#Concentração: Controlando a mente

Muitos aspectos psicológicos tem influência no desempenho dos lutadores, como concentração, confiança, ansiedade e o trabalho da psicologia do esporte, que é, em grande parte, ajudar o atleta a...

1079155_241697639341832_453009062_n1

Muitos aspectos psicológicos tem influência no desempenho dos lutadores, como concentração, confiança, ansiedade e o trabalho da psicologia do esporte, que é, em grande parte, ajudar o atleta a entender, identificar e controlar os estados que o fazem lutar melhor. E controlar todos esses estados internos pode parecer uma tarefa simples, mas não é. Para controlar precisamos primeiro entender os fatores que fazem com que o atleta fique concentrado ou se desconcentre, entender quando e porque ele se sente confiante e o que o faz ficar ansioso ou tranquilo para lutar. E esses fatores são numerosos e estão em vários momentos da vida do atleta, por isso é uma tarefa tão difícil, aprender a controlar nossos estados internos e estar no estado ideal para lutar, ou seja, concentrado, confiante e em um equilíbrio entre ansiedade e tranquilidade.



anderson-silva-20121013-18-size-620

(Foto: UFC)

Por ser uma tarefa difícil, precisa-se de treinamento para ser aprendida, ou seja, aprender a ter controle sobre nossos aspectos psicológicos e usar isso a nosso favor é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida a longo prazo, junto a outras habilidades físicas, técnicas e táticas. Mas o momento mais importante para usar essa habilidade é no momento que antecede a competição e para isso muitos atletas desenvolvem um ‘ritual pré-competitivo”. Esses ‘rituais’ que muitos atletas tem antes das lutas são, muitas vezes, um modo de conseguir controlar os estados internos e alcançar o nível ideal de concentração, confiança e ansiedade para ter seu melhor desempenho na luta.

O que o lutador faz antes de lutar pode ser então uma preparação mental para luta e se você acompanha as lutas já deve ter percebido que cada atleta se prepara de uma maneira diferente, isso porque esses rituais são realmente muito individuais, ou seja, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Então se você luta e também quer desenvolver ‘rituais’ que te ajudem a lutar melhor ficam algumas dicas: você precisa primeira observar o que se passa dentro de você e descobrir qual seu estado interno no seu melhor desempenho. O lutador precisa entender os fatores que o fazem ficar ou sair desse estado ideal, traçar e treinar estratégias para ter controle sobre isso e então poder usar isso antes das competições. São todos passos difíceis, mas tem bons resultados e se precisar pode buscar ajuda de um psicólogo do esporte.

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Siga o Nocaute na Rede no Instagram: https://bit.ly/19p66yi

Curta nossa página no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH



Categorias
LutasOpinião

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
Sem Comentários

Responder

*

*

13 − 9 =

RELACIONADO POR