Entrevista: Júlio César, líder da GFTeam.

Líder da GFTeam, o professor Júlio César fala um pouco da trajetória no BJJ, desde o início com Monir Salomão até formar o seu próprio “exército” de lutadores, com...

Líder da GFTeam, o professor Júlio César fala um pouco da trajetória no BJJ, desde o início com Monir Salomão até formar o seu próprio “exército” de lutadores, com diversos títulos e o reconhecimento no cenário esportivo.  

Quando começou a praticar BJJ e quem foi oi seu primeiro professor na arte suave?  



Comecei a treinar em 1974 com o professor Monir Salomão, na Vila da Penha (RJ).  

Júlio, você levou o Jiu-Jitsu pra Universidade Gama Filho (Piedade), que também tinha o Judo como atividade de luta… Qual foi o propósito de levar este esporte para uma universidade?  

Foi através do professor Paulo Jardim e Pedro Gama Filho. Eu lutei Jiu-Jitsu pela universidade Gama Filho e eles gostaram dos meus rendimentos e passei a ministrar aulas neste local.  

A sua equipe saiu das instalações da universidade e foi parar no Méier, num local equivalente a um espaço comercial, numa das principais ruas do bairro…  O que lhe motivou a montar a sua equipe neste local e não optar por uma academia convencional?  

Foi uma oportunidade. Havia este local que estava sem atividade e a proprietária aceitou a minha proposta e iniciei o Jiu-Jitsu neste espaço. Hoje o espaço é da equipe e estamos melhorando, com outro tatame de treino e alojamento. Em breve estaremos reinaugurando o nosso espaço.   

GFTEAM

A GFTeam, segundo a própria frase usada pela equipe, ela “não para”. Você tem números de faixas pretas e filiais (oficiais) no Brasil e fora dele?  

São 200 filiais espalhadas no Brasil e fora também.  

Uma equipe tão numerosa e qualificada como a GFTeam também tem professores qualificados para ajudar a administrar a tropa comandada pelo professor Júlio César… Quais são os seus “homens de confiança” que lhe ajudam nesta empreitada?  

Se eu for citar nomes será injusto. Todos os professores envolvidos são importantes. É um grupo forte e coeso, graças a Deus!  

Rodolfo Vieira é o atleta referência na GFTeam como nos campeonatos mais importantes de BJJ, mas parece que o atleta mais brilhante da sua equipe está deixando o pano de lado e começando a caminhar para o MMA. Você acha que ta na hora de trocar o kimono pelas luvas?  

O Rodolfo antecipou bastante o sucesso da GFTeam nas principais competições. Ele ganhou tudo dentro do BJJ. Acho que está na hora de tentar o espaço dele no MMA, até pela questão financeira.  

Rodolfo e Julio

Você já arbitrou nas principais competições de BJJ. Com o seu olhar técnico, como está a arbitragem do esporte hoje em dia?  

Eu gosto de arbitrar. Eu aprendo arbitrando e ensino os meus alunos a partir da arbitragem. Eu acho que a arbitragem do esporte está em boas mãos pelo excelente trabalho do professor Álvaro Mansor.  

GFTeam pra 2016?  

Muito trabalho para tentarmos chegar no pódio no Mundial.  

Qual seria o agradecimento do professor Júlio César ao BJJ?  

Agradeço ao BJJ por tudo. Alimento e sustento a minha família através do Jiu-Jitsu. Consegui fazer deste esporte uma profissão e formando vários professores espalhados pelo mundo. O Jiu-Jitsu é minha vida.  

Recado final aos internautas do NOCAUTE NA REDE!   

Acredite nos seus sonhos!  

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

Escrito por André Vieira Ribeiro.



Categorias
EntrevistasJiu JitsuLutasMMA Nacional

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
Sem Comentários

Responder

*

*

20 − treze =

RELACIONADO POR