Ele é o “Homem MMA” do Rio Grande Do Norte e do Brasil! Conheça o trabalho de Rodrigo Cruz!

Ele é faixa preta de karatê, treina diversas artes marciais, é announcer, é presidente do Potiguar Combat e é um ícone no MMA nacional. Conheça mais da trajetória de Rodrigo!
(Foto: Acervo pessoal Rodrigo Cruz)

Rodrigo Cruz é o “homem MMA” no cenário nacional e comanda o esporte no estado do Rio Grande Do Norte com seu trabalho fenomenal. No mundo da luta desde os 6 anos de idade, Rodrigo já praticou capoeira, judô e atualmente além de treinar muay thai, wrestling e ocasionalmente o jiu-jítsu, é faixa preta de karatê, arte que treina há 22 anos. Rodrigo é especialista em Comunicação e Marketing, apresentador de TV, jornalista e publicitário, o que lhe rendeu o convite para trabalhar como announcer.

No início de 2015, Rodrigo lançou a primeira temporada do Reality Show “The Walker Reality”, que acompanhou a vida e a rotina de quatro lutadores de MMA que disputavam entre si uma vaga para lutar pelo Limo Fight e ter seus combates transmitidos pelas telas do Esporte Interativo. Após isso, surgiu a ideia de continuar crescendo com o esporte e finalmente, Rodrigo teve a ideia de fazer um evento onde o atleta fosse beneficiado em todos os âmbitos: na saúde, na mídia e em parcerias. Nasce aí o POTIGUAR COMBAT, organização de MMA que realiza suas pesagens NO DIA DO EVENTO e não permite que o atleta se desidrate. O Potiguar promove seus torneios em forma de Grand Prix para determinar campeões e também promover superlutas.



Com o crescimento do programa The Walker Reality, a expansão de sua marca pessoal e o êxito na pré-produção dos primeiros eventos do Potiguar Combat, Rodrigo recebeu o convite do presidente do NFC (Natal Fight Championship) para ser announcer, em um evento ao vivo para todo o país, logo de cara sendo transmitido em rede nacional pelo Esporte Interativo! O resultado:  em pouco mais de um ano, já são 15 eventos apresentados em 6 cidades diferentes, sendo 9 deles televisionados, 7 em rede nacional. Rodrigo acompanha fervorosamente o MMA nacional e se espelha em locutores como Fábio Leandro, Júnior Frutuoso e Ton Munhoz.

Rodrigo Cruz em ação! (Foto: Acervo pessoal Rodrigo Cruz)

Rodrigo Cruz em ação! (Foto: Acervo pessoal Rodrigo Cruz)

Rodrigo como organizador pelo Potiguar Combat é um promoter que dá o sangue pelo MMA nacional e reconhece mais do que ninguém todos os obstáculos que um lutador e um organizador precisam superar para fazer o motor do mundo das lutas continuar funcionando aqui no país. Em um papo descontraído com o Nocaute Na Rede, Rodrigo reconhece as dificuldades de se viver de lutas no país e o que é necessário para que a estrutura e o estímulo ao esporte melhorem cada vez mais. Rodrigo ressaltou que o AMOR pelo esporte é ainda o combustível para manter a chama da luta acesa e o lutador focado no ringue.

“É difícil viver de luta aqui dentro. Não interessa o lado em que se esteja. O lutador sofre com bolsas baixas, com empresas que acham que é um favor patrocinar um atleta e não como um investimento onde terá retorno de marca, além, claro, da falta de estrutura dos eventos.

Já do lado dos eventos, eu falei em falta de estrutura. Mas isso não é por mal. Embora possam achar que promotor ganha dinheiro, isso é MENTIRA. Em geral, inclusive na maioria dos “grandes” do Brasil, a gente vê até o pipoqueiro e o vendedor de chicletes tirando sua grana, e a gente ficando no prejuízo. O amor ao esporte fala mais alto, porém, buscando sempre as condições de se fazer um evento viável. Talvez falte união, talvez seja qualquer outro motivo, mas a única certeza que tenho é que, se promotor não começar a viabilizar seus shows, não vai mais ter lutador. Afinal, onde eles vão lutar?”

Rodrigo ainda comentou sobre iniciativa de lutadores estrangeiros como Mark Hunt de criar uma União dos lutadores, como um sindicato, para reivindicar melhor estrutura e condições de vida para o atleta. Sobre o assunto, ele disse que a criação de um sindicato seria uma idéia precipitada, e que antes dos atletas colocarem a mão na massa, é necessário que primeiro haja união entre os atletas e que entenda-se, individual e coletivamente, quais são as reais necessidades para um atleta, convergirem-se e quando finalmente chegarem em um consenso, pôr a idéia em prática.

(Foto: Acervo pessoal Rodrigo Cruz)

(Foto: Acervo pessoal Rodrigo Cruz)

Rodrigo segue trabalhando duro. Na contramão da crise econômica e política que afeta o Brasil, foram realizadas 3 edições do Potiguar Combat em 3 cidades diferentes. A próxima edição acontecerá no dia 16 de outubro, junto com o maior evento de Muay Thai do Nordeste, o Litorâneos Stadium. Ringue e octógono montados no mesmo evento, com lutas de Thai e MMA intercaladas. Uma curiosidade é que esta edição será a PRIMEIRA em que Rodrigo será locutor (ele não é o locutor oficial do Potiguar Combat, mas atendendo a pedidos, assumirá os microfones)!

Esse ano, Rodrigo atuou como announcer em 11 eventos, dentre eles uma edição do Áspera, duas do Limo Fight, duas do Natal Fight Championship. Até o fim deste ano, estará em 5 eventos agendados, incluindo uma edição do Áspera no Acre e uma do NFC em Natal. Para o ano que vem, Rodrigo tem como meta trabalhar em 24 eventos, dois por mês. O Potiguar Combat tem, para 2017, cinco edições agendadas.

Para contar com o trabalho deste fera em seu evento, você pode contatá-lo em seu Instagram (@rodrigocruz84) e levar todo o gás, toda a emoção e toda a alegria do announcer para seu evento, dentro e fora dos ringues (Rodrigo oferece também um tipo de “pep talk” para estimular e animar os lutadores pré-combate)! Para o Nocaute Na Rede, o mestre mandou o recado:

“Alô alô galera que se liga no Nocaute na Rede, vou deixar apenas um recado para vocês, e espero que reflitam: Fique tranquilo, tá tudo certo. Cada um tem a vida que merece. Ninguém é responsável pelo seu sucesso ou fracasso, a não ser exclusivamente você mesmo. Então, busque se aperfeiçoar, independente do que você faça na vida. Não busque culpados, busque apenas a solução. A sua vida irá mudar a partir do momento que você for AUTORRESPONSÁVEL! Um forte abraço.”



IBlackbelt
Categorias
Aspera FCEspeciaisLutasMMAMMA Nacional

Paulistano, São Paulino, baterista, perito em TI, fanático por lutas e viciado em games. Colunista e redator Nocaute Na Rede.
    Sem Comentários

    Responder

    *

    *

    cinco × 1 =

    RELACIONADO POR