Diretor médico do Jungle Fight é o novo colunista do Nocaute na Rede

Tendo em atenção a importância que a saúde representa para as modalidades de combate, nós do Nocaute na Rede convidamos para o nosso time de colunistas, se juntando as...

Tendo em atenção a importância que a saúde representa para as modalidades de combate, nós do Nocaute na Rede convidamos para o nosso time de colunistas, se juntando as feras Popó Freitas e Carlão Barreto, o atual Diretor da Comissão Médica do Jungle Fight, Gustavo Starling Torres.

O paulista tem em seu extenso currículo passagens pela Confederação Brasileira de Kickboxing, Torneios Brasileiros de Karatê e Jiu Jitsu, MTV Rockgol 2013 e também como “Medical Staff” na Copa do Mundo da FIFA em 2014.



Gustavo Starling (Foto: Alexandre Oliveira)

Gustavo Starling (Foto: Alexandre Oliveira)

Em bate papo exclusivo com o Nocaute na Rede, Gustavo Starling comenta sobre a sua carreira profissional, graduações, atuação no Judô, convite para assumir a diretoria do Jungle Fight, relação com Wallid Ismail e muito mais, confiram:

Desde a infância sempre estive ligado aos esportes, especialmente às artes marciais. Lutei e competi Judô, tendo como mestres os profs. Mário Sugizaki e, depois, seu filho Mateus (que veio a ser técnico da seleção brasileira nas Olimpíadas de Moscou), em Botucatu. Mais tarde, com minha família mudando para SP, passei a treinar Jiu Jitsu com o mestre Fernando, da tradicional família de lutadores Yamazaki, e judô, na Associação de Judô Vila Sônia, dos mestres Massao e de seu filho, Luiz Shinohara, atual técnico da seleção masculina do Brasil. Lá, tive o prazer de treinar e conviver com medalhistas olímpicos, como Aurélio Miguel e Carlos Honorato, entre outros.

Ao me formar médico, decidi fazer pós-graduação em Medicina Esportiva e também em Fisiologia do Exercício, podendo assim continuar ligado aos esportes e atuar profissionalmente nessa área. Com isso, passei a participar como médico de equipes de atendimento de emergências, em competições de diversas modalidades esportivas, nacionais e internacionais, como do “Medical Staff” da Copa do Mundo da FIFA 2014; além de responsável pela equipe médica de Campeonatos Brasileiro, World Grand Prix e World Cup de Kickboxing (WAKO) e de Torneios Brasileiros e Sul-Americanos de Karatê (CPKI) e Jiu Jitsu (FPJJ/IBJJF), entre muitos outros.

Gustavo Starling (Foto: Raphael Freire)

Gustavo Starling (Foto: Raphael Freire)

Foi durante esta trajetória que participei de eventos do Jungle Fight Championship MMA, como médico responsável pelo atendimento de competições em SP, que vim a conhecer profissionalmente o Wallid Ismail. Talvez pela minha ligação bastante forte com a luta e pelo trabalho desenvolvido nos eventos, além dele também ser um apaixonado pelo esporte, o entendimento foi fácil e cada vez melhor e, em pouco tempo, fui convidado por ele para assumir a Diretoria Médica do JFC, em 2014.

No JFC, estabelecemos um protocolo de exames médicos pré-participação e de controle pós-luta, embasado em instituições internacionais, e que estamos gradativamente implementando. Isso, com todo apoio da diretoria, tanto do Wallid quanto do Luis Roberto Moraes Duarte (Bebeo), produtor-executivo do JFC, para que possamos ter e dar segurança aos lutadores, preservando sua integridade física e, principalmente, sua saúde, que é um dos grandes objetivos da área que coordeno e preocupação constante da diretoria do JFC.

Gustavo Starling (Foto: Luiz Gustavo Shimbata)

Gustavo Starling (Foto: Luiz Gustavo Shimbata)

Fiquei bastante feliz e entusiasmado com o convite para ser colunista do site, especialmente por se tratar de um espaço voltado para as modalidades de lutas, esporte com o qual tenho fortes ligações, como mencionei anteriormente.

Como médico atuante nessa área, incluindo a diretoria médica do JFC, minha intenção é abordar assuntos envolvendo a Medicina Esportiva, a Fisiologia do Exercício e o Treinamento Desportivo, mostrando como as Ciências do Esporte ajudam de forma determinante na preparação atlética, desde a saúde dos praticantes até seu condicionamento físico em alto nível.

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH



Categorias
EspeciaisLutasMMA Nacional

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
Sem Comentários

Responder

*

*

dez + 9 =

RELACIONADO POR