Fenômeno no Amazonas, Giovanna Caxias vai disputar o Pan Kids de Jiu-Jítsu nos EUA‏

Um dos principais nomes da nova geração da arte suave amazonense, a estudante Giovanna Caxias se prepara para o maior desafio de sua promissora carreira nos tatames. No dia...

Um dos principais nomes da nova geração da arte suave amazonense, a estudante Giovanna Caxias se prepara para o maior desafio de sua promissora carreira nos tatames. No dia 14 de fevereiro, em Los Angeles, Estados Unidos, a atleta da academia Nova Opção disputa o Pan Kids de Jiu-Jítsu. O evento é considerado uma espécie de “vestibular” para os futuros campeões do mundo das lutas com quimono.

Aos 13 anos, Giovanna trabalha pesado, como se fosse uma veterana no esporte. Aproveitando as férias escolares, a estudante do oitavo ano do Ensino Fundamental no Instituto Brasileiro de Educação Ester (IBEE) aumentou o ritmo de treinamento para dois períodos.



Foto: Emanuel Mendes Siqueira

Foto: Emanuel Mendes Siqueira

Rotina de gente grande. Pela tarde, a jovem guerreira do Amazonas é lapidada no Projeto Nandinho (Osvaldo Frota). De noite, a ralação é com o professor Alcenor Alves na Nova Opção (São José 2). Sobra otimismo antes da viagem para a terra de Barack Obama.

“Disputar esse Pan Kids é a realização de um sonho, uma grande oportunidade para qualquer atleta de jiu-jítsu. O meu objetivo é chegar lá e vencer, trazer essa medalha de ouro para Manaus”, comenta a menina, considerada uma das maiores finalizadoras em atividade no Amazonas.

Era apenas uma brincadeira…

Giovanna nem pensava em lutar jiu-jítsu. Aos 7 anos, porém, viu o irmão treinar numa filial da Nova União no conjunto São Judas Tadeu (Fernando Barros) e encontrou a motivação que faltava. Os resultados não tardaram a aparecer.

“No começo era tudo uma brincadeira, nem pensava em ser atleta, mas hoje o jiu-jítsu é minha paixão. Minha meta a longo prazo é ser campeã mundial na faixa preta”.

Menina de ouro…

A faixa laranja, que compete no peso leve (até 47 kg), está no caminho certo. Giovanna é tetracampeã amazonense, brasileira e mundial, além de ter no currículo um bicampeonato pan-americano e um bi sul-americano.

Mas, e quando Giovanna chegar aos “States”? Ela garante que conciliou bem o esporte com a vida escolar. Aprendeu o básico da língua inglesa no IBEE para não dar vexame.

“Não falo fluentemente o inglês ainda, mas o que aprendi já dá para o gasto”, conclui Giovanna, que terá a companhia do pai, Francisco Canuto, na viagem dos sonhos rumo aos Estados Unidos.

 

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek
Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH



Categorias
Lutas

27 anos, gaúcho, bacharel em administração.
Sem Comentários

Responder

*

*

um × 3 =

RELACIONADO POR