#ConexãoBJJ: Trocando de faixas

Desta vez vou explicar como funciona o sistema de graduação no Jiu-Jitsu com o intuito de mais uma vez uniformizar e facilitar o ensino e a prática do Jiu-Jitsu, assim...

Desta vez vou explicar como funciona o sistema de graduação no Jiu-Jitsu com o intuito de mais uma vez uniformizar e facilitar o ensino e a prática do Jiu-Jitsu, assim como padronizar os modelos de competição, a International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) apresenta este Sistema Geral de Graduação. Seguindo o espírito do recém renovado Livro de Regras do Jiu-Jitsu, lançado em janeiro de 2012, o Sistema Geral de Graduação busca tornar simples o entendimento do processo de evolução de cada praticante dentro do esporte desde a faixa-branca até a faixa vermelha.



faixapreta

(Foto: Sardinha Jiu Jitsu)

Além de organizar a antiga legislação, o atual “Sistema Geral de Graduação” traz diversos melhoramentos. O maior deles é a inclusão de um novo sistema de graduação para praticantes de 04 a 15 anos. Agora separado em grupos de cores (cinza, amarela, laranja e verde), o novo sistema para crianças e jovens torna a prática do Jiu-Jitsu muito mais estimulante e atrativa, com graduações mais frequentes, o que proporciona o avanço constante dentro da atividade. Ainda sobre o sistema de graduação dos praticantes de 04 a 15 anos, a IBJJF apresenta outra novidade, está na forma de uma sugestão para professores e instrutores.

São três formas distintas de conceder graus aos alunos para marcar o tempo de prática do Jiu-Jitsu dentro de cada cor de faixa. A IBJJF sugere três formas de graduação por graus: mensal, trimestral e quadrimestral. O presente Sistema Geral de Graduação não nasce pronto e poderá sofrer alterações ao decorrer do tempo, de acordo com as necessidades do Jiu-Jitsu. A IBJJF pretende seguir trabalhando para tornar a prática do esporte mais fácil, atrativa e satisfatória para praticantes e professores. International Brazilian Jiu-Jitsu Federation

Faixas de praticantes entre 04 e 15 anos:
1. Branca
2. Cinza e branca
3. Cinza
4. Cinza e preta
5. Amarela e branca
6. Amarela
7. Amarela e preta
8. Laranja e branca
9. Laranja
10. Laranja e preta
11. Verde e branca
12. Verde
13. verde e preta

Faixas de praticantes a partir dos 16 anos:
1. Branca
2. Azul
3. Roxa
4. Marrom
5. Preta
6. Vermelha e preta
7. Vermelha e branca
8.Vermelha 

Para mais detalhes sobre o sistema de graduação, acesse o site da Confederacao Brasileira de jiu jitsu clicando aqui.

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Siga o Nocaute na Rede no Instagram: https://bit.ly/19p66yi

Curta nossa página no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH



Categorias
Opinião

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
Sem Comentários

Responder

*

*

dezessete + vinte =

RELACIONADO POR