceu Vitor Belfort por nocaute técnico aos 4m38s do R1

Cris Cyborg venceu Leslie Smith por nocaute a 1m21s do R1

Mauricio Shogun venceu Corey Anderson por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)

Bryan Barberena venceu Warlley Alves por decisão unânime (triplo 29-28)

Demian Maia venceu Matt Brown por finalização aos 4m31s do R3

Thiago Marreta venceu Nate Marquardt por nocaute aos 3m39s do R1

Francisco Massaranduba venceu Yancy Medeiros por decisão unânime (29-26, 30-27 e 30-26)

John Lineker venceu Rob Font por decisão unânime (30-27, 29-28 e 30-26)

Rogério Minotouro venceu Patrick Cummins por nocaute técnico aos 4m52s do R1

Serginho Moraes e Luan Chagas empataram (29-28, 28-29 e 28-28)

Renato Moicano venceu Zubaira Tukhugov por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)

 

Luta da noite: Francisco Massaranduba x Yanci Medeiro

Performances da noite: Ronaldo Jacaré e Stipe Miocic

 

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

 



Categorias
Lutas

Jornalista freelancer. Matérias publicadas em Nocaute na Rede, Correio Paulista, Medium, Shion Magazine, NetFighter e Pitaco Esportivo. contato: [email protected]
Sem Comentários

Responder

*

*

um × 5 =

RELACIONADO POR