Estrelas de cinema e mestres de artes marciais

Nos filmes de ação, vemos os atores desempenharem os papéis de grandes guerreiros, sempre muito bons de porradaria, mostrando golpes das mais variadas artes marciais. É aí que uma...

Nos filmes de ação, vemos os atores desempenharem os papéis de grandes guerreiros, sempre muito bons de porradaria, mostrando golpes das mais variadas artes marciais. É aí que uma pergunta sempre vem: “Aquilo que o ator está fazendo na cena, ele sabe realmente fazer ou é apenas o dublê entrando em ação?”.

Muitos desses atores não sabem nada de luta, mas parte deles são verdadeiros mestres das mais variadas artes marciais. Confira abaixo alguns nomes desses artistas marciais/ estrelas de Hollywood.

 

O maior artista marcial de todos os tempos

O maior artista marcial de todos os tempos

Bruce Lee – Considerado o maior artista marcial de todos os tempos. Suas especialidades principais eram o wing chun e alguns vários estilos de kung fu. Além dessas, Bruce Lee praticou as mais diversas artes marciais espalhadas mundo afora. Criou a arte marcial conhecida como Jeet kune do.

Lee fez alguns filmes como O Dragão Chinês, A fúria do dragão, O vôo do dragão, Operação Dragão, entre outros.

 

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Chuck Norris – Quando se tornou membro das Forças Armadas Americanas, Norris foi enviado para uma base em Osan, na Coréia do Sul. Foi lá que ele ganhou o apelido de “Chuck” e teve seu primeiro contato com o Taekwondo, arte em que hoje é graduado como faixa preta 8º dan, a maior graduação de um ocidental. Além disso, Norris também é graduado em karatê, arte em que se tornou profissionalmente 6 vezes campeão mundial invicto, na categoria peso médio. Criou uma arte marcial chamada Chun Kuk Do, que junta elementos do taekwondo e do tangsudo (tang soo do).

No cinema atuou em vários filmes, mas seu maior sucesso foi a série “Walker Texas Ranger”, vista por mais de 1 bilhão de pessoas diariamente na época em que estava no auge e exibida em mais de 80 países espalhados pelo globo.

 

Scott interpretando Yuri Boyka, o lutador perfeito

Scott interpretando Yuri Boyka, o lutador perfeito

Scott Adkins – Conhecido mundialmente pelo papel do lutador perfeito, Yuri Boyka, além de estrelar filmes como Jogos Letais, O Ultimato Bourne, X-Men Origins, Os Mrecenários 2 e muitos outros. Começou nas artes marciais logo aos 10 anos de idade, praticando judô. Aos 14 anos largou o judô e começou a treinar taekwondo. Alguns anos mais tarde entrou para o kickboxing, arte onde acabara se identificando e se tornando um especialista, um faixa preta.

 

(Foto:Reprodução)

(Foto:Reprodução)

Michael Jay White – Ele já representou Mike Tyson em um filme na década de 90, já foi o inimigo de Jean Claude Vandamme no filme Soldado Universal – O retorno, já viveu o famoso Spawn – O soldado do inferno e muitos outros. Começou a praticar artes marciais com 8 anos de idade, com o karatê kyokushin, modalidade em que se tornou faixa preta aos 12 anos de idade. Posteriormente veio a se tornar faixa preta em outros estilos de karatê, tais como o Shotokan, Goju-Ryu, além de também ter alcançado a mesma graduação em Tangsudo (Tang Soo Do), Taekwondo e Kickboxing. Durante algum tempo, ainda praticou Wushu.

 

O lado sensei de Steven Seagal

O lado sensei de Steven Seagal

Steven Seagal – Quando falamos em atores de cinema ou famosos que também possuem forte envolvimento com as artes marciais, talvez um dos primeiros nomes que venham à nossa cabeça seja o de Seagal. O americano nascido em Detroit começou a se interessar pelas artes marciais quando tinha apenas 7 anos de idade. Começou no karatê e praticou a arte até conseguir chegar à faixa preta. Pouco tempo depois, assistiu a uma apresentação de aikido, e rapidamente começou a treinar. O então garoto veio a receber sua faixa preta diretamente das mãos do Sensei Morihei Ueshiba, faixa preta 9º dan. Seagal viajou para o Japão antes de completar 18 anos, apenas para aprender mais ainda sobre a arte. Atualmente é uma faixa preta 7º dan de Aikido.

