Especial UFC 207: O que esperar de T.J. Dillashaw vs John Lineker?

Luta promete definir o próximo desafiante ao título do peso galo, que enfrentará o vencedor do confronto entre Dominick Cruz e Cody Garbrandt
T.J. Dillashaw x John Lineker (Foto: Divulgação)

Em mais um especial do UFC 207 “do que esperar” das lutas principais deste card, teremos o confronto entre os dois mais bem rankeados da categoria dos pesos galos, TJ Dillashaw e John Lineker. O vencedor deste confronto deverá ser o próximo desafiante ao título dessa divisão, que tem como campeão Dominick Cruz, este que defenderá o seu cinturão neste mesmo card contra o seu compatriota, Cody Garbrandt, no Co-Main Event do UFC 207.

Ocupando a primeira colocação do ranking da divisão dos galos, o ex-campeão, TJ Dillashaw, busca vencer esta luta para chegar mais próximo de recuperar o cinturão, que já lhe pertenceu até o fim do ano passado quando foi derrotado para o atual campeão da categoria, Dominick Cruz, em janeiro deste ano. Aos 30 anos, ostenta um cartel de 13 vitórias e 3 derrotas, e terá que usar toda seu talento para frear o ímpeto do seu duro adversário, o brasileiro John Lineker, que vem embalado em uma sequência de 6 vitórias seguidas, sendo 4 vitórias na categoria dos galos. Na segunda posição do ranking, Lineker tem como principal objetivo conquistar o cinturão do UFC. Aos 26 anos, o brasileiro coleciona um cartel bastante expressivo no MMA, com 29 vitórias e 7 derrotas. A vitória do brasileiro nesta luta deverá consolidá-lo a desafiante número 1 da categoria dos pesos galos.

No confronto entre eles, promete ser uma luta de bastante movimentação, principalmente por parte de T.J. Dillashaw. A começar por este, o ex-campeão dos galos deverá trabalhar seu jogo de pernas e circular bastante pelo octógono aplicando alguns jabs, chutes altos mirando a cabeça do adversário e entrar com alguns diretos e sair do raio de ação do brasileiro, evitando assim ser alvo fixo, voltando a circular pelo cage. É possível também que Dillashaw usará mais o Wrestling nesta luta e levar o brasileiro ao solo, de modo a golpear bastante no GnP (Ground and Pound) ou buscar também a tentativa de finalização.

Dillashaw, em sua última luta, nocauteando Barão mais uma vez (Foto: Getty Images)

Dillashaw, em sua última luta, nocauteando Barão mais uma vez (Foto: Getty Images)

Por outro lado, John Lineker deverá manter o mesmo jogo das outras lutas, partir para a trocação e buscar o tempo todo o nocaute. Como seu adversário é da movimentação circular do cage, assim como foi contra o Dodson, Lineker deverá, inicialmente,  aplicar mais os Low Kicks (Chute baixo) e ocupar o centro do octógono e fazer o trabalho de cortar os ângulos para encurralar Dillashaw nas grades, onde o brasileiro aplica os seus golpes mais perigosos golpes, que pode começar com seu gancho de direita na linha de cintura e terminar com um cruzado na cabeça. Lineker tem demonstrado evolução em suas lutas nas defesas de quedas, mas ainda correrá risco de ser levado ao chão pelo ex-campeão dos galos caso o americano sentir risco na luta em pé.

Lineker aplicar um gancho na linha cintura de Dodson (Foto: Esther Lin/MMA Fighting.com)

Lineker aplicar um gancho na linha cintura de Dodson (Foto: Esther Lin/MMA Fighting.com)

Terminamos assim mais uma matérias especial sobre o que esperar desta luta. Traremos ainda sobre o que esperar das lutas do Co-Main Event, que terá Dominick Cruz e Cody Garbrandt, e, é claro, do Main Event, com a esperada disputa entre campeã Amanda Nunes e a ex-campeã Ronda Rousey.

 

Confira também: Especial UFC 207: O que esperar de Werdum vs Velasquez?

 

UFC 207

30 de dezembro, T-Mobile Arena, Las Vegas, Nevada – EUA.

Lutas deste card:

Peso Galo Feminino: Amanda Nunes x Ronda Rousey (Disputa de Cinturão)

Peso Galo: Dominick Cruz x Cody Garbrandt (Disputa de Cinturão)

Peso Pesado: Fabricio Werdum x Cain Velasquez

Peso Galo: TJ Dillashaw x John Lineker

Peso Meio-Médio: Johny Hendricks x Neil Magny

Peso Meio-Médio: Dong Hyun Kim x Tarec Saffiedine

Peso Meio-Médio: Mike Pyle x Alex Garcia

Peso Mosca: Louis Smolka x Ray Borg

Peso Meio-Médio: Alex Olivera x Tim Means

Peso Médio: Antonio Carlos Jr. x Marvin Vettori

Peso Meio-Médio: Brandon Thatch x Niko Price



Categorias
LutasUFC
4 Comentários nesta publicação.
  • Elber
    21 dezembro 2016 at 09:12
    Responder

    O wrestling do Dillashaw não me impressionou muito, teve várias tentativas frustradas nas últimas lutas, creio que o perigo maior para o brasileiro seria ele perder por decisão com o Dillashaw ciscando, pontuando e em segundo lugar, cair nas costas do brasileiro. Sinceramente acredito que Linneker conseguirá conectar alguns golpes fortes no Dillashaw, minha dúvida é se esses golpes serão suficientes para para desequilibrar a luta a favor dele??? Teria que ser forte o suficiente para fazer um cara bem maior do que ele perder rendimento significativo.

    Outra dúvida que tenho, é se podemos comparar essa luta com Linneker vs Font???

    • Albert Alves
      21 dezembro 2016 at 12:13
      Responder

      Sobre a primeira pergunta, de todos os adversários que Lineker enfrentou na categoria dos galos, TJ Dillashaw é o que possui um punch mais “leve”, por assim dizer. Francisco Rivera, Michael “Mayday” McDonald e John Dodson são lutadores com mãos muito pesadas, sendo este último o que tinha, até o momento, o pior jogo para o brasileiro, a velocidade.
      No caso de comparação com a luta de Font, é bem provável, porém TJ deverá fazer o máximo possível, assim como Dodson, de não ficar parado na frente do brasileiro, sendo que provavelmente entrar nas pernas do brasileiro e levar a luta ao chão.

      • Elber
        21 dezembro 2016 at 14:11
        Responder

        Quem você acha favorito para essa luta?

        • Albert Alves
          21 dezembro 2016 at 14:21
          Responder

          Apesar do favoritismo estar para o TJ no mundo afora, eu já vejo o brasileiro com um pouco mais de chance de vencer. Algo em torno de 53% do brasileiro sair vencedor. O arsenal de golpes no boxe do brasileiro é bastante efetivo, principalmente por saber onde bater.

    Responder

    *

    *

    vinte + 10 =

    RELACIONADO POR