ESPECIAL BELLATOR 170: O que esperar da luta de Tito Ortiz x Chael Sonnen

O confronto entre os dois maiores Bad-Boys do MMA promete agitar o público na luta principal deste grande evento.
Tito Ortiz x Chael Sonnen (Poster Oficial)

A primeira grande batalha entre os dois protagonista deste evento, do Bellator 170, já aconteceu, e o local não foi ainda no Cage circular do Bellator, e sim na conferência de imprensa, palco com a presença ilustre dos lutadores onde fazem entrevistas, respondem as perguntas dos repórteres e jornalistas e, é claro, as provocações de um e de outro. E como de esperar, a troca de farpas foi quente entre os dois “Bad-Boys” mais polêmicos do mundo das lutas. As vésperas de um dos maiores card feito pelo Bellator, o Nocaute na Rede não poderia deixar de lado sobre o que esperar desta luta em nosso último Especial Bellator 170, do duelo entre Tito Ortiz e Chael Sonnen.

Tanto Tito Ortiz quanto Chael Sonnen são ex-lutadores do UFC, sendo o primeiro ex-campeão e um dos que possuem mais defesas de títulos da categoria dos meios-pesados do maior evento de MMA do mundo, o UFC, com 5 defesas de títulos, sendo superado apenas para Jon Jones, este que em abril de 2013 igualou o recorde de títulos enfrentando justamente Chael Sonnen e, no mesmo ano, no mês de setembro, Jones quebrou seu recorde de defesas de títulos da divisão até 93,1 Kg. Aos 41 anos, Ortiz tem ao todo 31 lutas, sendo 18 vitórias, 12 derrotas e 1 empate na carreira. Lutando no Bellator desde 2014, tem 2 vitórias e uma derrota no evento, derrota esta em sua última luta, ao enfrentar o ex-campeão dos meios pesados, Liam McGeary, na luta pelo título, onde veio a perde por finalização no primeiro round após ser pego por um triângulo invertido.

Tito Ortiz com cinturão de campeão meio pesado do UFC

Tito Ortiz com cinturão de campeão meio pesado do UFC

Lutando pelo primeira vez no segundo maior evento de MMA do planeta, um dos maiores falastrões do MMA retorna aos palcos das lutas após ficar parado por mais de três anos. Aos 39 anos, Sonnen possui 12 lutas a mais que seu oponente (43 luta), sendo 28 vitórias, 14 derrotas e 1 empate. Ex-desafiante ao título dos médios e dos meio-pesados do UFC, Sonnen tem o privilégio de ser um dos poucos lutadores a ter enfrentado Anderson “Spider” Silva e Jon “Bones” Jones em sequência. A sua última luta foi exatamente no UFC, ao ser derrotado por Rashad Evans por nocaute técnico, no primeiro round. Após esse confronto, foi treinador do TUF Brasil 3 sendo rival de Wanderlei Silva na casa, onde esperava enfrentar este no TUF Final Brasil, todavia foi retirado do card após não só Wanderlei Silva ser suspenso por não realizar exames de antidoping como ele (Sonnen) também ter sido flagrado por uso de substância proibida dias antes desse evento.

Chael Sonnen

Chael Sonnen

O que esperar desta luta?

Ambos os lutadores tem como base o Wrestling, aliás, ambos são bem parecidos até mesmo em suas graduações – Wrestling, boxe, BJJ. Ortiz começou a praticar Wrestling no colegial e se destacou na modalidade onde chegou a ser campeão estadual por duas vezes consecutivas do NJCAA. Já Sonnen, no Wrestling, fez parte da primeira divisão NCAA de Wrestling, fora ter vencido vários torneios na luta agarrada. Por conta disso, na luta entre eles, é certeza que os protagonistas deste sábado tendem a começar no jogo de grappling e disputar “território” para ver quem leva vantagem no jogo agarrado. Nesta disputa, Ortiz leva um pouco de vantagem. Apesar de Chael Sonnen ter graduação um pouco mais alta no Wrestling, Ortiz tem a vantagem física a seu favor. Ele é mais alto, é mais pesado e mais habituado na categoria dos meio-pesados.

