Helderson Filhão: Lutador combate surdez com a linguagem da vitória no MMA

Um exemplo de superação nos octógonos. É assim que o lutador Helderson Filhão, 26, pode ser definido no cenário do MMA do Amazonas. O atleta é surdo, mas diante...

Um exemplo de superação nos octógonos. É assim que o lutador Helderson Filhão, 26, pode ser definido no cenário do MMA do Amazonas. O atleta é surdo, mas diante dos adversários a linguagem que fala mais alto são as finalizações, estrangulamentos, chutes e socos certeiros.

Competidor do peso leve (até 70 kg) – a mesma categoria de Adriano Martins (UFC) -, Helderson Filhão impressiona pelo vasto repertório técnico, apesar da deficiência.



A história de Helderson começou aos 9 anos, na academia Chiquinho Top Team, no Novo Aleixo, Zona Leste. “Tudo começou no jiu-jítsu, por isso até hoje ele é um excelente atleta na finalização. Já finalizou até o Fábio Saci num dos seus primeiros combates no MMA”, conta o mestre Francisco de Assis.

Foto: Emanuel Mendes Siqueira

Foto: Rei da Selva Combat/Divulgação

Helderson subiu ao octógono pela primeira vez aos 18 anos. Passadas oito temporadas, hoje o faixa preta na “arte suave” já contabiliza 14 lutas, com 12 vitórias e duas derrotas. Além de treinar em Manaus, Filhão esteve perto do topo do MMA brasileiro, quando treinou por quatro anos na equipe CM System, de Curitiba. “Mas, infelizmente, ele se lesionou no joelho e teve que voltar para Manaus em 2011”, lembra o treinador.

REI DA SELVA

A volta por cima aconteceu ano passado, quando Filhão venceu duas edições do Rei da Selva Combat. Para Francisco de Assis, a surdez não é problema na hora dos treinamentos. “A deficiência não atrapalha, ao contrário, ele fica ainda mais focado nas orientações. Ele assimila bem todas as posições”, garante o técnico.

Segundo a irmã do atleta, Vanessa Rolim, o MMA é a paixão de Helderson. “Para ele, treinar é normal. A surdez não afeta o desempenho. Ele ama o esporte”, encerra.

NORTE LESTE FIGHT 2

A última peleja de Filhão aconteceu dia 17 de janeiro, na Arena Novo Aleixo. Ele venceu Marlon Ferreira (Brothers Team) na luta principal do evento. 

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH



Categorias
LutasMMA Nacional

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
Sem Comentários

Responder

*

*

dois + um =

RELACIONADO POR