Hoje, o lendário Matt Hughes completa 42 anos

Hoje, o lendário ex campeão meio médio do UFC, Matth Hughes, está completando 42 anos de idade. Matt Hughes iniciou sua carreira no wrestling, construindo-a de forma sólida e...

Hoje, o lendário ex campeão meio médio do UFC, Matth Hughes, está completando 42 anos de idade.

(Foto: Reprodução/ AgFight)

(Foto: Reprodução/ AgFight)

Matt Hughes iniciou sua carreira no wrestling, construindo-a de forma sólida e bem sucedida. Enquanto esteve no ensino médio, chegou a ter um cartel com 131 vitórias e apenas 2 derrotas. Em 1 de janeiro de 1998, o talentoso ‘wrestler’ fez sua estreia no MMA, vencendo Erick Snyder, por finalização (slam), aos 0:15 do 1º round.



Hughes construiu um cartel com 17 vitórias e apenas 1 derrota, até que em 9 de junho de 2000, fez sua estreia no UFC, edição de número 26. Ele venceu Marcelo Aguiar por nocaute técnico, aos 4:34 do 1º round.

Após vencer 4 lutas consecutivas em outros eventos variados, Matt voltou ao UFC, agora na edição de número 29. Ele enfrentou Dennis Hallman, o lutador responsável por sua única derrota até então Na primeira luta entre eles, Hallman venceu por finalização (guilhotina), aos 0:17 do 1º round. Nesta segunda vez, Hallman venceu novamente, mais uma vez por finalização (chave de braço), aos 0:20 do 1º round.

Matt Hughes se torna campeão após vencer Carlos Newton com esse lindo 'Slam' (Foto: Reprodução/ SciFighting)

Matt Hughes se torna campeão após vencer Carlos Newton com esse lindo ‘Slam’ (Foto: Reprodução/ SciFighting)

Após a nova derrota para Hallman, Hughes fora nocauteado pela primeira vez na carreira, pelo brasileiro José “pelé” Landi, membro da famosa academia Chute Boxe. Na sequência, venceu 7 lutas consecutivas por eventos variados, até que em 2 de novembro de 2001, ganhou nova oportunidade no Ultimate, desta vez na edição de número 34. Matt Hughes venceu Carlos Newton por finalização (Slam) e se tornou campeão da categoria meio médio do UFC.

O agora campeão Hughes defendeu seu cinturão de forma bem sucedida durante 5 oportunidades (Hayato Sakurai, Carlos Newton, Gil Castillo, Sean Sherk e Frank Trigg), até que bateu de frente com outra lenda do MMA e principalmente do UFC, BJ Penn, na edição número 46 do Ultimate.

BJ Penn finaliza Matt Hughes e se torna o novo campeão dos meio médios (Foto: Reprodução/ MMA Mania)

BJ Penn finaliza Matt Hughes e se torna o novo campeão dos meio médios (Foto: Reprodução/ MMA Mania)

Bj Penn já tinha disputado o cinturão da categoria peso leve em duas oportunidades, mas não havia conseguido se consagrar campeão em nenhuma delas. Dessa vez, na categoria de cima, a história acabou sendo diferente para ‘the prodigy’. Mais uma vez Matt Hughes acabou sendo finalizado, agora por um mata leão, e acabou perdendo seu cinturão.

BJ Penn voltou para a categoria peso leve, deixando o cinturão dos meio médios sem dono. No UFC 50, Hughes enfrentou Georges St Pierre, que viria a ser o maior lutador da história da categoria e um dos maiores da história, e finalizou o canadense com uma chave de braço, aos 4:59 do 1º round. 

Matt Hughes finaliza Georges St Pierre no UFC 50 (Foto: Reprodução/ MMA Sucka)

Matt Hughes finaliza Georges St Pierre no UFC 50 (Foto: Reprodução/ MMA Sucka)

O novamente campeão estava em grande fase. Finalizou Frank Trigg (UFC 52) e Joe Riggs (UFC 56) em duas defesas de cinturão bem sucedida. No UFC 60, em 27 de maio de 2006, enfrentou o lendário campeão das primeiras edições do Ultimate, Royce Gracie, e venceu por nocaute técnico, aos 4:39 do 1º round. No UFC 63, voltou a enfrentar BJ Penn, em nova luta válida pelo cinturão. Dessa vez o campeão nocauteou o desafiante, aos 3:53 do 3º round.

No UFC 65, Hughes voltou a enfrentar o canadense Georges St Pierre. Desta vez, no entanto, a história foi diferente, com St Pierre saindo vencedor por nocaute técnico, aos 1:25 do 2º round, e consequentemente saindo como o novo campeão da categoria.

Após ser nocauteado por GSP e perde o cinturão, Matt Hughes volta a ser derrotado no terceiro confronto, agora por finalização (Foto: Reprodução/ Susumug)

Após ser nocauteado por GSP e perde o cinturão, Matt Hughes volta a ser derrotado no terceiro confronto, agora por finalização (Foto: Reprodução/ Susumug)

O ex campeão venceu Chris Lyttle, no UFC 68, e ganhou nova chance pelo cinturão. No UFC 79, enfrentou e acabou sendo derrotado novamente por Georges St Pierre, agora por finalização (chave de braço), aos 4:54 do 2º round. Na sequência, enfrentou o brasileiro Thiago ‘pitbull’ Alves, no UFC 85, e acabou sendo nocauteado com uma joelhada voadora.

O lutador ainda venceu lutadores como o ex campeão Matt Serra, o brasileiro Renzo Gracie e Ricardo Almeida, mas sem demonstrar mais ser aquele lutador dos tempos áureos. Terminou a carreira com duas derrotas consecutivas, sendo novamente derrotado por BJ Penn (nocaute), no UFC 123, e por Josh Koscheck (nocaute), no UFC 135. A luta contra Koscheck foi a última da carreira de Hughes, em 24 de setembro de 2011.

Hughes é inserido no Hall da Fama do UFC (Foto: Reprodução/ Bloody Elbow)

Hughes é inserido no Hall da Fama do UFC (Foto: Reprodução/ Bloody Elbow)

Matt Hughes encerrou a carreira com um cartel de 54 lutas, 45 vitórias (15 nocautes, 20 finalizações e 10 por decisão), 9 derrotas (5 nocautes e 4 finalizações) e 1 ‘no contest’. Ele é membro do Hall da Fama do UFC, foi considerado o “lutador da década” pela ‘Bleacher Report’ e “lutador do ano” pela ‘Black Belt Magazine’. Foi duas vezes membro da NCAA (5º e 8º lugar), a primeira divisão do wrestling nos Estados Unidos.

 Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek
Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

Escrito por Kaio Teixeira Lima



Categorias
AniversáriosEspeciaisLutasMMA InternacionalUFC

Pai, marido, neto, amante da família; filho de Deus; Graduando em Comunicação Social (Rádio e TV) na Universidade Federal do Maranhão; Editor chefe do Nocaute na Rede,; Redator nas seções de MMA nacional e internacional; Apaixonado por rádios, jornais, livros, podcasts, filmes, séries, comidas, esportes em geral; MMA é uma paixão absurda; Praticante de MMA e muay thai; Crítico Social
Sem Comentários

Responder

*

*

19 − 11 =

RELACIONADO POR