Conheça a história do International Vale Tudo Championship

Na última semana, o promotor Sergio Batarelli anunciou que o IVC (International Vale Tudo Championship), evento de vale tudo que brilhou no final do século XX e início do...

Na última semana, o promotor Sergio Batarelli anunciou que o IVC (International Vale Tudo Championship), evento de vale tudo que brilhou no final do século XX e início do século XXI. O evento já teve a presença de grandes estrelas em suas edições, tais como Wanderlei Silva, Chuck Liddell, Mike Van Arsdale, Gary Goodridge, Mark Kerr, José “Pelé” Landi, Alex Steabling, Dan Severn, Wallid Ismail, Rafael Cordeiro, Carlão Barreto, Johil de Oliveira, Ebenezer Braga e Artur Mariano. Confira agora um pouco da história deste grande evento que marcou época.

(Foto: Reprodução/ YouTube)

Gary ‘big daddy’ Goodridge (por baixo) vs Pedro ‘the pedro’ Otavio (Foto: Reprodução/ YouTube)

A 1ª edição aconteceu em 6 de julho de 1997, e foi batizada como IVC 1 – Real Fight Tournament. O torneio era para lutadores à partir de 200 libras (90,7 kg), na época chamado de torneio de super pesados. O grande campeão foi o canadense Gary ‘big daddy’ Goodridge, que na época já havia inclusive sido vice campeão do torneio do UFC 8. Na grande final, Gary venceu Pedro ‘the pedro’ Otavio, e para chegar a isso, colocou a mão dentro da sunga do oponente e apertou seu genital. A partir de então, foi criada uma regra que proibia os lutadores de fazerem isso, que passou a valer do IVC 2 em diante.
Neste mesmo IVC 1, Dan ‘the beast’ Severn fez a superluta da noite, e nocauteou Ebenezer ‘pitbull’ Braga. Severn já havia sido campeão do torneio do UFC 5 e do UFC 7.5, além de ter vencido o Título Superfight do UFC 9.



Artur Mariano vs Wanderlei 'the axe murderer' Silva (Foto: Reprodução/ YouTube)

Artur Mariano (à esquerda) vs Wanderlei ‘the axe murderer’ Silva (Foto: Reprodução/ YouTube)

A segunda edição, batizada como IVC 2 – A Question of Pride, aconteceu em 15 de setembro de 1997. Esta edição contou com a presença do lendário lutador de muay thai do Brasil, Artur Mariano, que chegou até a final do torneio. O adversário de Artur na decisão foi um tal de Wanderlei Silva, na época ainda um desconhecido, mas que alçaria voo e chegaria a alcançar um lugar entre os “deuses do MMA”. Na decisão, Mariano acabou vencendo a luta por nocaute técnico, após uma interrupção médica aos 13:10 de combate. 
Na superluta da noite, teve ainda Johil ‘fire samurai’ de Oliveira nocauteando João Bosco aos 8:33 de combate.

Johil 'fire samurai' de Oliveira vs Wallid Ismail (Foto: Reprodução/ YouTube)

Johil ‘fire samurai’ de Oliveira vs Wallid Ismail (de branco) – (Foto: Reprodução/ YouTube)

IVC 3 – The War Continues aconteceu em 10 de dezembro de 1997, e teve Pedro ‘the pedro’ Otavio, o mesmo que foi derrotado por Gary Goodridge na final do IVC 1, como campeão do torneio. O grande destaque do evento acabou sendo a superluta entre Wallid Ismail x Johil ‘fire samurai’ de Oliveira. Wallid acabou vencendo por submissão aos 9:48 do 1º round.

(Foto: Reprodução)

(Foto: Divulgação/ IVC)

A edição de número 4 aconteceu em 7 de fevereiro de 1998, e foi batizada como IVC 4 – The Battle. O grande campeão foi o americano Mike Van Arsdale, que nocauteou Dario Amorim aos 2:42 de combate. Foi pelo IVC que Arsdale fez suas 3 primeiras lutas como profissional de MMA. Depois disso, ele ainda voltaria para enfrentar Wanderlei Silva, e também faria lutas pelo UFC.

