#Concentração: Fazendo o seu máximo!

O esporte competitivo tem uma característica única: o rendimento máximo tem dia e hora pra acontecer. E conseguir dar seu melhor nos momentos necessários – especificamente em momentos de...

1079155_241697639341832_453009062_n1

O esporte competitivo tem uma característica única: o rendimento máximo tem dia e hora pra acontecer. E conseguir dar seu melhor nos momentos necessários – especificamente em momentos de seleção, em que estamos sendo avaliados – exige autoconhecimento e autocontrole do corpo e da ‘mente’. Em termos psicológicos as habilidades que mais se relacionam ao desempenho máximo são concentração, confiança e nível ideal de ativação. Conhecer e ter controle sobre essas habilidades é muito importante para conseguir colocar em prática tudo aquilo que você sabe no momento que precisa!



(Foto: cbc.ca)

St-Pierre é um grande exemplo de atleta de alta performance que se manteve no topo usando o máximo de seu potencial (Foto: cbc.ca)

Atletas que tem um bom desempenho frequentemente relatam estar totalmente concentrados na ação presente e não se distraírem facilmente o que indica que conseguir se manter focado apenas no que é relevante para a ação é um das características importantes de quem se sai bem nos momentos mais importantes. É comum que em momentos de seleção a atenção se volte para quem está avaliando, para o fato de estar sendo avaliado ou mesmo que o lutador perca o foco por pensar no futuro: ‘como seria se eu conseguisse a vaga?’. Mas essas não são informações relevantes para um bom desempenho. É importante sempre voltar o foco para a ação presente uma vez que o lutador executará seus golpes de maneira mais adequada quando estiver atento aos estímulos presentes que interferem diretamente na sua execução.

Para conseguir fazer isso é importante discriminar anteriormente no que seria ideal prestar atenção em cada momento e buscar treinar esse comportamento de atenção adequado nos treinamentos. Para ajudar nesse direcionamento da atenção o atleta pode usar palavras ou frases que o ajudem a focar no estímulo relevante em cada momento e também pode planejar estratégias para controlar as distrações. Para formular essas estratégias é importante se conhecer e entender quais distrações poderiam atrapalhar o desempenho para então planejar como não deixar que isso aconteça ou como se reconcentrar caso aconteça.

Se sentir confiante também é relacionado a bons desempenhos e existem alguns pontos importantes para que o atleta se sinta dessa forma. Em primeiro lugar é muito importante ter bons desempenhos reais, em treinos e competições, e reviver isso mentalmente antes de momentos decisivos. Também é importante conhecer seus pontos fortes e concentrar-se neles, buscando sempre pensar naquilo que se quer fazer; focando metas realistas de desempenho e não de resultado.

Manter a concentração e confiança se relaciona com a última variável, o nível de ativação ou nível ideal de prontidão. Entre os extremos de totalmente relaxado e totalmente eufórico cada atleta tem um estado de ativação onde luta melhor e o ideal é conseguir controlar sua atividade fisiológica e psicológica para lutar sempre nesse estado ótimo. Para isso é importante se observar em treinos e competições e entender em que estado de ativação acontece seu melhor desempenho. A partir dessa identificação é preciso entender como controlar esse nível de ativação: com músicas, pensamentos, imagens mentais, através da respiração, etc.

Com esse autoconhecimento o atleta pode construir ‘rotinas’ que o coloquem no estado ideal fazendo com que ele tenha mais controle sobre seu desempenho e, podendo assim, fazer seu melhor no momento certo!

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

Sem título

Se você tiver sugestões de temas, perguntas ou algo a dizer sobre essa coluna, comente. É muito importante o retorno de vocês! Fernanda T. Nascimento / Psicóloga – CRP 06/107599

[email protected]

www.facebook.com/psicologafernandanascimento



Categorias
LutasOpinião

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
Sem Comentários

Responder

*

*

5 + 8 =

RELACIONADO POR