Hoje é o aniversário do “homem de gelo”. Parabéns Gunnar Nelson!

Talentoso lutador islandês faz 28 anos nessa sexta (28)

Hoje é uma data especial para um promissor lutador de MMA, vindo de um país com pouca tradição na modalidade, no dia 28 de julho de 1988 nasceu Gunnar Lúðvík Nelson.

Gunnar Nelson ( Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)

 



“Gunni”, apelido no qual é conhecido, nasceu  em Akureyri, cidade de aproximadamente 17.000 habitantes que fica ao norte da Islândia, mas viveu em Reykjavík , capital islandesa, quase toda sua vida desde a infância. Seu pai (que também é seu empresário) é descendente de americanos junto com islandeses e sua mãe é islandesa de raiz, e tiveram mais dois filhos além de Nelson. Praticou futebol e hóquei no gelo na infância, e aos 13, começou a treinar karatê goju-ryu vencendo o campeonato islandês juvenil de 2003 a 2005 e no mesmo ano de 2005, foi eleito o mais promissor talento da Islândia na modalidade, isso com apenas 16 anos. No entanto, ele desistiu do competir nessa arte marcial e passou a treinar Jiu-Jitsu e grappling aos 17.

Em 2009, Nelson recebeu sua faixa preta em Jiu-Jitsu de Renzo Gracie e naquele mesmo ano conseguiu um grande desempenho na arte suave. Ganhou prata no Mundial na categoria faixa marrom, ouro no campeonato Pan-Americano e também no ADCC 2009 Submission Wrestling World Championship, onde ficou em 4º lugar, chegando a derrotar conhecidos faixas-preta como Jeff Monson e David Avellan. Em 2011, Gunnar novamente participou do ADCC Submission Wrestling World Championship,  e apesar de não conseguir medalhas conseguiu um bom desempenho, derrotando o duplo campeão europeu e multi-campeão finlandês Marko Helen e o campeão brasileiro e americano, ex-campeão mundial Bruno Frazzato.

Sua estréia no MMA foi em 2007, no Adrenaline 1 em Copenhague na Dinamarca contra um importante lutador local na época, John Olesen e o resultado foi um polêmico empate, pois muitos acharam que Nelson tinha ganhado, após esta ganhou mais 5 lutas na europa, e em seguida entrou em um hiato de dois anos das artes marciais mistas. Em seu retorno, conquistou mais 4 vitórias importantes no BAMMA e no Cage Contender e em 2012, assinou com o UFC.

No UFC, após quatros vitórias consecutivas,  foi surpreendido e perdeu a sua invencibilidade lutando com Rick Story, sendo dominado pela forte jogo de pressão do veterano americano, logo em seguida se recuperou com vitória diante de Brandon Thatch, e posteriormente, não viu a cor da bola com o jiu-jitsu de Demian Maia, sofrendo sua segunda derrota na carreira. Atualmente, surpreendeu e dominou o embalado russo Albert Tumenov, em maio deste ano.

O islandês adaptou perfeitamente seus backgrounds no karatê e no jiu-jitsu. Encanta pela sua movimentação incomum com precisão e rapidez dos golpes e pela sua bela desenvoltura no chão na arte suave, e treina hoje na SBG Ireland, equipe que Connor McGregor também faz parte. Porém, é claramente nítido que Nelson é pequeno demais para a categoria meio-médio, e é unânimidade entre todos da mídia especializada que ele teria mais chances de alçar vôos maiores na classe de baixo, o peso-leve.

Nos meio-médios ele conseguiu superar as desvantagem físicas na maioria das oportunidades, porém a maioria não foi contra tops da categoria, dos que venceu somente Tumenov tem potencial. Rick Story embora também não seja alto para os meio-médios compensa com seu volume muscular, por isso Nelson sucumbiu diante de sua pressão, e contra Demian Maia ficou evidente o que o nórdico irá sofrer se enfrentar monstros atléticos do top 10 do peso como Rory MacDonald, Stephen Thompson dentre outros. O que complica ainda mais sua situação é que a sua frieza caracteristica as vezes atrapalha em momentos da luta em que se precisa de pelo um pouco de explosão e agressividade.

Mas embora todos esses percalços, desejamos felicidades ao “Homem de Gelo”, e que ele tome os melhores caminhos para a sua carreira decolar de vez.

 

 

 

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

 
Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

 

 



Categorias
AniversáriosLutas

Apenas um baiano louco por esportes.
Sem Comentários

Responder

*

*

16 − doze =

RELACIONADO POR