(Foto: Reprodução/ YouTube)

José “Pelé” Landi (nas cordas) vs Jorge Pereira (Foto: Reprodução/ YouTube)

A 5ª edição aconteceu em 26 de abril de 1998, e foi batizado como IVC 5 – The Warriors. O grande vencedor do torneio foi José “Pelé” Landi, um dos grandes nomes da Chute Boxe, que nocauteou Milton Bahia na decisão, aos 3:48 de luta.
Na superluta da noite, teve ainda Wallid Ismail vencendo Gary ‘Iron Bear’ Myears por decisão, após 30 minutos de combate.

Chuck 'the iceman' Liddell vs José "Pelé" Landi no IVC 6 (Foto: Reprodução/ YouTube)

Chuck ‘the iceman’ Liddell (em pé)  vs José “Pelé” Landi no IVC 6 (Foto: Reprodução/ YouTube)

A 6ª e a 7ª edição aconteceram juntas, em 23 de agosto de 1998. O IVC 6 – The Challenge contou com as lutas especiais, enquanto o IVC 7 – The New Champions ficou com o torneio. Os grandes nomes ficaram todos nas lutas especiais. Ebenezer Fontes Braga finalizou Branden Lee Hinkle com um triângulo aos 12:33 de combate. Na segunda luta do evento, o americano Chuck Liddell, na época com apenas 1 luta como profissional de MMA e sendo ela pelo UFC, venceu José “Pelé” Landi por decisão, após 30 minutos de combate. Na superluta da noite, Wanderlei Silva nocauteou Mike Van Arsdale aos 4 minutos de confronto.

Rafael Cordeiro (por cima) vs Henry Matamoros (Foto: Reprodução/ YouTube)

Rafael Cordeiro (por cima) vs Henry Matamoros (Foto: Reprodução/ YouTube)

A edição 8 e 9 foram realizadas em conjunto, em 20 de janeiro de 1999. No IVC 8 – The Road Back To The Top teve Renato “Babalu” Sobral fazendo apenas sua 4ª luta como profissional de MMA. Mais tarde, Babalu enfrentaria alguns dos melhores lutadores do planeta e atuaria nos maiores eventos do mundo, sendo ainda campeão meio pesado do Strikeforce. Ele nocauteou Fernando Cerchiari aos 4:41 de combate. 
Teve ainda Carlão Barreto finalizando Branden Lee aos 4:32 de combate com uma guilhotina e assim faturando o cinturão dos pesos pesados.
No IVC 9 – The Revenge, Wanderlei Silva, numa das superlutas da noite, nocauteou o americano Adrian Serrano aos 0:22 de luta. Teve ainda a disputa de cinturão dos pesos leves, onde Rafael Cordeiro venceu o americano Henry Matamoros por decisão (após 30 minutos de luta) e se tornou o campeão.

Wanderlei 'the axe murderer' Silva (por cima) vs Eugene Jackson (Foto: Reprodução/ YouTube)

Wanderlei ‘the axe murderer’ Silva (por cima) vs Eugene Jackson (Foto: Reprodução/ YouTube)

A edição número 10 aconteceu juntamente com a número 11, em 27 de abril de 1999. A 10ª edição foi batizada de IVC 10 – World Class Champions e contou apenas com lutas especiais, enquanto a número 11 foi batizada como IVC 11 – The Tournament is Back e teve um torneio
Nas lutas especiais do IVC 10, tivemos Wanderlei Silva nocauteando Eugene Jackson com apenas 32 segundos de combate. Tivemos também o dono do cinturão dos pesos pesados, Carlão Barreto, nocauteando Pedro Otavio aos 6:19 de luta. 
No torneio do IVC 11, Flavio Luiz Moura acabou como campeão após nocautear Nilson de Castro aos 4:38 de luta. Teve ainda José “Pelé” Landi vencendo Johil de Oliveira por decisão unânime (após 30 minutos de luta) e faturando assim o cinturão peso leve da Organização.

