Chuck ‘the iceman’ Liddell completa 46 anos

Hoje, 17 de dezembro, é aniversário de uma das maiores lendas do MMA em todos os tempos. Estamos falando de ninguém mais ninguém menos do que Chuck ‘the iceman’...

Hoje, 17 de dezembro, é aniversário de uma das maiores lendas do MMA em todos os tempos. Estamos falando de ninguém mais ninguém menos do que Chuck ‘the iceman’ Liddell, ex campeão meio pesado do UFC e membro do Hall da Fama da maior Organização de MMA do planeta.

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Profissional de MMA desde 15 de maio de 1998, no UFC 17, Liddell fez história pela Organização do presidente Dana White. Venceu grandes oponentes como Kevin Randleman (nocaute), Murilo Bustamante (decisão unânime), Vitor Belfort (decisão unânime) e Renato Babalu (nocaute), até que ganhou sua primeira oportunidade pelo cinturão. No UFC 43: Meltdown, acabou sendo nocauteado por Randy Couture, que tinha acabado de descer dos pesados para os meio pesados. 



Liddell foi para o Pride, nocauteou Alistair Overeem, mas na sequência acabou sendo nocauteado por Quinton Jackson. No retorno para o Ultimate, nocauteou Tito Ortiz e Vernon White, e ganhou a segunda oportunidade pelo cinturão da Organização americana. No UFC 52, enfrentou novamente Randy Couture, mas desta vez a história acabou sendo diferente. ‘The iceman’ devolveu o nocaute sofrido na mesma moeda, e de uma forma mais avassaladora, no primeiro round.

Chuck Liddell nocauteia Randy Couture no UFC 52 e conquista o cinturão do UFC (Foto: MMA Weekly)

Chuck Liddell nocauteia Randy Couture no UFC 52 e conquista o cinturão do UFC (Foto: MMA Weekly)

Chuck defendeu o cinturão por 4 vezes consecutivas, nocauteando todos os seus oponentes – Jeremy Horn, Randy Couture (mais uma vez), Renato Babalu (mais uma vez) e Tito Ortiz (mais uma vez) – até que seu último algoz, Rampage Jackson, chegou, nocauteou-o novamente e de quebra ficou com o cinturão. 

Após perder o cinturão, Liddell entrou em decadência, perdendo 4 das suas últimas 5 lutas – Keith Jardine (decisão dividida), Rashad, Shogun e Rich Franklin, todos por nocaute. Antes de perder para os 3 últimos citados, ainda deu tempo do ex campeão conseguir mais um feito histórico. O lutador travou uma verdadeira batalha contra Wanderlei Silva. O combate era um sonho antigo de Dana White, que queria o confronto enquanto ambos ainda eram campeões de seus eventos, Liddell do Ultimate e Wanderlei do Pride. Após uma verdadeira guerra que durou 3 rounds, ‘the iceman’ venceu por decisão unânime. O combate ganhou o prêmio de “Melhor Luta do Ano 2008”, e é considerado pela própria Organização como um dos 3 maiores combates de todos os tempos.

(Foto: Superesportes)

(Foto: Superesportes)

Por tudo isso, Chuck Liddell é um dos lutadores mais amados pela Zuffa. No livro chamado “Filho teu não foge à luta”, o autor relata sua visita à sede da empresa dona do UFC, localizada na West Sahara Avenue, número 2960, Las Vegas. Logo na entrada do prédio, 3 TVs de LCD exibem lutas programadas da Spike TV, e logo ao lado, 4 pôsteres formam uma sequência de golpes lançadas pelo ex campeão meio pesado. Na maior sala de reunião que há por lá, a maior foto também é de ‘the iceman’. Pelo visto, assim como os fãs, a Zuffa ainda sente falta desta lenda em ação.

Chuck Liddell encerrou a carreira com um cartel de 29 lutas, 21 vitórias (13 nocautes, 1 finalização e 7 por decisão) e 8 derrotas (6 nocautes, 1 finalização e 1 por decisão). 

 Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek
Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

Escrito por Kaio Teixeira Lima



Categorias
AniversáriosLutasMMA InternacionalUFC

Pai, marido, neto, amante da família; filho de Deus; Graduando em Comunicação Social (Rádio e TV) na Universidade Federal do Maranhão; Editor chefe do Nocaute na Rede,; Redator nas seções de MMA nacional e internacional; Apaixonado por rádios, jornais, livros, podcasts, filmes, séries, comidas, esportes em geral; MMA é uma paixão absurda; Praticante de MMA e muay thai; Crítico Social
Sem Comentários

Responder

*

*

cinco × 1 =

RELACIONADO POR