Análise, Resultados e Bônus: A Leitura do UFC FN 89: MacDonald vs. Thompson

Outro grande evento produzido pelo UFC, desta vez na TD Place Arena, em Ottawa, Canadá. O card do UFC Fight Nihgt 89 contou com treze lutas, incluindo um grande...
Stephen Thompson / Foto: Getty Images

Outro grande evento produzido pelo UFC, desta vez na TD Place Arena, em Ottawa, Canadá. O card do UFC Fight Nihgt 89 contou com treze lutas, incluindo um grande embate tático entre Rory MacDonald e Stephen Thompson, e performances impecável de Donald Cerrone e Joanne Calderwood.

 



Thompson x MacDonald (Foto: Reprodução)

Thompson x MacDonald (Foto: Reprodução)

 

Na luta principal, o prospecto canadense Rory MacDonald enfrentou o striker mais fenomenal dos meio-médios, Stephen Wonderboy Thompson. A luta durou cinco rounds, todos bem competitivos e do mais alto nível que podemos encontrar.

Stephen Thompson trabalhou muito bem sua movimentação, com bastante passadas laterais para não ficar preso com as costas na grade, além de saber a hora certa de avançar para atacar ou recuar para se defender.

O controle de distância do americano foi essencial para lhe garantir a vitória. Com a manutenção, Stephen manteve Rory MacDonald fora de seu raio de ação e recebeu poucos golpes (em relação ao número que o canadense costuma ter). Os chutes, apesar também terem aparecido menos que o usual, ajudaram a manter a luta na longa distãncia.

Rory entrou com uma estratégia bem esquisita. Entre as armas que eram esperadas para serem usadas, o jogo de pressão e as quedas eram dois dos mais importantes. MacDonald tentou quedar apenas três vezes, duas delas pararam na grande, onde ele abriu mão delas, e a outra, ele acabou puxando para a “guarda”, caindo na posição inferior de cem quilos. A pressão esperada não esteve presente, o canadense lutou na longa distância durante muito tempo e quando entrava no raio de ação do oponente, não trazia o volume esperado.

Stephen Thompson utilizou muito bem seu arsenal ofensivo. Seu volume de golpes foi maior e mais preciso, os contragolpes estiveram presentes durante toda a luta e o ajudaram a pontuar.

Ao fim da luta, os juízes marcaram a vitória para Stephem Thompson, dois 50-45 e um 48-47. Eu marquei 49-46, também para o americano.

 

Donald Cerrone foi fenomenal em sua luta, mostrou um timing impressionante para quedar Patrick Côté duas vezes e, quando caiu por cima, aplicou seu ótimo controle posicional por cima, conseguindo até mesmo pegar as costas. Em pé, o kickboxing de altíssimo nível do Cowboy foi suficiente para controlar a luta da média pra longa distância e para bater de frente no infight com um adversário maior. Sua trocação foi tão precisa que mandou Côté a knockdown três vezes, até encerrar a luta no último deles com um ground and pound feroz.

 

Joanne Calderwood se mostrou muito bem fisicamente lutando de peso mosca. Ela estava bem mais forte e com um bom condicionamento físico. Jojo e Valérie Létourneau fizeram um primeiro round duro, mas a escocesa trabalhou bem a trocação e conseguiu um knockdown brutal com um soco rodado. Nos round seguintes, a luta seguiu parecida, mas os chutes frontais na cabeça e os roundhouses no corpo foram fatais para a canadense. Após acertar um chute preciso no corpo, Calderwood terminou a luta com outro soco rodado, que mandou novamente a adversária a knockdown, para finalmente o juiz parar o combate.

 

Bônus da noite:

Luta da noite: Steve Bosse vs Sean O’Connell

Performance da noite: Donald Cerrone e Krzysztof Jotko

 

Todos os resultados:

Stephen Thompson def. Rory MacDonald via unanimous decision (50-45, 50-45, 48-47)

Donald Cerrone def. Patrick Cote via TKO (punches) – Round 3, 2:35

Steve Bosse def. Sean O’Connell via unanimous decision (29-28, 29-28, 29-27)

Olivier Aubin-Mercier def. Thibault Gouti via submission (rear-naked choke) – Round 3, 2:28

Joanne Calderwood def. Valerie Letourneau via TKO (body kick and punches) – Round 3, 2:51

Jason Saggo def. Leandro Silva via split decision (29-28, 28-29, 29-28)

Misha Cirkunov def. Ion Cutelaba via submission (arm-triangle choke) – Round 3, 1:22

Krzysztof Jotko def. Tamdan McCrory via knockout (punch) – Round 1, 0:59

Joe Soto def. Chris Beal via submission (rear-naked choke) – Round 3, 3:39

Elias Theodorou def. Sam Alvey via unanimous decision (29-28, 30-27, 30-27)

Randa Markos def. Jocelyn Jones-Lybarger via unanimous decision (30-27, 29-28, 29-28)

Colby Covington def. Jonathan Meunier via submission (rear-naked choke) – Round 3, 0:54

Ali Bagautinov def. Geane Herrera via unanimous decision (30-27, 30-27, 30-27)

 

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

 



Categorias
LutasMMA InternacionalUFC

Jornalista freelancer. Matérias publicadas em Nocaute na Rede, Correio Paulista, Medium, Shion Magazine, NetFighter e Pitaco Esportivo. contato: [email protected]
Sem Comentários

Responder

*

*

4 × 5 =

RELACIONADO POR