ANIVERSARIANTE DO DIA: Hoje, 05 de Outubro, a lenda Rich “Ace” Franklin completa 42 anos.

Homem de negócios, lenda do MMA e ex-campeão peso-médio do UFC. o carismático lutador Rich Franklin completa 42 anos de idade na data de hoje.
(Foto: Tapology)

Richard Jay Franklin II nasceu no dia 05 de Outubro de 1974 em Cincinnati, no estado de Ohio. Ganhou seu apelido “Ace” por sua semelhança com o ator canadense Jim Carrey (famoso por seu personagem Ace Ventura), o que em uma ocasião fez o comentarista do UFC Joe Rogan chamá-lo de “Jim Carrey malvado”. É bacharel em Matemática e mestre em Educação pela Universidade de Cincinnati e já trabalhou como professor de Matemática na Oak Hills High School, também em Cincinnati.

Começou sua carreira nas artes marciais em meados dos anos 90, quando segundo o mesmo, começou a treinar Karatê no Harrison Okinawan Karate Dojo, sob tutela dos mestres Bill George e Steve Rafferty. Empolgado com o aprendizado, quis ampliar seu conhecimento e estudou Submission Fighting através de vídeos educacionais, o que o levou a conhecer e treinar na academia Meat Truck Inc, do peso-pesado Kerry Schall. Anos depois, foi treinar com Jorge Gurgel, Neal Rowe e Rob Radford, onde ficou até 2006, quando foi treinar na academia do veterano Matt Hume.



Rich Franklin e Jim Carrey. Notaram a ligeira semelhança? (Foto: SporTV)

Rich Franklin e Jim Carrey. Notaram a ligeira semelhança? (Foto: SporTV)

Sua jornada no MMA começou em 1999 e Rich venceu 11 combates até ser contratado pelo UFC, em 2003. No caminho, encarou nomes como Travis Fulton, Marvin Eastman e Aaron Brink. Chegou ao UFC invicto e em seu primeiro combate, venceu o finado Evan Tanner por nocaute técnico, pelo UFC 42. Dali, emplacou mais três vitórias pelo Ultimate (lutando por outras organizações em paralelo) até reencontrar Tanner em 2005 pelo UFC 53 e tornar-se campeão peso-médio do UFC após aplicar mais um nocaute técnico no finado lutador. No caminho até a glória no UFC, sofreu a primeira derrota da carreira, para o brasileiro Lyoto “The Dragon” Machida pelo Inoki-Bom-Ba-Ye de 2003.

Franklin ascendia no Ultimate e protagonizava verdadeiras guerras dentro do octógono, como a de Novembro de 2005, pelo UFC 56, onde nocauteou Nate Quarry de forma avassaladora depois de castigá-lo na luta em pé, chegando até a quebrar o nariz do oponente. Defendeu seu cinturão duas vezes: contra Quarry e contra David Loiseau, pelo UFC 58 em 2006. Nesta luta, Franklin bateu o recorde de maior quantidade de golpes significativos em uma luta de cinturão peso-médio do UFC, com 127 golpes bem conectados.

Rich Franklin como campeão peso-médio do UFC após nocautear Nate Quarry (Foto: MMA Junkie)

Rich Franklin como campeão peso-médio do UFC após nocautear Nate Quarry (Foto: MMA Junkie)

Seu reinado, entretanto, chegou ao fim em Outubro de 2006 quando encontrou um brasileiro que logo se tornaria um dos melhores lutadores de todos os tempos: Anderson “The Spider” Silva. Os dois se encontraram no UFC 64 e era a segunda luta de “Spider” pelo UFC. Mostrando trocação superior, Anderson, logo no primeiro round, nocauteou Franklin com joelhadas, quebrou o nariz do ex-campeão e sagrou-se o novo campeão peso-médio do UFC, posto que ocupou até ser derrotado por Chris Weidman, 7 anos depois. Franklin teve de passar por cirurgia corretiva em seu nariz após a derrota para Anderson e desde então possui uma ligeira curvatura na estrutura de seu nariz.

Franklin, abalado pela derrota mas pronto para tornar-se campeão novamente, iniciava sua jornada de volta ao topo e se credenciava novamente para disputar o cinturão após vencer Jason MacDonald e Yushin “Thunder” Okami, encarando Anderson Silva pela segunda vez um ano após perder seu cinturão para ele, em Outubro de 2007. Infelizmente, o nativo de Cincinnati foi novamente presa fácil do Muay Thai afiado e das joelhadas precisas de Anderson, que levaram Franklin à lona mais uma vez, desta vez no começo do segundo round.

Rich Franklin não resistiu às joelhadas ferozes de Anderson Silva por duas vezes (Foto: Sherdog)

Rich Franklin não resistiu às joelhadas ferozes de Anderson Silva por duas vezes (Foto: Sherdog)

Com a derrota, Franklin começa a treinar em Seattle com o veterano do MMA Matt “The Wizard” Hume e emplaca duas vitórias consecutivas, contra Travis Lutter (onde escapou de um armlock muito bem aplicado e reverteu o prejuízo, nocauteando Lutter no terceiro assalto) e Matt Hamill, ambas em 2008. Acabou caindo para Dan Henderson em 2009 mas conquistou duas vitórias expressivas contra Wanderlei Silva (uma aqui no Brasil, pelo UFC 147 em Belo Horizonte) e um nocaute devastador sobre Chuck “The Iceman” Liddell em 2010. Sofreu, entre estas vitórias, reveses para Vítor Belfort e Forrest Griffin, até em seu último combate como profissional, ser nocauteado por Cung Le, pelo UFC On Fuel TV: Franklin vs. Le em Macau, na China, em 2012.

Aposentou-se em definitivo em Setembro de 2015 após cogitar fazer uma última luta pelo UFC (justamente a que faltava em seu contrato), mas preferiu continuar cuidando de seus negócios. Hoje, Franklin é o presidente do ONE FC, organização asiática de MMA e além de sua gloriosa trajetória no mundo das artes marciais mistas, é um homem de negócios bem sucedido no ramo alimentício. Em 2013, Franklin fundou a empresa Ze/Lin Organic Juice & Fusion Café com seu amigo Billy Zebe, empresa especializada em bebidas, alimentos, doces e culinária em geral, voltada para o público vegano e fitness. Além deste negócio, em 2002 criou a American Fighter Clothing Brand, de roupas e acessórios, que foi comprada pela Affliction em 2012.

Rich Franklin aplica nocaute brutal em Chuck Liddell em 2010, na última luta da carreira do "Iceman" (Foto: MMA Mania)

Rich Franklin aplica nocaute brutal em Chuck Liddell em 2010, na última luta da carreira do “Iceman” (Foto: MMA Mania)

Com uma carreira de sucesso tanto no MMA quanto nos negócios, Franklin é uma lenda vida do esporte, um dos melhores pesos-médios de todos os tempos e com certeza merecedor de um espaço no Hall da Fama do UFC. E hoje, o lendário atleta completará 42 anos de idade. Feliz aniversário, Rich! Em sua homenagem, confira um highlight com grandes momentos de sua carreira:



Categorias
AniversáriosLutasMMAMMA InternacionalUFC

Paulistano, São Paulino, baterista, perito em TI, fanático por lutas e viciado em games. Colunista e redator Nocaute Na Rede.
    Sem Comentários

    Responder

    *

    *

    quatro × 1 =

    RELACIONADO POR