#EntreRegras: Como funciona os bastidores de um evento de MMA, função do árbitro, cutman, juízes e delegados

Um evento de mma começa desde que os atletas são contratados e é fechado o card junto a toda estrutura, daí por diante inicia todo processo de produção e...

Wagner Mercurio

Um evento de mma começa desde que os atletas são contratados e é fechado o card junto a toda estrutura, daí por diante inicia todo processo de produção e preparação até o dia da pesagem, são dias de muita adrenalina para ambos os lados por um desgaste físico e mental de todos envolvidos no evento até chegar a data da pesagem oficial. A pesagem é acompanhada pelo produtor do evento, membros da comissão de arbitragem, delegados, atletas junto aos seus treinadores, o locutor do evento e mídia repórteres e jornalistas.



(Foto: UFC)

(Foto: UFC)

Na pesagem o atleta tem por obrigação pesar o peso combinado de acordo com sua categoria havendo uma tolerância de uma Libra ou 0,455 Kg em combates não valendo cinturão, essa tolerância aqui no Brasil em alguns eventos por decisão de seus produtores onde eles chegaram a um consenso e estipularam em seus eventos a tolerância de 300 /400 ou até 500 g. 

(Após a pesagem os atletas seguem para a foto em seguida a coletiva de imprensa.)

No dia do evento os atletas saem de seus hotéis junto aos seus treinadores e seguem para o local do evento, ao chegar se dirigem ao gerente do evento para pegar suas credenciais e seguir para seus vestiários. 

QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS

Quando o atleta está no local do evento em seus vestiários são designados os DELEGADOS para acompanhar os atletas dos vestiários até o Cage (Octógono), a função desses profissionais é fiscalizar os atletas para checar se há uso de alguma substância não permitida pelo evento, isso ocorre em cada intervalo dos rounds também. Ainda nos vestiários o evento disponibiliza para fazer ou apenas fiscalizar as bandagens dos lutadores o CUTMAN que em seguida coloca as luvas e assina para que não sejam removidas, esse mesmo profissional fica responsável junto ao membro da comissão na hora vistoria e ele aplica a vaselina que é a única autorizada a ser passada e só pode ser passada por eles. Eles também são responsáveis para fechar os cortes, diminuir os inchaço ocasionado por lesões no decorrer do combate, eles são os únicos junto aos delegados e médicos se necessário a entrar na área de combate em todos rounds sem a solicitação do árbitro central.

O JUIZ ,tem várias funções que vai da mesa central a lateral, como também pode ser o vistoriador ou até um árbitro Central, na mesa lateral ele é responsável por julgar o combate, mas não pode tirar ponto, nem desclassificar, pode alertar o Central ou a comissão na mesa sobre alguma irregularidade e é peça fundamental no combate, seu juri é responsável pela carreira do atleta.

Por fim vamos falar do ÁRBITRO CENTRAL, que é o profissional responsável por cuidar da integridade física do atleta, ele não tem poder de julgar, mas é o único que pode penalizar tirando ponto do infrator, ou desclassificar o mesmo dependendo de sua análise sobre algum fato que infrinja as regras unificadas do mma, ele é quem conduz o combate e deixa luta correr e é o único autorizado a estar dentro do Cage (Octógono) junto ao médico (quando necessário), antes do combate o árbitro visita o vestiário do atleta que vai arbitrar sua luta e esclarece as regras e determina alguns tópicos do que é permitido e o que é aceito como tolerância, aja vista que é por obrigação do atleta conhecer as regras. 

Contamos com os comentários e participações de todos. Obrigado e até a próxima.

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

Patrocinador

Escrito por Wagner Mercurio / Cezani Moutinho
Árbitro Central ABAL



Categorias
Opinião

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
Sem Comentários

Responder

*

*

3 × 2 =

RELACIONADO POR