Mais um especial UFC on Fox 23! Dessa vez, com um duelo de pesos-galo que pode colocar o vencedor no caminho da disputa de cinturão. O brasileiro Raphael Assunção enfrenta o americano Aljamain Sterling no card preliminar e buscam retomar o caminho das vitórias.
Raphael vinha de excelente fase quando lesionou-se e ficou quase dois anos parados por lesão. Retornou no UFC 200 e acabou perdendo para o ex-campeão T.J. Dillashaw. Antes disso, colecionou vitórias no UFC e embalava sete trunfos consecutivos, incluindo sobre o próprio Dillashaw.
O “Funk Master” Aljamain vinha de uma sequência invicta desde que entrou no UFC (na verdade estava invicto em toda sua carreira) e acabou sofrendo o primeiro revés na carreira para Bryan Caraway em Maio de 2016, quebrando uma sequência de quatro vitórias no UFC e 12 no total.

(Foto: BJJ MMA Forum)
O que esperar da luta:
Aljamain é oriundo do wrestling e sabe muito bem usar o seu jogo de chão. É explosivo e consegue trabalhar bem as posições tanto por cima quanto por baixo. Tem boa resistência e consegue manter o ímpeto e a intensidade durante todo o combate. É bastante criativo em seu jogo, gosta de chamar para a luta e sempre pressiona os oponentes.
Raphael é oriundo do jiu-jítsu e do muay thai, procura sempre controlar o centro do cage mas é mais ponderado e defensivo que seu adversário. É um bom finalizador (possui dez vitórias por finalização na carreira) e prefere trabalhar bem seu jogo de chão, já que é faixa preta de jiu-jítsu, e o clinch.
O combate poderá ser decidido totalmente no chão. Os dois são atletas que usam bem a luta agarrada e podem conduzir a luta inteira buscando pontuação e domínio no solo. Na parte em pé, Assunção tem uma ligeira vantagem sobre Sterling e pode usar seu muay thai para pontuar e manter o adversário a distância, embora Sterling seja bastante criativo, resistente e imprevisível. Caso a luta seja decidida nos pontos, Sterling tem o bom condicionamento físico a seu favor mas Assunção pode procurar “amarrar” a luta para inutilizar investidas do oponente.