#ConexãoBoxe: Conheça Luis Cláudio, treinador de boxe dos atletas do Instituto Acelino Popó Freitas

Maior inspiração e incentivador de Popó no esporte, Luis Cláudio decidiu praticar boxe para melhorar sua auto-defesa, pois como morador de bairro periférico sempre se via envolvido em brigas...

Maior inspiração e incentivador de Popó no esporte, Luis Cláudio decidiu praticar boxe para melhorar sua auto-defesa, pois como morador de bairro periférico sempre se via envolvido em brigas de rua. Para praticar o esporte necessitava andar ou correr descalço por aproximadamente 15 km entre o bairro Baixa de Quintas e Graça (área nobre de Salvador) para chegar à academia.

AMADOR

Como amador, Luis Cláudio defendeu a Seleção Brasileira na categoria Peso Mosca por diversas vezes, inclusive nas Olimpíadas de Barcelona em 1992, onde derrotou o campeão das Olimpíadas de 1988, e realizou 99 lutas, obtendo 89 vitórias, 1 empate e apenas 9 derrotas, conquistando títulos como:

Medalha de Prata no Torneio Pré-Olímpico/Sulamericano realizado na Argentina
Medalha de Bronze nos jogos Panamericanos de Boxe na Argentina
Medalha de Bronze no Torneio BoxeSam (Chile)
5 vezes Campeão Brasileiro;
4 vezes Campeão Norte/Nordeste
4 vezes Campeão Baiano
Campeão do Torneio dos campeões brasileiros realizado em São Paulo

(Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

PROFISSIONAL

Como profissional, lutou nas categorias Pena e Super-Pena, realizando 22 lutas, e construindo um interessante cartel de 20 vitórias e apenas 2 derrotas, conquistando os seguintes títulos:

Campeão do Torneio Boxcino (EUA)
Campeão Latino WBO, no México
Campeão Brasileiro Categoria Pena
Campeão Brasileiro Categoria Super-Pena

Após ser derrotado em uma decisão de título mundial contra Barrera, Luis Cláudio passou a trabalhar com Popó, auxiliando-o nos treinamentos e preparação para algumas de suas lutas. Popó se tornou seu maior ídolo no esporte. Outro grande ídolo de Luis Cláudio no Boxe é Manuel Marquez.

Atualmente Luís Cláudio é o principal treinador de boxe dos atletas do Instituto Acelino Popó Freitas (IAPF), fundado no ano de 2006, e que conta com Vítor Jones Freitas, sobrinho de Popó. Vítor Jones é considerado uma promessa de título mundial, passou a fazer parte do projeto social aos 9 anos e já segue carreira profissional com cartel de 9 lutas em 9 vitórias, sendo empresariado por Arthur Pellulo (Banner Promotions), ex-empresário de Popó.

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

Escrito por Renan Assunção



Categorias
Acelino PopóBoxe Nacional e InternacionalLutasOpinião

Pai, marido, neto, amante da família; filho de Deus; Graduando em Comunicação Social (Rádio e TV) na Universidade Federal do Maranhão; Editor chefe do Nocaute na Rede,; Redator nas seções de MMA nacional e internacional; Apaixonado por rádios, jornais, livros, podcasts, filmes, séries, comidas, esportes em geral; MMA é uma paixão absurda; Praticante de MMA e muay thai; Crítico Social
Sem Comentários

Responder

*

*

nove − 6 =

RELACIONADO POR