Na Rede da Nostalgia: Há 3 anos, Fedor Emelianenko fazia a última luta de sua carreira

Fedor Emelianenko, no dia 21 de junho de 2012, encerrava sua carreira no MMA. No longínquo ano 2000, o russo iniciara sua carreira, finalizando Martin Lazarov com uma guilhotina....

Fedor Emelianenko, no dia 21 de junho de 2012, encerrava sua carreira no MMA.

No longínquo ano 2000, o russo iniciara sua carreira, finalizando Martin Lazarov com uma guilhotina. Em menos de 2 anos de carreira, se tornara campeão peso aberto do Rings, ganhando uma oportunidade de lutar no maior evento de MMA da época, o Pride.



Foi no Pride que Fedor se tornou mito, ganhou apelido de ‘the last emperor’, “passo o carro” nos maiores pesos pesados da época, permaneceu invicto durante o tempo em que esteve por lá (de 2002 a 2009), tomou o cinturão dos pesos pesados que era de posse do brasileiro Rodrigo Minotauro, em 2003, e permaneceu com ele até quando a organização acabou. Por conta de tudo isso é até hoje considerado pela maioria como o maior lutador de MMA da história. 

No dia 21 de junho de 2012, Fedor enfrentou e nocauteou o brasileiro Pedro Rizzo, no M1 Global. Esta foi a última luta de uma lenda, o fim de uma das carreiras mais brilhantes da história do esporte.

Fedor Emelianenko encerrou sua carreira com um cartel de 39 lutas, 34 vitórias (10 nocautes, 16 finalizações, 8 por decisão), 4 derrotas (3 nocautes, 1 finalização) e 1 ‘no contest’ (contra Rodrigo Minotauro). Além de lutar no Rings e no Pride, lutou também no WAMMA, onde fora campeão peso pesado, no Strikeforce, onde conseguira 3 das 4 derrotas obtidas na carreira, e no M1 Global.

Venceu lutadores como: Ricardo Arona, Renato Babalu, Heath Herring, Rodrigo Minotauro (2x), Gary Goodridge, Mark Coleman (2x), Kevin Randleman, Mirko Filipovic, Mark Hunt, Tim Sylvia, Andrei Arlovski e Pedro Rizzo.
Tsuyoshi Kosaka (Rings), Fabrício Werdum, Antônio Pezão e Dan Henderson (Strikeforce), em sequência, estes foram os responsáveis pelas 4 derrotas do cartel de Emelianenko.

 

 Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek
Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

 

Escrito por Kaio Teixeira Lima



Categorias
EspeciaisMMA Internacional

Pai, marido, neto, amante da família; filho de Deus; Graduando em Comunicação Social (Rádio e TV) na Universidade Federal do Maranhão; Editor chefe do Nocaute na Rede, sonha em seguir carreira na área esportiva; Redator nas seções de MMA nacional e internacional; Apaixonado por rádios, jornais, livros, podcasts, filmes, séries, comidas, esportes em geral (principalmente MMA, futebol e basquete); Praticante de MMA e muay thai;
Sem Comentários

Responder

*

*

3 × 4 =

RELACIONADO POR