Análise: UFC 213 – o que esperar de Fabrício Werdum x Alistair Overeem

    No próximo sábado, 08/07, ocorrerá em Las Vegas, o UFC 213. O brasileiro Fabrício Werdum, ex-campeão do UFC, enfrentará o holandês Alistair Overeem.   Este será o terceiro confronto...
Werdum vs Overeem III

 

 



Overemm x Werdum

No próximo sábado, 08/07, ocorrerá em Las Vegas, o UFC 213. O brasileiro Fabrício Werdum, ex-campeão do UFC, enfrentará o holandês Alistair Overeem.

 

Este será o terceiro confronto entre os dois pesos-pesados. O  primeiro embate ocorreu no extinto PRIDE, em 2006, cujo resultado foi positivo para o brasileiro: Vitória por finalização (kimura), no 2º round (veja vídeo abaixo):

 

O troco do holandês veio 5 anos depois, no também extinto Strikeforce. Overeem venceu por decisão unânime após 3 rounds (vídeo abaixo):

 

Agora no UFC, ambos os atletas vêm de vitória: Overeem venceu seu último duelo contra Mark Hunt, por KO, no UFC 209. Werdum, por sua vez, ganhou do americano Travis Browne, em combate válido pelo UFC 203, por decisão unânime.

Mas o que podemos esperar deste duelo que pode decidir o próximo adversário do campeão Stipe Miocic?

O brasileiro, conhecido por sua técnica apurada na luta de chão, mais precisamente no jiu-jitsu, melhorou na trocação, conseguindo fazer frente contra lstrikers da categoria como Mark Hunt e Roy Nelson. Graças a evolução na luta em pé, Werdum consegue, de acordo com o adversário, escolher qual a melhor estratégia a ser utilizada. Foi assim que chegou até o cinturão da categoria dos pesados.

O holandês também mostrou evolução. Overeem aperfeiçoou a luta agarrada e o seu gás, principal deficiência apontada pelos especialistas no seu jogo. Nas primeiras lutas no UFC, o ex-campeão do Strikeforce não conseguia manter o mesmo ritmo forte do primeiro round e acabava se cansando muito rápido nos rounds seguintes, perdendo o ímpeto que lhe deu fama e, consequentemente, as lutas. Foi isso que ocorreu contra Antonio “Pezão” Silva, no UFC 156.

Provavelmente veremos uma dinâmica, rápida, técnica e que deverá ser decidida antes do 3º round. Vejo o brasileiro com uma ligeira vantagem no confronto, devido a seu jiu-jitsu. Mas uma vitória de Overeem não seria nenhuma zebra, muito pelo contrário.

Sábado saberemos quem desempatará o confronto, que pode mudar a categoria mais pesada do UFC.

 

Highlights Verdum:

 

Highlights Overeem:



Categorias
UFC

30 anos. Praticante de Muay Thai e Boxe. Acompanha MMA desde o PRIDE FC. Apaixonado por artes marciais e lutas
    Sem Comentários

    Responder

    *

    *

    8 − 5 =

    RELACIONADO POR