Quando pensamos em duelo entre pesos-pesados, a primeira coisa que pensamos é uma luta resolvida na trocação. Golpes trocados de maneira desenfreada, mãos pesadas procurando os rostos dos adversários e a esperança de um golpe entrar, deixar o adversário estatelado e inconsciente no chão e terminar uma luta rapidamente e em grande estilo, não é?
Pois ontem, 15 de Janeiro, durante o UFC Fight Night 103: Rodríguez vs. Penn, o russo de origem ucraniana Oleksiy Oliykyk (ou Alexey Oleinik, como preferir) entrou para a história do Ultimate não com um nocaute relâmpago, mas sim por ter derrotado o adversário tcheco Viktor Pesta com a PRIMEIRA finalização por estrangulamento Ezequiel da HISTÓRIA do UFC!

Parecia que o jogo estava ruim para Oleksiy Oliynyk, mas… Por baixo, o russo finalizou Viktor Pesta com um Ezequiel! (Foto: Cage Potato)
Viktor dominava Oleksiy no ground and pound e estava completamente por cima, desferindo golpes e pontuando. Mas o veterano de 39 anos mostrou uma fantástica defesa de chão e conseguiu finalizar o tcheco com o primeiro Ezequiel da história do UFC. Com esta vitória, Oliynyk amplia seu cartel e fatura sua 51ª vitória da carreira sendo esta a 42ª por finalização!
Além de Oleksiy, outros atletas foram “coroados” com finalizações históricas dentro da organização: Chan Sung Jung, o Zumbi Coreano, finalizou Leonard Garcia com a primeira finalização Twister da história do UFC e Ben Saunders venceu Chris Heatherly com a primeira Omoplata da história do Ultimate. Veja abaixo o momento da finalização: