IBJJF anuncia torneio com 50 mil dólares em premiação

Nesta quarta-feira, dia 2, a International Brazillian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) anunciou a criação do IBJJF Pro League GP, um torneio exclusivo com lutadores escolhidos a dedo e cerca de...
Torneio da IBJJF terá 50 mil doláres em premiação (Foto: Divulgação)
Torneio da IBJJF terá 50 mil doláres em premiação (Foto: Divulgação)

Torneio da IBJJF  promete premiação em dinheiro para campeão e vice (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira, dia 2, a International Brazillian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) anunciou a criação do IBJJF Pro League GP, um torneio exclusivo com lutadores escolhidos a dedo e cerca de 50 mil dólares em premiação. A competição foi divulgada pela página do Facebook da federação, que vinha sendo bastante criticada nos últimos anos por não premiar seus atletas com dinheiro.

O evento, que acontecerá durante o UFC Fan Expo, no dia 9 de julho, contará com a presença de apenas oito lutadores, que se enfrentarão em um GP no estilo mata-mata para definir o grande campeão. Marcus Buchecha, Bernardo Faria, Xande Ribeiro, André Galvão, Joao Gabriel Rocha e Rômulo Barral são os nomes definidos para os confrontos. Outros dois lutadores ainda serão anunciados pela IBJJF para a disputa.



O IBJJF Pro League GP chega como o torneio de maior premiação em dinheiro dentre as competições de jiu-jitsu. O prêmio de 40 mil dólares para o campeão e 10 mil dólares para o vice-campeão supera o valor pago ao vencedor do  absoluto no Mundial Pro de Abu Dhabi (USD 30.000) e se iguala ao valor dado ao campeão absoluto do Abu Dhabi Combat Championship (ADCC).

Importante para a profissionalização do esporte, o torneio surge meses após o anúncio de que a IBJJF iria aumentar a premiação em dinheiro dada aos melhores atletas do ano do ranking na faixa-preta e pode ser visto como mais um passo na melhora das relações entre a federação e os atletas, que frequentemente questionavam a falta de pagamento em dinheiro aos campeões dos principais eventos da temporada.

Protestos contra a federação e a falta de pagamentos aos campeões

Atleta Thiago Gaia em protesto contra a falta de dinheiro oferecido aos atletas

Atleta Thiago Gaia em protesto contra a falta de dinheiro oferecido aos atletas (Foto: Divulgação)

Em outubro de 2015, o atleta Thiago Gaia chamou atenção nas redes sociais ao publicar uma foto protestando contra a falta de dinheiro oferecido aos competidores. O ato veio no topo do pódio, logo após conquistar o Campeonato Brasileiro No-Gi na faixa marrom. Na ocasião, Thiago Gaia segurava um cartaz escrito #FigthersDontEatMedals (#LutadoresNãoComemMedalhas em tradução livre) e ganhou apoio de outros competidores na busca por melhorias no esporte.

Siga o Grupo MundoMMA no Facebookhttps://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook
https://on.fb.me/18HEkvH



Categorias
Jiu JitsuLutas

Manauara, jornalista em formação e faixa-roxa de jiu-jitsu.
    Sem Comentários

    Responder

    *

    *

    dezesseis − nove =

    RELACIONADO POR