No jogo de chão, tanto Ortiz quanto Sonnen possuem um forte Ground and Pound (GnP), e qualquer um deles que levar a vantagem no jogo agarrado e ir para o chão, com certeza farão o possível para castigar e pontuar bastante com marretadas e cotoveladas. Ambos também demonstram possuírem bom Jiu-Jitsu. Ortiz é faixa marrom, e no chão poderá variar do GnP para o uso do Jiu-Jitsu, principalmente com seu “Katagatame”,  onde em sua última vitória por finalização venceu Shlemenko com esse golpe de estrangulamento . No caso do “falastrão” Sonnen, este é faixa roxa da modalidade; muito agressivo quando estando por cima, costuma apresentar brechas e ser pego com um triângulo ou deixar o braço a “mercê” do adversário, embora contra Ortiz (de costa para o chão) não tenha perigo em ser pego por alguma “armadilha” do americano, mas uma entrada errada em pé poderá ter risco de cair numa “guilhotina. Apesar das brechas defensivas, Sonnen ainda pode se orgulhar de já ter vencido a lenda brasileira, Maurício Shogun “Rua”, ao finalizá-lo com uma “Guilhotina”.

Esta luta poderá ter boas chances de terminar nas mãos dos juízes, principalmente que o Main Event do Bellator em luta de não disputa de cinturão tenha os três rounds habituais. Caso não vá para decisão, Ortiz tem mais chances de vencer por nocaute técnico no GnP ou, ainda, finalizar ou com Katagatame ou, caso Sonnen vacilar, ser pego em uma “Guilhotina”.  No caso de Sonnen, este tem grandes chances de ser vencedor nas mãos dos juízes, sendo um pouco difícil de que ele vença por nocaute ou finalização.

Ortiz e Sonnen em sessão de fotos na encarada (Foto: MMA fighting)

Ortiz e Sonnen em sessão de fotos na encarada (Foto: MMA fighting)

Chegamos ao fim do nosso último Especial Bellator 170. As expectativas deste evento estão em alta, e a espera por isso com certeza será atendida neste sábado em uns dos maiores cards já feito pelo Bellator. A transmissão deste evento será nos canais da Fox Sports 1 e 2, sendo no Fox Sports 2 a transmissão do card preliminar, a partir das 22hrs, e o card principal a partir da 01h de sábado para domingo. A Fox Sports transmitirá apenas as lutas do card principal a partir da 01h de sábado para domingo.

Confira também:

ESPECIAL BELLATOR 170: O que esperar da luta de Paul Daley x Brennan Ward

ESPECIAL BELLATOR 170: O que esperar da luta de Ralek Gracie x Hisaki Kato

ESPECIAL BELLATOR 170: O que esperar da luta de Guilherme Vasconcelos x John Mercurio

ESPECIAL BELLATOR 170: O que esperar da luta de Chinzo Machida x Jamar Ocampo

BELLATOR 170

21 de janeiro, Inglewood, Califórnia – EUA

Lutas deste Card:

Peso Meio-Pesado: Tito Ortiz x Chael Sonnen

Peso Meio-Médio: Paul Daley x Brennan Ward

Peso Médio: Ralek Gracie x Hisaki Kato

Peso Pena: Georgi Karakhanyan x Emmanuel Sanchez

Pelo Leve: Derek Campos x Derek Anderson

Peso Pena: Chinzo Machida x Jamar Ocampo

Peso Pesado: Jack May x Dave Cryer

Peso Pena: Henry Corrales x Cody Bollinger

Peso Médio: Kevin Casey x Keith Berry

Peso Meio-Médio: Guilherme Vasconcelos x John Mercurio

Peso Meio-Médio: Gabriel Green x Jalin Turner

Peso Combinado: Christian Gonzalez x Daniel Rodriguez

Peso Leve: Jacob Rosales x Ian Butler

Peso Meio-Médio: Johnny Cisneros x Curtis Millender

Peso Leve: Mike Segura x Tommy Aaron

Peso Galo: Rob Gooch x James Ba

Peso Pena Feminino: Rebecca Ruth x Collen Schneider



Categorias
BellatorLutas
Sem Comentários

Responder

*

*

quatro × cinco =

RELACIONADO POR