#Concentração: Autoconfiança

Podemos definir autoconfiança basicamente como acreditar na própria capacidade de realizar algum comportamento desejado. No caso do esporte estar confiante na hora da luta significa acreditar em sua habilidade...

1079155_241697639341832_453009062_n1

Podemos definir autoconfiança basicamente como acreditar na própria capacidade de realizar algum comportamento desejado. No caso do esporte estar confiante na hora da luta significa acreditar em sua habilidade de realizar os movimentos e golpes necessários para um bom desempenho que o levará a vencer. Estar confiante está relacionado a um melhor controle da ansiedade e um aumento da concentração e do esforço para perseguir metas desafiadoras, por isso desenvolver a autoconfiança pode afetar de maneira tão positiva o desempenho do atleta.



Porém por ser algo subjetivo parece difícil imaginar como aumentar a autoconfiança. Muitas vezes apenas ficamos ‘refém’ disso, sentindo se estamos ou não confiantes, sabendo que isso pode determinar nosso desempenho, mas sem saber o que fazer para ter controle sobre isso. Para aprender a usar isso a seu favor o primeiro passo é entender alguns fatores que influenciam no aumento da confiança.

jon-jones22

Jon Jones por exemplo é um dos lutadores que mais demonstram confiança antes entrar no octógono do UFC (Foto: Josh Hedges: Zuffa LLC / UFC)

Estabelecer metas realistas é um dos fatores importantes para se manter confiante. Se colocarmos para nós mesmo um objetivo que está muito longe de nossa habilidade atual não teremos confiança de chegar lá, portanto devemos subdividir nossas grandes metas em pequenos passos diários/semanais que possamos fazer para nos aproximar da meta maior e cada passo nos dará mais confiança de que somos capazes de ‘chegar lá’.

Temos um ponto importante aqui: a confiança será uma melhor aliada se baseada em nossa habilidade real, nos passos que realmente demos, dessa forma ela estará mais sólida. Se apenas acreditarmos em algo sem bases reais nossa confiança pode variar muito e o ideal é que ela seja constante. Além disso é importante desenvolver nos treinamentos sua confiança, sentir a partir de quantos acertos ou em que circunstâncias você se sente confiante em relação a cada habilidade específica e então treinar até sentir que é capaz de realizar aquelas habilidades mesmo nos momentos mais difíceis. Um bom desempenho no treino das habilidades que são importantes para o momento da competição contribui muito para o desenvolvimento da autoconfiança.

Outro fator muito importante é a ‘auto conversação’, o modo como falamos com nós mesmos e avaliamos nosso treinamento e desempenho pode nos ajudar – aumentando nossa confiança –, mas muitas vezes nos atrapalham se nos criticamos muito e só olhamos os erros, o que diminui nossa confiança. O apoio dos familiares e amigos, o incentivo do mestre ou dos companheiros de equipe, resultados anteriores e o ambiente em geral pode também influenciar na autoconfiança do atleta, sendo sempre importante que cada um saiba o que funciona a favor da confiança para poder usar isso a seu favor. De maneira geral o importante é prestar atenção a sua confiança o tempo todo, entender como ela está e o que precisa melhorar e então trabalhar os fatores que podem aumentá-la para que os benefícios da autoconfiança sejam vistos em seu desempenho!

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

Sem título

Se você tiver sugestões de temas, perguntas ou algo a dizer sobre essa coluna, comente. É muito importante o retorno de vocês! Fernanda T. Nascimento / Psicóloga – CRP 06/107599

[email protected]

www.facebook.com/psicologafernandanascimento



Categorias
LutasOpinião

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
Sem Comentários

Responder

*

*

19 − 16 =

RELACIONADO POR