Alguns de seus clássicos filmes são: Difícil de Matar, Fúria Mortal, Caçada Explosiva, O homem sombra, Operação Sol Nascente, entre outros.

 

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Dolph Lundgren – Astro dos filmes de ação desde a década de 80, interpretou pápeis clássicos como o inimigo de Luc Deveraux (Vandamme) em Soldado Universal. O sueco começou praticando judô, aos 16 anos. Pouco tempo depois mudou para o karatê, estilo Goju-Ryu, mas logo mudou para o estilo kyokushin. Hoje em dia, o astro hollywoodiano é um faixa preta 4º dan, graduado pela Organização  Mundial de Karatê, em Tóquio. Chegou a ser vice campeão do 2º World Open Karate Tournament.

 

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

 Tony Jaa – Conhecido mundialmente por ser o personagem principal da trilogia Ong-Bak, Jaa é também um professor de artes marciais na Tailândia. É especialista em muay thai, taekwondo e também pratica todos os estilos de muay thai boran, o muay thai tradicional.

 

A maior estrela oriental da história do cinema

A maior estrela oriental da história do cinema

Jackie Chan – Chan esteve em filmes lendários, tais como Police History, Quem sou eu, Arrebentando em Nova York, Projeto China, O medalhão e muitos outros. É um especialista em diversos estilos de kung fu, como o Zui Quan (estilo bêbado), estilo shaolin do norte, estilo do macaco e wing chun moderno.

 

O mestre das armas

O mestre das armas

Jet Li – Famoso por filmes como O beijo do dragão, O mestre das armas, Cão de briga e muito mais, é um especialista em wushu, principalmente no manuseio de armas brancas. Além disso é especialista em alguns estilo de kung fu, tais como o estilo louva-a-deus, estilo bêbado e estilo garras de águia. Já fora campeão de wushu.

 

Vandamme é considerado o maior "star" dos filmes de ação de todos os tempos

Vandamme é considerado o maior “star” dos filmes de ação de todos os tempos

Jean Claude Vandamme – É especialista em karatê shotokan, arte em que alcançara a faixa preta. Há quem diga que Vandamme já fora campeão mundial de karatê, algo não confirmado pela federação internacional.

Ficou famoso por filmes como Kickboxer, O grande dragão branco, Soldado Universal, Duplo Impacto, entre outros.

 

Chupong e seu personagem em Ong-Bak 3

Chupong e seu personagem em Ong-Bak 3

Dan Chupong – Especialista em muay thai e taekwondo. Chupong ficou conhecido ao interpretar o principal inimigo do personagem de Tony Jaa no filme Ong-Bak 3.

 

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Cyril Rafaelli – Rafaelli é o personagem principal do flime B13 – 13° distrito, além de participar do filme Duro de Matar 4.0. Começou a treinar artes marciais à partir do karatê shotokan, mas tornou-se um especialista em Wushu. Foi campeão da copa do mundo da IKFF em 1997 na Argentina e também foi campeão francês de boxe chinês em 1998. Devido a não conciliação entre a carreira no cinema e a de competidor de alto nível, decidiu abandonar a carreira em 1999, após ganhar a medalha de bronze no campeonato mundial realizado pela IKFF.

 

 Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

 

Escrito por Kaio Teixeira Lima



Categorias
EspeciaisLutas

Pai, marido, neto, amante da família; filho de Deus; Graduando em Comunicação Social (Rádio e TV) na Universidade Federal do Maranhão; Editor chefe do Nocaute na Rede,; Redator nas seções de MMA nacional e internacional; Apaixonado por rádios, jornais, livros, podcasts, filmes, séries, comidas, esportes em geral; MMA é uma paixão absurda; Praticante de MMA e muay thai; Crítico Social
Sem Comentários

Responder

*

*

quinze + um =

RELACIONADO POR