EXCLUSIVO: Ricardo Liborio fala sobre carreira e atual situação do grappling

Liborio: "Eu estava focado em ser o melhor coach que poderia ser"
Ricardo Liborio / Foto: Graciemag

Um dos fundadores da Brazilian Top Team e American Top Team, faixa preta de Carlson Gracie e campeão mundial, Ricardo Liborio gentilmente cedeu uma entrevista exclusica ao Nocaute na Rede:

1) Para muitos, inclusive para os seus companheiros de time Carlson Gracie, você é considerado o melhor faixa preta formado pelo grande mestre. Apesar disso, em comparação a Zé Mário Sperry e Murilo Bustamante, pode-se dizer que você competiu pouco no jiu-jitsu, tendo sido campeão no primeiro mundial de 1996. Por que você não deu seguimento às competições de jiu-jitsu?



Com certeza fiz parte do melhor time de jiu jitsu do mundo mas ser o melhor desse time é uma menção que acho que não mereço.
Quanto às competições,acredito que estava focado em ser o melhor coach e empresário que eu poderia ser.

2) O que você acha do grappling (wrestling, jiu jitsu, judô, sambo e nuances) no MMA atual e a hegemonia do wrestling nesse cenário, visto que hoje, no UFC, cinco campeões possuem background forte na modalidade?

Não existe alto nível do MMA mundial que não esteja praticando o maior maior número possível de outras artes marciais ou esportes de combate. O wrestling tem a grande vantagem por ser extremamente físico mas ao mesmo tempo trabalhar a parte em pé e no chão , o que deixa os atletas confortáveis nos dois extremos. Mas todos renque aprender as finalizações e o striking.

3) É sabido que você era gerente executivo do Banco do Brasil, como essa função lhe ajudou na fundação e gerencimanto da Brazilian Top Team e posteriormente American Top Team, duas das maiores e mais consagradas equipes de MMA da história?

Acredito que uma visão corporativa contribui para o entendimento do mínimo necessário para tentar fazer as empresas serem auto sustentáveis. Os atletas profissionais são excelentes para o marketing do time mas em uma academia o produto final tem que ser montado para o clientes regulares e crianças , o que representa 90% da clientela pagante.



Categorias
EntrevistasLutasMMA InternacionalUFC
Sem Comentários

Responder

*

*

dois × 1 =

RELACIONADO POR