Boxe conquista jovens cariocas

Antes marginalizado e praticado em guetos por pessoas de baixa classe social, o boxe está mudando o seu perfil e está sendo muito procurado por jovens em academias do...
Foto: Divulgação

Antes marginalizado e praticado em guetos por pessoas de baixa classe social, o boxe está mudando o seu perfil e está sendo muito procurado por jovens em academias do Rio de Janeiro, como alternativa para manter a forma, queimar os quilos a mais, ter concentração, e até para melhorar os estudos.  Um exemplo é o trabalho que a Associação Carioca de Boxe (ACB) faz com garotos, com idades entre 10 e 16 anos, na sua nova academia, no Clube Radar, em Copacabana. Para ter maior dedicação aos alunos, foram criados dois horários apenas para crianças e adolescentes. O trabalho diferenciado é feito pelo presidente da ACB, Alessandro Leite. Para o professor, ter uma vida saudável é muito importante, mas é preciso começar na academia especializada, que respeite o limite dos jovens, como em qualquer outra atividade física praticada pessoas mais novas.

“Uma das principais dicas é encontrar algo prazeroso e que não faça disso uma obrigação. Para isso, fazemos sempre aulas diferentes, e nosso próximo passo é fazer aulas em Parques e na praia, que fazem o aluno sair da rotina. Fazemos também um programa adequado a cada um.”, conta.



E vai além:

“É engraçado que alguns já são melhores que os alunos mais velhos”, diz Alessandro, que também já foi lutador profissional.

A turma adora as aulas do mestre. O trio formado por Diego Mesquita, de 13 anos, Arthur Gonçalves, 15 anos e Pedro Henrique Cortes, de 14 anos,  trocou o futebol pela modalidade todas as terças e quintas. Quando resolveu procurar o boxe, no começo de 2016, Diego estava bem acima do peso que o colocava quase em um quadro de obesidade. Agora tudo mudou.

“O boxe é o campeão em perda de gordura. Tudo acontece mais rápido. Adoro porque é um esporte dinâmico, assim muita gente que não gosta de outros esportes faz”, explica Diego.

Para Pedro Henrique, o boxe também serviu para outro benefício.

“Foi a forma que encontrei de fazer exercício regularmente. Só jogava futebol nos finais de semana.  Não foi fácil no começo, mas fui me acostumando e logo comecei a gostar. Ainda mais porque tenho que me concentrar nos golpes, o que me  ajuda no meu estudo no colégio. Antes, eu era muito distraído e não ficava tranqüilo na hora de estudar”, conta o jovem.

Já Arthur já tem um pouco mais de experiência que os demais.

“Já tinha um saco de boxe e luvas em casa. Eu sempre gostei de lutas marciais. Já fiz aulas de boxe com um professor e também estou aprendo com meus amigos. Sempre brinquei de lutar”, diz.

“Além de ser bom para desestressar, dar uns socos. É uma atividade aeróbica saudável, libera energia e você se sente bem depois”, completa.

Outro jovem que não perde uma aula é Diogo Delphim, de 16 anos. Quando começou a praticar ele percebeu que o boxe é um esporte tranquilo quando é passado por profissionais bem preparados.

“Cheguei aqui confuso, com receio. Mas após as aulas do mestre, percebi que o boxe é uma arte. A gente aprende as técnicas. Aqui é bom porque ninguém se machuca.”, finaliza

Benefícios
As aulas começam com aquecimento. Depois vem a escolinha com as aulas de socos nos sacos e manoplas. Também são praticados agachamentos específicos e outros exercícios de ginástica. Muito dos exercícios é feito em dupla.

Depois de um mês de aula o aluno já percebe a mudança na sua boa forma, por conta da intensidade do exercício. Melhora rapidamente também as capacidades cardiovasculares. Sem contar que é uma ótima forma de eliminar o estresse.

Associação Carioca de Boxe (ACB)

Fundada em dezembro de 2015, a Associação Carioca de Boxe (ACB) tem resgatado a tradição da modalidade no Rio de Janeiro. A entidade tem ajudado a transformar a vida de jovens marginalizados em grandes atletas.   A ACB já promoveu seis eventos de boxe em 2016.   Ao todo 11 competições (até o momento) já estão confirmadas no estado do Rio de Janeiro, com 47 equipes filiadas.   Todos os eventos têm apelo social, uma vez que a entrada é um quilo de alimento não perecível, que são doados para paróquias e para desabrigados.

A entidade também realiza Curso de Primeiros Socorros e de Arbitragem, que são voltados para preparadores físicos, técnicos, árbitros e outras pessoas envolvidas no staff das lutas.

Endereço

A ACB está localizada no Clube Radar, na Rua Marechal Mascarenhas de Morais 191, em Copacabana, Rio de Janeiro.

Facebook: https://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-Carioca-de-Boxe-1083963261634298/?fref=ts

Horários das aulas para os jovens

Segundas, Terças e Quartas das 16 às 17horas;

Terça e Quintas das 19h30 às 20h30.

Contatos:

Christian Baeta

Telefone: 21 98145-6751

E-mail: [email protected]



Categorias
Boxe Nacional e Internacional
Sem Comentários

Responder

*

*

dezenove − catorze =

RELACIONADO POR