Anderson Silva: Uma bravura inesperada em busca de um desfecho épico

Na noite de quarta-feira (06), o mundo do MMA levou uma baita balde de água fria. O UFC convocou a impressa horas depois da coletiva oficial do UFC 200  para...

O UFC 200 ganhou mais um atrativo a parte com Spider entrando no card (Foto: Reprodução/UFC)

Na noite de quarta-feira (06), o mundo do MMA levou uma baita balde de água fria. O UFC convocou a impressa horas depois da coletiva oficial do UFC 200  para anunciar que Jon Jones foi pego no exame anti-dopping e que logicamente não irá mais lutar contra Daniel Cormier, luta que seria a unificação do cinturão dos meio-pesados e que iria acontecer na noite deste sábado.



A bruxa conseguiu atingir o evento com pouco mais de  72 horas para o evento começar, e Dana White demonstrava um esperado abatimento, mas o UFC 200 não ficaria fadado ao fracasso, pois ainda tem no evento o retorno da estrela e máquina de vender pay-per-view chamada Brock Lesnar, e também a popular Miesha Tate e outros bons nomes no card, então seria um caminho natural da organização retirar Cormier do torneio…errado! o Mr. White anunciou  na quinta que Cormier ainda iria lutar sábado e que o oponente seria anunciado no decorrer do dia.

Alguns nomes foram veiculados e que fariam total sentido, como o sueco  Alexander Gustafsson que fez uma excelente luta contra Cormier ano passado, ou Glover Teixeira que está em boa fase novamente vindo de 3 vitórias seguidas, e até Michael Bisping, animado com o holofote conquistado por causa de sua improvável conquista de cinturão na categoria do médios, tentou ocupar a vaga para lutar com o campeão dos meio-pesados.

Mas ai tomamos mais um choque, o canal combate deu o furo  bombástico de que ANDERSON SILVA seria o mais novo oponente de Daniel Cormier, noticia essa confirmada com um curto video lançado no twitter oficial do UFC, com Dana White e Spider juntos, com o chefão falando que o brasileiro estava de volta.

A surpresa pela parte de todos tem infinitos motivos. Primeiramente tanto devido ao momento turbulento que o brasileiro vive desde de que perdeu o cinturão há 3 anos atrás ( nesse período sofreu uma fratura gravíssima, depois foi pego no dopping e atualmente está sem uma vitória oficial desde 2012), como também pela curva descendente que o Anderson vive devido a idade já avançada, ele já tem 41 anos.

Anderson na primeira derrota contra Weidman, declínio começou a partir daí. (Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images.)

Anderson na primeira derrota contra Weidman, declínio começou a partir daí. (Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images.)

 

Outro ponto, é que essa atitude de aceitar oponentes complicados em cima da hora, nunca foi uma característica forte do Spider, inclusive esse é um ponto que a mídia sempre o criticou muito, o fato dele escolher demais os lutadores que iria enfrentar, até mesmo no seu auge, e todos lembram que ele só enfrentou o seu nêmesis Chris Weidman quando foi encostado na parede..

Acrescente ainda o fato de Cormier ter o seu background todo fundamentado no wrestling, e que atualmente é o que melhor adaptou essa modalidade para o MMA, encantando a todos nós com suas quedas plásticas e grampeando seus oponentes com maestria, e que justamente esse é o principal buraco no jogo de Spider durante toda a sua carreira, a sua deficiente defesa de quedas.

Enfim posso listar mais vários motivos que justificam a surpresa de todos ao vermos Anderson Silva aceitando essa luta..mas o fato é que esse ano estamos notando a sua disposição para lutar o mais rápido possível mesmo contra oponentes que sabemos que ele não aceitaria enfrentar a alguns anos atrás como Uriah Hall, muito mais jovem que ele e nem tão expressivo assim para valer o risco de derrota, atitude que pode estar sendo tomada para apagar as pequenas, porém consideráveis manchas que vem aparecendo no legado do brasileiro nesses últimos tempos.

 

– Eu passei por várias fases dentro do UFC. Ninguém conseguiu bater meus feitos até hoje. Ter um desafio como esse é sensacional. Lutar contra um cara como o Cormier, pelo UFC… sou abençoado. Só posso dizer muito obrigado ao Dana e aos meus fãs. Independentemente do resultado, estou aqui para me testar, não para dizer que sou melhor do que alguém. O que eu fiz, está feito. Acredito que ninguém irá chegar perto do que fiz. – Anderson Silva, em coletiva de impressa em Las Vegas após o anúncio da luta.

 

 

Todos que acompanham MMA sabe que Cormier é amplamente favorito nessa luta, que há grandes chances do combate nem ao menos ser competitivo e do americano ficar arremessando Spider ao chão como se ele fosse um saco de cebolas, mas parece que Anderson acha que é um risco que vale a pena, pelas consequências de uma hipotética vitória, tanto para um possível anúncio de aposentadoria com chave de ouro, o que seria uma sábia decisão mas que é pouco provável se a vitória acontecer nesse sábado,  como para ver o seu nome voltar a ser ventilado com força total para uma disputa de cinturão, um cenário mais visível para mim.

Lógico que a derrota se concretizar, Anderson ficará prensado na parede para se aposentar, e ai sua saída de cena do octógono não será tão condizente com o que foi a carreira de um dos maiores lutadores de todos os tempos, mas parece que a possibilidade de vitória, que será épica se vier sem sombra de dúvidas, pode ter dominado os pensamentos do brasileiro, a chance de colocar mais esse dourado capítulo em sua já consagrada carreira. Não vamos julgar ele por sonhar né?

E é bom Cormier não subestima-lo, como o seu companheiro de treinos Luke Rockhold fez com o Michael Bisping e deu no que deu…e a história recente do esporte tá ai pra nos mostrar que desfechos improváveis acontecem,Anderson Silva foi a prova viva na primeira luta contra Chael Sonnen e desconsiderar que isso possa acontecer de novo com um dos gênios da modalidade pode ser um erro fatal.

 

 

 

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek
Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

 

 

 



Categorias
LutasMMAMMA InternacionalOpiniãoUFC

Apenas um baiano louco por esportes.
Sem Comentários

Responder

*

*

cinco − 5 =

RELACIONADO POR