Entrevista com Edson Xuxa “Head Coach” da International Boxing Group (IBG)

Edson “Xuxa” Nascimento, todo o universo sabe que é um boxeador de primeira, atleta que acabou a carreira precocemente devido a complicação em um dos olhos, fazendo o promissor...
Xuxa em treinos na The Team Money - Com Floyd Mayweather (Foto: IBG)

Xuxa em treinos na The Team Money – Com Floyd Mayweather (Foto: IBG)


Edson “Xuxa” Nascimento, todo o universo sabe que é um boxeador de primeira, atleta que acabou a carreira precocemente devido a complicação em um dos olhos, fazendo o promissor atleta interromper a invicta escalada ao sonho de ser campeão mundial. Porém com sua capacidade de adaptação, Edson Xuxa inicia em outra atividade no Boxe, dá inicio a carreira de treinador, a frente da parte técnica da IBG (International Boxing Group) onde lapidou e lapida grandes boxeadores no Centro de Treinamentos Santana do Parnaíba na grande São Paulo.
 
Confira abaixo o bate papo:
 
Xuxa você foi um grande vencedor em sua carreira como atleta, como sua aposentadoria precoce, o trabalho de treinador começou, quem influenciou sua carreira de treinador?
 
Bom, na verdade passei pelas mãos de Aelio Mesquita que foi meu primeiro treinador,  aprendi muito com ele e depois fui contratado pelo mexicano Rômulo Quirate, que aprendi mais ainda, ele teve vários campeões mundiais como Júlio César Chaves, Dinamite Estrada, Jibar Peres, Manoel, Manteiga Medina e outra que fiquei fazendo parte da sua equipe durante 4 anos que foram espetacular.  
 
Porque sua carreira como atleta foi abreviada e como ficou seu retrospecto de profissional?
 
Quanto a minha carreira de atleta, tive várias vitórias no Brasil e em outros países, e infelizmente tive um descolamento de retina, em seguida fui convidado pelo Edu Melo, para coordenar um projeto de boxe que atualmente é a IBG.
 
Edson, sua carreira de treinador começou com esta parceria forte com Edu Melo, quando começou e que resultados esta equipe colheu?
 
Estamos juntos com a equipe há 15 anos, sempre focando em criar um campeão mundial, e já tivemos grandes resultados como  vários campeões brasileiros, paulista, latino, sul-americano, intercontinental e um campeão mundial, júnior (CMB), enfim vários campeões, mas ainda falta o grande título, o de mundial.
 
Como é feita a lapidação dos talentos dentro deste 15 anos de formação de IBG?
  
Sobre lapidar, tivemos vários boxeadores que passarão na casa em Santana do Parnaíba, e o que mais escutou, preferiu acreditar no meu trabalho, chama-se chama Patrick Teixeira, que hoje faz parte da Golden Boy Promotions e logo vai disputar o grande sonho do título mundial.
 
Em camp na Argentina, no centro de treinamentos do consagrado Lucas Martin Matthysse, nos fale deste camp e que atletas estiveram se preparando na ocasião?
 
Sobre o treinamento da Argentina, penso que foi bom para o Patrick, e pra mim também porque eu fui chamado para treinar oficialmente o Lucas Mathysse, para a próxima luta que será no mesmo dia de Patrick. 
 
Nesta ocasião vamos estar fazendo sua luta preliminar, então isso é bom pra mim como treinador e para a equipe da IBG, que faz ficar bem conhecida, na verdade o trabalho que fazemos com os boxeadores que é um trabalho muito sério, que não deixamos a desejar nenhum treinamento de fora e melhorando sempre.
 
Patrick Teixeira e toda a IBG já estavam esperando pela luta em março e agora a data mudou, o que isso muda para a equipe?
 
Sobre a alteração de data, estamos bem tranquilo quanto a isso, não abala em nada nosso trabalho, vamos estar melhor ainda fisicamente, mentalmente e tecnicamente e o Patrick estará totalmente pronto para o dia 7 de maio em Las Vegas, onde faremos a preliminar de Canelo vs Khan.
Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek
Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH


Categorias
Boxe Nacional e InternacionalLutas

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
Sem Comentários

Responder

*

*

oito + dez =

RELACIONADO POR