Carlão Barreto vs Gary "Ironbear" Myers (Foto: Mauricio Netto)

Carlão Barreto vs Gary ‘Ironbear’ Myers no IVC 12 (Foto: Mauricio Netto)

O IVC 12 – The New Generation of Middleweights aconteceu juntamente ao IVC 13 – The New Generation of Lightweights, em 26 de agosto de 1999. No IVC 12, Ismael Souza venceu Magno Penha por submissão aos 7:43 de luta e se tornou o campeão do torneio. Teve ainda Carlão Barreto, que finalizou Gary ‘Iron Bear’ Myers aos 8:13 de combate e se manteve como dono do cinturão peso pesado.
No IVC 13, Alexandre “baixinho” Barros venceu Luiz Claudio das Dores por submissão, aos 10:28 de luta, e se tornou campeão do torneio. No combate pelo titulo cinturão dos pesos leves, o campeão do torneio do IVC 11, Flávio Luiz Moura, nocauteou Milton Bahia aos 1:50 de luta.

Pôster oficial do IVC 14: Brasil vs USA (Foto: Divulgação/ IVC)

Pôster oficial do IVC 14: Brasil vs USA (Foto: Divulgação/ IVC)

A 14ª edição do IVC foi a primeira a ser realizada fora do Brasil, mais precisamente na Venezuela, em 11 de novembro de 2001, batizada como IVC 14 – USA vs Brazil ou IVC Venezuela. Nesta edição foram adotadas algumas regras, tais como uso de luvas, tempo de limite diminuído de 30 para 10 minutos, proibição do uso de cabeçadas e proibição de golpes na nuca e na coluna. O torneio foi realizado na categoria absoluto. Estiveram presentes lutadores já conhecidos no IVC, tais como Milton Bahia, Pedro Otavio, Luiz Claudio das Dores, além de outros como Alex Stiebling e Evangelista Cyborg.
O grande campeão do torneio foi o americano Alex Stiebling, que venceu seus 4 oponentes, sendo Luiz Claudio das Dores (finalização aos 9:22 de luta), Leandro Ribeiro (nocaute aos 5 segundos de luta), Milton Bahia (finalização aos 1:07) e na final derrotou Angelo Araujo por finalização (mata leão) aos 4:01 de combate.

O IVC teve ainda 15ª edição, batizada como Rumble in Yougoslavia, realizada em Belgrado, em 1 de dezembro de 2002, e a 16ª edição, batizada como Starwars 1, realizada em Castro Marin, Portugal, em 22 de março de 2003.

Essas foram as duas últimas edições do International Vale Tudo Championship, já sem o brilho das anteriores. Os fãs, principalmente os mais saudosistas, esperam que esse retorno do IVC traga grandes combates e muitas revelações para o MMA nacional e mundial.

 Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek
Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH



Categorias
LutasMMA InternacionalMMA Nacional

Pai, marido, neto, amante da família; filho de Deus; Graduando em Comunicação Social (Rádio e TV) na Universidade Federal do Maranhão; Editor chefe do Nocaute na Rede,; Redator nas seções de MMA nacional e internacional; Apaixonado por rádios, jornais, livros, podcasts, filmes, séries, comidas, esportes em geral; MMA é uma paixão absurda; Praticante de MMA e muay thai; Crítico Social
Um Comentário
  • IVC está de volta dia 20 de Agosto com torneios de MMA e Kickboxing! | Nocaute na Rede
    8 agosto 2016 at 18:49
    Responder

    […] de 2003) e o Nocaute Na Rede já contou a história desta organização, que você pode conferir aqui (escrito pelo grande Kaio Lima). O IVC revelou lutadores como Wanderlei Silva, José […]

  • Responder

    *

    *

    três × três =

    RELACIONADO POR