Conheça Chris Weidman, mais que um campeão

Chris Weidman (12-0), (Baldiwn, 17 de junho de 1984) é um lutador de MMA e o atual campeão do UFC na categoria dos pesos-médios. O ”All-American” é um lutador...

Chris Weidman (12-0), (Baldiwn, 17 de junho de 1984) é um lutador de MMA e o atual campeão do UFC na categoria dos pesos-médios. O ”All-American” é um lutador oriundo do Wrestling. Além do cinturão do Ultimate, Chris também já foi o detentor do título dos médiso do Ring Of Combat. No wrestling chama a atenção por ter sido um ”All-American” que é um título dado aos melhores wrestlers universitários. Na primeira divisão já conseguiu ficar em sexto colocado em 2006 e em terceiro em 2007. Ele é atualmente o quarto-colocado no ranking peso por peso do UFC.

Foto: (Dave Mandel, Sherdog.com)

Foto: (Dave Mandel, Sherdog.com)

Sem dúvidas, meu herói é meu pai. Eu já vi ele passar por algumas coisas muito difíceis em sua vida como proprietário de seu negócio e pessoalmente. (…) Sempre admirei como ele tratava seus funcionários e lhes ajudaria antes de tudo, antes de pensar a si mesmo.

Chris é o segundo de três irmãos, ele e seu irmão mais velho eram crianças quando seus pais começaram a influenciá-los a prática de esportes. Desde cedo dominava o esporte graças as suas capacidades físicas avantajadas perante aos outros. Foi destaque no wrestling na escola e na faculdade, e na faculdade se formou em psicologia.

Sua trajetória na greco-romana começou cedo quando usou uma roupa emprestada por um amigo treinador, assim incentivado pelo seu pai e assim ganhou alguns títulos e boas colocações na liga universitária. No esporte ele chegou a derrotar nomes como Phil Davis e Ryan Bader, que são também lutadores do UFC.

No Ring Of Combat derrotou o homem-ambulância, Uriah Hall, por nocaute. Nesta organização ele ganhou quatro seguidas até ser contratado pelo Ultimate. No ROC foram dois nocautes, uma finalização e uma decisão assim mostrando sua versatilidade. Além de ser exímio wrestler, Weidman também é faixa-marrom em Jiu-Jitsu Brasileiro.

Estréia no UFC contra Alessio Sakara

No terceiro dia do mês de março do ano de 2011 Weidman fazia sua estréia no cage de MMA mais famoso do mundo. Seu oponente era o experiente Alessio Sakara que vinha embalado por três vitórias consecutivas. Chris teve uma grande performance contra o italiano, e garantiu o triunfo por decisão unânime. Weidman ficou coberto pelo sangue de Alessio e esta apresentação foi seu cartão de visitas ao restante da divisão.

Weidman1

Foto: (https://www.theroar.com.au)

Após Sakara, ele derrotou mais três lutadores até chegar na luta contra o filipino Mark Muñoz. Suas vítimas foram Jesse Bongfeldt (deu os três tapinhas ao sofrer com uma justíssima guilhotina aplicada pelo ”All-American”), Tom Lawlor (que foi apagado por um brabo choke, ou estrangulamento brabo) e Demian Maia (que perdeu por decisão unânime e ”se aposentou” da categoria dos médios).

Luta contra Mark Muñoz

Chris Weidman foi escalado para enfrentar a ”Maquina de destruição filipina” Mark Muñoz no UFC on Fuel TV 4 que ocorreu no dia 11 de julho de 2012. Em uma luta onde era esperada uma guerra entre wrestlers de alto nível, somente um lutador se sobressaiu e este lutador era o garoto de Baldwin. Chris Weidman foi muito superior a Muñoz durante o combate todo, no primeiro round um 10-8 poderia ter sido dado sem problemas pelos juízes. O segundo round foi similar ao primeiro, com Mark tentando acelerar a luta e falhando enquanto Weidman o quedava e justamente no segundo assalto em aproximadamente dez segundos o filipino já estava de costas no chão novamente. Quando Mark voltou a ficar de pé, Chris começou a marcar o tempo para contragolpe e quando Muñoz lançou um overhand ele perfeitamente esquivou e assim contragolpeou com uma cotovelada que deixou seu oponente caído, assim Weidman completou com um ground and pound para liquidar a disputa. Após a luta ele desafiou o até então campeão Anderson Silva.

Eu quero Anderson Silva. Toda vez que consigo fazer um camp de treinamento completo, eu consigo finalizar a luta. Deixe-me fazer um camp inteiro e eu adoraria uma chance contra o homem.”

O sonhado title-shot contra Anderson Silva e a defesa do título contra o mesmo

Após muitas tentativas por parte de Chris e recusas de Anderson alegando falta de experiência do norte-americano o combate foi enfim marcado para o dia 06 de julho de 2013. Na pesagem um incidente curioso aconteceu, um toque de rostos entre os dois atletas foi presenciado durante a encarada. A luta foi marcada pela falta de ofensividade por parte do Spider que provocou o estadunidense até o segundo round do combate quando foi nocauteado ao cometer um erro técnico de deixar os dois pés paralelos ao chão não tendo mais espaço para esquivar dos golpes de Weidman. Chris então se tornou o primeiro homem a nocautear Anderson Silva e o primeiro a derrotá-lo em quase uma década de invicibilidade.

Na revanche o ex-wrestler desde o início botou muita pressão em Anderson utilizando de quedas e seu potente ground and pound. No segundo round, Anderson desferiu um low kick na parte interna de Weidman que defendeu o golpe com o joelho assim causando uma séria lesão ao brasileiro que feriu tíbia e fíbula.

Caminho até agora

Ele fora escalado para enfrentar Vitor Belfort no dia 24 de maio de 2014, mas devido ao fim da terapia de reposição de testosterona, Belfort não ficaria pronto para se acostumar a ficar sem a terapia e assim Weidman enfrentou o brasileiro Lyoto Machida no dia 05 de julho de 2014. Em uma luta muito disputada o norte-americano garantiu o triunfo por decisão unânime e também recebeu o prêmio de luta da noite. Agora ele está novamente escalado para enfrentar Belfort, desta vez no dia 28 de fevereiro de 2015. E assim ele (Chris) fará sua quarta luta consecutiva contra um brasileiro.

Curiosidades: O campeão salvou uma idosa de um acidente doméstico. A senhora se encontrava com cortes ao se acidentar com uma mesa de vidro, Chris a levou para dentro de casa e cuidou de seus ferimentos até a ambulância chegar.
Ele também sofreu ao ter sua casa totalmente destruída pela tempestade Sandy em outubro de 2012.
Formado em Psicologia pela universidade de Hotsfra.
Sofria bullying de seu irmão durante a infância.

Também foi o vencedor do World MMA Awards por ser o lutador do ano em 2013, e a revelação de 2012.

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

Escrito por Jorge Nojikoski
Fontes: Wikipédia, Sherdog, UFC, TATAME.



Categorias
EspeciaisLutasMMA InternacionalUFC

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
Sem Comentários

Responder

*

*

5 × 5 =

RELACIONADO POR