Aniversariante do dia: Carla Esparza

Hoje é dia 10 de outubro e uma das mulheres com maior relevância nas artes marciais mistas completa 28 anos. Falo de Carla Kristen Esparza, a primeira campeã peso-palha...
Carla foi a primeira campeã das palhas do UFC. (Foto: UFC.com)

Carla foi a primeira campeã das palhas do UFC. (Foto: UFC.com)

Hoje é dia 10 de outubro e uma das mulheres com maior relevância nas artes marciais mistas completa 28 anos. Falo de Carla Kristen Esparza, a primeira campeã peso-palha do UFC.

Nascida na California, Estados Unidos, Carla tem raízes bem fortes da América Latina e da Europa: Sua família é origem equatoriana, mexicana e irlandesa. Esparza começou sua trajetória no mundo das lutas no wrestling, como boa parte dos americanos. Ela foi, por duas vezes, All-American pela Universidade de Menlo e, durante o tempo que esteve por lá, treinou com o wrestler olímpico e lenda do esporte Lee Allen, que faleceu há três anos. Ainda durante a faculdade, ela começou a treinar jiu-jitsu com Rener, Ryron e Ralek Gracie. Hoje ela já é faixa-roxa na modalidade. E em um período de férias, começou a treinar na Team Oyama, equipe que representa até hoje.



A sua carreira no MMA é curta, porém ela já conquistou títulos importantes, além de ter lutado em grandes organizações. Carla lutou no XFC contra uma de suas melhores amigas, Felice Herrig, também fez duas lutas no Bellator – e perdeu ambas, para Megumi Fujii e Jessica Aguilar – e conseguiu feitos importantes no Invicta FC, onde foi a primeira campeã peso-palha. Ela também venceu a vigésima edição do reality show “The Ultimate Fighter”, ao bater Rose Namajunas na final e, de quebra, se tornou a primeira campeã peso-palha da história da organização. Hoje o cinturão já não a pertence mais, a polonesa Joanna Jedrzejczyk o tirou. Mas o legado perdurará para sempre.

Carla Esparza tem muitos fãs ao redor do mundo. Tanto carinho vem de sua simpatia e da simplicidade que demonstra em cada aparição pública. A “Cookie Monster” (seu apelido que foi dado-lhe pelo seu vício em comer cookies) tem um jogo de pressão, usa bem suas quedas para aplicar o ground-and-pound e o seu jiu-jitsu para vencer suas lutas e se manter relevante em uma categoria tão disputada. Ela tem seu nome cravado na história do UFC e ninguém pode negar que ela é uma grande lutadora.

Nós, do Nocaute na Rede, desejamos para Carla muitas felicidades no seu dia e que ela nos presenteie com grandes lutas no Octógono!

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek
Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

Texto escrito por: Lucas Costa



Categorias
BellatorLutasMMA InternacionalUFCXFC

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
Sem Comentários

Responder

*

*

dezesseis − três =

RELACIONADO POR