Efeitos colaterais da proibição da reidratação intravenosa

Não só no MMA, mas em todo meio esportivo é comum que atletas realizem a reidratação intravenosa. Ela consiste em efetuar a reidratação através da aplicação de soro diretamente...

Não só no MMA, mas em todo meio esportivo é comum que atletas realizem a reidratação intravenosa. Ela consiste em efetuar a reidratação através da aplicação de soro diretamente na veia sanguínea, disseminando por todo o organismo.

hacran-dias



O motivo para sua utilização seria a agilidade na recuperação de peso dos atletas que passaram por um corte brusco de peso para o dia da pesagem dos eventos.

No  UFC,  a  proibição  foi  cogitada  para  começar  a  partir  de  julho,  o  que  acabou  não acontecendo.

Na época, houveram muitas reclamações sobre a proibição e sobre como ela seria aplicada. Uma das reclamações era sobre o pouco tempo que os atletas teriam para se adaptar ao corte do procedimento.  Inclusive  o  técnico  da  Nova  União,  André  Pederneiras,  pediu  que  fosse criado  um período de  adaptação  onde  os  atletas  poderiam testar  a  sua  recuperação  sem utilizar essa forma de reidratação.

O fato gera polêmica, pois muitos não consideram o procedimento como doping e por ainda não estar claro como será realizado o controle. O campeão peso pena, José Aldo, é mais um que não acredita que esse controle possa ser realizado e parece não estar se importando muito com isso:

“Vou continuar colocando na veia, pouco me importa. Falo que vou comer, vou embora e faço. Não vão me tirar da luta.”

O principal  motivo da proibição é porque essa  forma de reidratação pode mascarar  testes antidoping. Cogita-se que a nova regra começará a valer a partir de outubro.

Após essa data, quem for pego fazendo reidratação intravenosa poderá ser suspenso por um período de 2 a 4 anos.

Caso a reidratação intravenosa seja mesmo proibida, muitos acreditam que vários lutadores precisarão subir de categoria em virtude da maior dificuldade de se reidratar e lutas tão esperadas, como Ronda x Cyborg, ficarão mais longe de acontecer.

 

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

 

Escrito por Jean Fretta Pereira



Categorias
Especiais

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
Sem Comentários

Responder

*

*

4 + treze =

RELACIONADO POR