O Bellator 175 acontece hoje, 31 de Março, daqui a pouquinho, lá em Rosemont, Illinois. Um dos duelos deste card principal promete levantar a galera e prepará-la para muito mais ação com os combates seguintes. O Nocaute Na Rede prepara mais um especial Bellator 175 com o que esperar do duelo peso-pesado entre o veterano Sergei Kharitonov e o americano Chase Gormley.
De um lado temos o russo Kharitonov que já é um veterano do esporte. Aos 36 anos e na ativa desde 2000, Sergei já passou pelo PRIDE, pelo Strikeforce, pelo M-1 Challenge, pelo Dream e pelo K-1 e em seu currículo consta vitórias sobre atletas de altíssimo calibre como Pedro Rizzo, Fabrício Werdum, Semmy Schilt, Murilo “Ninja” Rua, Alistair Overeem e Andrei Arlovski.
Do outro lado, temos o americano Chase Gormley, de 33 anos, que apesar de já ter passagem pelo UFC, não possui nenhuma vitória de expressão na carreira e lutou a maioria de sua carreira em organizações de menor porte como RFA, Superior Combat, Titan FC (onde foi campeão peso-pesado), King Of The Cage e Gladiator Challenge (onde também foi campeão peso-pesado).

Quadro ligeiramente comparativo com os atributos e cartéis dos dois atletas. (Foto: FightMetrics)
O QUE ESPERAR DO COMBATE?
Confrontos de pesos-pesados são sempre muito imprevisíveis. Não é comum que terminem abruptamente com nocautes e fãs costumam chamar os combates de “colisão de carretas”. Falando deste combate, isto é muito favorável a Sergei Kharitonov. O russo finalizou 13 de suas 23 vitórias na carreira por nocaute, sendo Alistair Overeem, Andrei Arlovski e Semmy Schilt alguns dos atletas que Sergei despachou com a força de seus punhos.
Além disso, o russo costuma finalizar seus oponentes logo no primeiro round. Apenas 5 de seus 29 duelos na carreira passaram do primeiro assalto. Usando sua vasta experiência no kickboxing, boxe e sambo, Sergei tem um arsenal muito perigoso de golpes. Seus treinos na Golden Glory team são sempre acompanhados de feras no kickboxing como Errol Zimmermann, Gökhan Saki, Semmy Schilt e Alistair Overeem, então luta em pé é o forte do russo.
Gormley, que é atleta da Reign MMA, tem menos anos de bagagem que o russo e é considerado o azarão do duelo. Com background primariamente no wrestling, Chase costuma usar a luta agarrada para levar o duelo à distância. De seus 14 triunfos, 8 foram por decisão dos juízes e seus combates são marcados por muito jogo de clinch, tentativas de queda e domínio no solo por cima.
Se a luta for decidida em pé, Kharitonov tem grande vantagem sobre Gormley e tem grandes chances de despachar o americano ainda no primeiro round. Chase poderá usar a luta de chão para pontuar e dominar Sergei mas a experiência do russo no sambo pode ajudá-lo defensivamente. Com 9 vitórias por finalização, o jogo de chão do russo é igualmente terrível.
Chase tem envergadura maior que Sergei, o que pode ajudá-lo a manter a distância, pontuar com jabs e minar a resistência do russo até encontrar uma brecha para tentar a derrubada. Gormley também é mais pesado que o russo, o que pode ajudar na hora da queda. Entretanto, o americano terá um desafio muito grande neste combate pois encontra páreo em todos os aspectos de seu jogo nas mãos do experiente russo.