NR Entrevista: Dedé Pederneiras! Líder da Nova União, treinador de grandes estrelas

Dedé Pederneiras, é ex lutador de MMA e Jiu-Jítsu, atual presidente do Shooto Brasil e líder da Nova União, a academia do mundo do MMA com melhores resultados no...

Dedé Pederneiras, é ex lutador de MMA e Jiu-Jítsu, atual presidente do Shooto Brasil e líder da Nova União, a academia do mundo do MMA com melhores resultados no planeta atualmente, entre suas maiores jóias estão Jose Aldo, campeão peso pena do UFC, Renan “Barão”, campeão interino peso galo do UFC e Eduardo Dantas, campeão peso galo do Bellator, além de outros vários lutadores que estão no UFC, como Yan Cabral, Johnny Eduardo, Leonardo Santos, e Hacran Dias e no Bellator, como Marco “Loro” Galvão e Marlon Sandro, e ainda com o Campeão do Shooto Brasil, Ronys Torres e do Shooto Mundial com Hernani Perpétuo. Dedé Pederneiras é um dos mais conceituados técnicos do mundo, tanto que ira participar como um dos treinadores do time de Bj Penn no TUF 19. 

Upper Brasil

(Foto: Upper Brasil)

Confira essa entrevista exclusiva com esse ícone do esporte nacional, e mais, Dedé comenta sobre o que aconteceu com o lutador Leandro Feijão, e quanto o corte de peso pode ou não prejudicar um atleta de MMA:



NR: Você atualmente é a mente brilhante ao lado de grandes lutadores como José Aldo e Renan Barão, porém você já teve de vencer grandes obstáculos, como foi o início de sua carreira?

Dedé PederneirasNa verdade minha equipe começou no Jiu-Jítsu e foi 2 vezes campeã mundial e várias vezes campeã Brasileira, até que no ano 2.000 eu resolvi migrar parte da equipe pro MMA . No início foi muito difícil, porque aconteciam poucos eventos, mas conforme os anos foram se passando as coisas foram melhorando até chegar ao ponto de hoje termos 2 campeões do UFC, 1 do Bellator e 1 do Shooto Mundial.

NR: Como todo empresário, você tem noção do potencial de um negócio. Até onde você acha que o MMA pode chegar? Alguns já cogitaram que o MMA passe a ser um esporte olímpico, concorda com essa possibilidade?

Dedé PederneirasNão acho que o MMA vai chegar a ser um esporte olímpico. Acredito que ele vai ficar maior que o Boxe mas não chegará as olimpíadas.

Getty Images

(Foto: Getty Images)

NR: O cenário do MMA brasileiro tem melhorado muito, hoje temos lutadores em vários campeonatos mundiais. Você acredita que a melhora desses atletas vem mostrando que tanto os técnicos quanto os lutadores brasileiros têm aprendido e aperfeiçoado suas técnicas?

Dedé PederneirasCom certeza assim como os gringos aprendem, os brasileiros também.

NR: O boxe para os americanos ainda é um esporte de maior apelo, possui uma história grandiosa com ídolos e lutas incríveis.Você acha que o MMA ainda vai proporcionar esse tipo de show para o mundo?Dedé PederneirasCom certeza, o MMA tem tudo para ser o maior esporte de luta do mundo.

NR: Qual sua categoria de peso favorita no MMA?

Dedé PederneirasA categoria de 145 lbs (Categoria dos Penas).

NR: Vemos hoje diversas academias tornando-se referência no esporte, porém a Nova União segue firme revelando talentos, qual é formula para fazer essa seleção de campeões?

Dedé PederneirasCom certeza a União que nós temos. 

NR: Me fale um pouco sobre Hernani Perpetuo, Raoni Barcellos e Alexandre Pantoja? E já tem um contato para colocar algum deles no UFC?

PederneirasNós temos trabalhado bastante em cima destes nomes e com certeza em futuro próximo eles terão sua chance.

José-Aldo

(Foto: Divulgação)

NR: Qual o objetivo do Shooto Brasil a longo prazo, quem sabe se consolidar com os maiores eventos do mundo, trazendo lutadores de grande nome, ou a intenção vai ser sempre revelar atletas?

Dedé PederneirasA intenção será sempre revelar atletas mas com certeza o evento trará alguns nomes de peso.

NR: Há possibilidade de Dudu Dantas um dia acertar com o UFC?

Dedé PederneirasPor enquanto não pensamos nisso, ele e o Campeão do Bellator.

NR: Quais são as novas jóias da Nova União?

Dedé PederneirasNós temos vários grandes atletas, o Hernani tem a cara do UFC, o Raoni Barcelos é um atleta que a cada luta se apresenta melhor, o Pantoja tem muita vontade e com certeza isso fará diferença quando ele entrar.

NR: Qual o segredo do sucesso da Nova união estar se consolidando como a equipe com melhores resultados no mundo ultimamente?

Dedé PederneirasCom certeza a União do grupo e o treino bem forte.

NR: Quais são as expectativas para os recém contratados Léo Santos e Yan Cabral no UFC? Acredita que um dos dois vai conseguir o título dos leves do UFC? 

Dedé Pederneiras: A ideia é essa. Potencial eles têm. 

Upper Sport

(Foto: Upper Sport)

Caso Rafael Feijão e a polemica do corte do Peso no MMA:

Leandro Feijão iria lutar no Shooto 43, mas o lutador sofreu um AVC, minutos após a pesagem, sendo assim o evento deve que ser cancelado, a mídia no geral  atribuiu o caso a perda de peso. Dedé Pederneiras expõe a sua opinião sobre o caso:

NR: O caso Leandro Feijão ainda é amplamente comentado pela mídia, sobre seu corte de peso e seus problemas cardíacos pouco tempo antes da luta, o shooto tomou alguma medida após esse caso?

Dedé PederneirasO problema é que as pessoas estão falando sem saber de nada. O Leandro teve AVC hemorrágico, que não teve nada a ver com a perda de peso. O Mestre Luis Alves teve a mesma coisa dirigindo, aí eu pergunto será que dirigir mata as pessoas? O que o Leandro teve podia ter acontecido em qualquer situação, infelizmente aconteceu um pouco depois dele ter perdido o peso.

NR: Diversos lutadores necessitam cortar muito peso em um curto espaço de tempo para realizar suas lutas, o que você acha sobre esses cortes de peso?

Dedé PederneirasSe forem feitos acompanhados de médicos e nutricionistas não vejo problema, a maioria das pessoas que falam sobre isso não têm a mínima experiência em cortar peso.

NR: Já se sabe que alguns lutadores precisam se preparar muito para lutar em uma categoria de peso, você acha que deveria existir um maior tempo de preparação?

Dedé PederneirasAcho que o tempo ideal para um atleta que mantém suas atividades é de 9 semanas. 

NR: Como você lida com esse corte de peso nos atletas da Nova União?

Dedé PederneirasNós trabalhamos com médicos, preparadores físicos e nutricionistas acompanhando todo o processo.

NR: Deixe seu recado para os fãs do Nocaute na Rede.

Dedé PederneirasObrigado a todos que nos acompanham e torcem pela gente.

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Siga o Nocaute na Rede no Instagram: https://bit.ly/19p66yi

Curta Nossa Página no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

Escrito por Abilio Santos e Victor Nunes 



Categorias
EntrevistasLutasMMA NacionalUFC

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
Um Comentário
  • Marcos Paulo
    25 outubro 2013 at 20:08
    Responder

    Parabéns – uma entrevista desse porte dá muita moral ao site.
    Osss..

  • Responder

    *

    *

    13 − 5 =

    RELACIONADO POR