Especial UFC 207: O que esperar de Werdum vs Velasquez?

Luta que marca a revanche entre os ex-campeões pesos pesados que poderá render o próximo desafiante ao título da categoria
Fabricio Werdum x Cain Velásquez, confirmado para o UFC 207

No último card do ano, os ex-campeões dos pesados do UFC se reencontram para fazer a revanche no UFC 207, que acontecerá no dia 30 de dezembro, em Las Vegas. Fabrício Werdum e Cain Velasquez ocupam a primeira e a segunda posição respectivamente do ranking dessa categoria, e o vencedor desta luta poderá ser definido como o próximo desafiante ao título da categoria, que hoje é ocupado pelo americano Stipe Miocic. Neste especial, buscamos fazer um levantamento sobre o que esperar desta revanche.

Fabrício Werdum e Cain Velasquez se enfrentaram pela primeira vez no UFC 188, na disputa que valia a unificação do cinturão dos pesos pesados. O brasileiro era campeão interino, enquanto que o americano era o campeão linear, este estava há bastante tempo parado por conta de sucessivas lesões. No embate entre eles, Velasquez, como era de se esperar, buscou trabalhar na média para curta distância, levando o “Vai Cavalo” as grades e usar seu forte jogo de pressão no dirty boxing (onde golpeia sem parar seus adversários com socos e cotoveladas), porém sem tentar levar o brasileiro ao solo, já que não quis se arriscar uma luta de chão contra o brasileiro faixa preta de jiu-jitsu; Werdum ,por sua vez, não se intimidou e trabalhou forte no clinch as joelhadas e a luta ficou a maior parte do tempo em pé. Encerrado o primeiro round, o americano de ascendência mexicana não manteve o ritmo e sentiu bastante o desgaste excessivo por conta da falta de ritmo e o local do evento ser na Cidade do México, onde a altitude da cidade mexicana contribuiu para o cansaço do americano. Ambos travaram uma guerra, com Werdum se saindo melhor e chegando a vitória ao finalizar Cain Velasquez no terceiro round com uma guilhotina.

 

Fabrício Werdum finalizando Cain Velasquez (Foto: Porta do Vale Tudo)

Fabrício Werdum finalizando Cain Velasquez (Foto: Porta do Vale Tudo)

Nesta segunda luta, a tendência é que seja um combate um pouco diferente do que foi na primeira. Pode-se esperar um Cain Velasquez mais cauteloso, trabalhando mais na média distância, saindo um pouco de sua característica de encurtar e trabalhar no “Dirty Boxing”, uma vez que Fabrício Werdum consegue aplicar muito bem no Clinch suas perigosas joelhadas e cotoveladas. Já Werdum, poderá manter a mesma estratégia que teve na primeira luta, aproveitando de sua maior altura e trabalhar mais seus jabs, entrar com 1-2 e usar mais seus chutes. Mesmo que Velasquez seja faixa preta de Jiu-Jitsu, é de se esperar que o americano de descendência mexicana não arrisque levar a luta para o solo nos primeiros rounds, uma vez que o brasileiro é um dos melhores finalizadores na “arte suave”, fato que ocasionou sua derrota na primeira luta.

Houve questionamentos de que a vitória de Fabrício Werdum sobre Cain Velasquez se deu só pela altitude da cidade mexicana, que fez com que o lutador de ascendência mexicana sentisse cansaço de maneira precoce. Ainda que a altitude tenha sido um fator para contribuir com a vitória do brasileiro não se tira os méritos do “Vai Cavalo”, pois a sua qualidade técnica também fez muita diferença, principalmente no ponto forte de Velasquez, o jogo de pressão na grade e dirty boxing, onde o brasileiro conseguiu anular esse jogo ao fazer o clinch do Muay Thay, sem deixar o americano crescer na luta.

Chegamos ao fim sobre o que esperar desta luta. Confira ainda nesta semana mais especiais sobre as principais lutas do último card do ano, com o próximo confronto a se esperar entre TJ Dillashaw e John Lineker.

UFC 207

30 de dezembro, T-Mobile Arena, Las Vegas, Nevada – EUA.

Lutas deste card:

Peso Galo Feminino: Amanda Nunes x Ronda Rousey (Disputa de Cinturão)

Peso Galo: Dominick Cruz x Cody Garbrandt (Disputa de Cinturão)

Peso Pesado: Fabricio Werdum x Cain Velasquez

Peso Galo: TJ Dillashaw x John Lineker

Peso Meio-Médio: Johny Hendricks x Neil Magny

Peso Meio-Médio: Dong Hyun Kim x Tarec Saffiedine

Peso Meio-Médio: Mike Pyle x Alex Garcia

Peso Mosca: Louis Smolka x Ray Borg

Peso Meio-Médio: Alex Olivera x Tim Means

Peso Médio: Antonio Carlos Jr. x Marvin Vettori

Peso Meio-Médio: Brandon Thatch x Niko Price



Categorias
LutasUFC
Sem Comentários

Responder

*

*

6 − quatro =

RELACIONADO POR