ESPECIAL BELLATOR 175: O que esperar de Sergei Kharitonov vs. Chase Gormley

Duelo peso-pesado fará parte do card principal do evento e o Nocaute Na Rede mostra o que esperar deste confronto de colisão de carretas
(Foto: Spike TV)

O Bellator 175 acontece hoje, 31 de Março, daqui a pouquinho, lá em Rosemont, Illinois. Um dos duelos deste card principal promete levantar a galera e prepará-la para muito mais ação com os combates seguintes. O Nocaute Na Rede prepara mais um especial Bellator 175 com o que esperar do duelo peso-pesado entre o veterano Sergei Kharitonov e o americano Chase Gormley.

De um lado temos o russo Kharitonov que já é um veterano do esporte. Aos 36 anos e na ativa desde 2000, Sergei já passou pelo PRIDE, pelo Strikeforce, pelo M-1 Challenge, pelo Dream e pelo K-1 e em seu currículo consta vitórias sobre atletas de altíssimo calibre como Pedro Rizzo, Fabrício Werdum, Semmy Schilt, Murilo “Ninja” Rua, Alistair Overeem e Andrei Arlovski.



Do outro lado, temos o americano Chase Gormley, de 33 anos, que apesar de já ter passagem pelo UFC, não possui nenhuma vitória de expressão na carreira e lutou a maioria de sua carreira em organizações de menor porte como RFA, Superior Combat, Titan FC (onde foi campeão peso-pesado), King Of The Cage e Gladiator Challenge (onde também foi campeão peso-pesado).

Quadro ligeiramente comparativo com os atributos e cartéis dos dois atletas. (Foto: FightMetrics)

O QUE ESPERAR DO COMBATE?

Confrontos de pesos-pesados são sempre muito imprevisíveis. Não é comum que terminem abruptamente com nocautes e fãs costumam chamar os combates de “colisão de carretas”. Falando deste combate, isto é muito favorável a Sergei Kharitonov. O russo finalizou 13 de suas 23 vitórias na carreira por nocaute, sendo Alistair Overeem, Andrei Arlovski e Semmy Schilt alguns dos atletas que Sergei despachou com a força de seus punhos.

Além disso, o russo costuma finalizar seus oponentes logo no primeiro round. Apenas 5 de seus 29 duelos na carreira passaram do primeiro assalto. Usando sua vasta experiência no kickboxing, boxe e sambo, Sergei tem um arsenal muito perigoso de golpes. Seus treinos na Golden Glory team são sempre acompanhados de feras no kickboxing como Errol Zimmermann, Gökhan Saki, Semmy Schilt e Alistair Overeem, então luta em pé é o forte do russo.

Gormley, que é atleta da Reign MMA, tem menos anos de bagagem que o russo e é considerado o azarão do duelo. Com background primariamente no wrestling, Chase costuma usar a luta agarrada para levar o duelo à distância. De seus 14 triunfos, 8 foram por decisão dos juízes e seus combates são marcados por muito jogo de clinch, tentativas de queda e domínio no solo por cima.

Se a luta for decidida em pé, Kharitonov tem grande vantagem sobre Gormley e tem grandes chances de despachar o americano ainda no primeiro round. Chase poderá usar a luta de chão para pontuar e dominar Sergei mas a experiência do russo no sambo pode ajudá-lo defensivamente. Com 9 vitórias por finalização, o jogo de chão do russo é igualmente terrível.

Chase tem envergadura maior que Sergei, o que pode ajudá-lo a manter a distância, pontuar com jabs e minar a resistência do russo até encontrar uma brecha para tentar a derrubada. Gormley também é mais pesado que o russo, o que pode ajudar na hora da queda. Entretanto, o americano terá um desafio muito grande neste combate pois encontra páreo em todos os aspectos de seu jogo nas mãos do experiente russo.



IBlackbelt
Categorias
BellatorEspeciaisLutasMMAMMA Internacional

Paulistano, São Paulino, baterista, perito em TI, fanático por lutas e viciado em games. Colunista e redator Nocaute Na Rede.
    Sem Comentários

    Responder

    *

    *

    13 + dezessete =

    RELACIONADO POR