NR Entrevista: Luiz Dórea! Treinador de grandes estrelas do MMA mundial

Dificilmente podemos citar uma estrela do MMA brasileiro que pelo menos uma vez não tenha treinado com Luiz Dórea, o atualmente renomado treinador de MMA e de boxe, é...

Dificilmente podemos citar uma estrela do MMA brasileiro que pelo menos uma vez não tenha treinado com Luiz Dórea, o atualmente renomado treinador de MMA e de boxe, é reconhecido por ser treinador de um dos maiores lutadores de boxe brasileiro da história, o atual deputado federal, Acelino Popó Freitas. Luiz Dórea tem uma carreira extensa, foi lutador de boxe amador e profissional até tornar treinador de boxe, conquistando diversos títulos seja como lutador ou treinador. E no MMA não foi diferente Luiz Dórea formou simplesmente Junior Cigano do Santos, campeãs dos pesados do UFC, e afiou o boxe de outros campeões do Ultimate, como Anderson Silva, Antonio Rodrigo Minotauro, Vitor Belfort, entre outros. 

Luiz Dorea - Entrevista - Foto Evelyn Rodrigues

Luiz Dórea (Foto: Evelyn Rodrigues)

Não atoa o comandante da Champion Team foi convidado para treinar os lutadores do TUF Brasil 3 nas três edições. Confira abaixo a entrevista com uma das personalidades mais importantes do Brasil e no mundo do Boxe e do MMA, no qual Luiz Dórea se adaptou tão bem. O treinador fala sobre a sua carreira, conquistas, púpilos e muito mais:



NR: Como sua família lidou com a sua profissão de lutador?

Luiz Dórea: No inicio meus pais eram contra, porque queriam que fizesse vestibular, mais com o tempo meu pai Sr. Ezequiel virou meu maior incentivador.

NR: Você pensou em outra profissão quando era criança?

Luiz Dórea: Queria ser esportista, tentei jogar futebol, fiz teste no Vitória, treinei Karatê, mais quando entrei no Boxe, vi que aqui que eu queria para meu futuro.

Super Esportesd

(Foto: Super Esportes)

NR: Como foi o inicio da sua carreira?

Luiz Dórea: Minha carreira começou quando fui ao Ginásio Antonio Balbino, em Salvador, ver meu amigo e ídolo Dilton Uchoa (Falecido), lutar no Campeonato Norte Nordeste. Assisti o Campeonato e o Dilton se tornou campeão, na segunda feira seguinte, fui para academia Bahia, do treinador Gilberto Oliveira e me matriculei. Tudo foi muito rápido, e 6 meses depois já estava participando do Campeonato Baiano, me sagrei campeão Baiano, depois Norte Nordeste e campeão Brasileiro. Fiz parte da Seleção Brasileira de Boxe Olímpico, participei do campeonato mundial em Reno Nevada-EUA, em 1986. Passei a profissional quando retornei do Mundial. Em 1987 fui campeão brasileiro do profissional e em 26/02/1988 fui campeão mundial de boxe profissional, lutei contra o Australiano Tony Jones, que era o atual campeão. Como amador fiz 84 lutas, sendo 81 vitoria e 03 derrotas, como profissional, fiz 22 lutas, sendo 20 vitorias, 16 por nocaute e 2 derrotas.

NR: Como foi pra você ver o crescimento ex-pugilista Popó e agora acompanhar Cigano, Anderson Silva e companhia?

Luiz Dórea: Muito gratificante, Popó é meu aluno desde quando tinha 14 anos, juntos, conseguimos conquistar, o título mundial em 07/08/1999. Nós temos um projeto chamado Campeões da vida, na academia Champion e la conseguimos formar 2 campeões mundiais de Boxe, o Popó em 1999 e Everton Lopes em 2011, e 2 campeões mundiais de MMA, o Rodrigo Minotauro e Junior Cigano.

Divulgação-TUF

(Foto: UFC)

NR: Você ainda é inspetor de polícia? Como lida os treinamentos com isto?

Luiz Dórea: Continuo sendo policial civil, e gracas a Deus, sempre tive apoio dos meus delegados e diretores.

NR: Quais são as novas revelações da Champion Team?

Luiz Dórea: Para mim as revelações da Champion Team LD, são o Neilson Gomes (peso leve), ex TUF Brasil 2 e o Bruno Menezes (peso mosca). Esses 2 atletas ainda vão dar muitas alegrias a Bahia e ao Brasil.

NR: Qual a experiência nos outros TUF’s, e nesse que você vai ajudar o Wanderlei?

Luiz Dórea: O TUF Brasil e uma experiencia maravilhosa e estou muito contente em ser novamente convidado para participar, e desta vez como técnico do time da lenda Wanderlei Silva.

NR: O que você acha da rivalidade do Wanderlei com o Sonnen e o nível dos atletas da casa?

Luiz Dórea: Acho que vai ser uma grande luta do Wanderley e do Sonnen, acredito em uma grande vitoria do Wanderlei.

NR: Sobre a luta do Vitor contra o Weidman, você vai ajudar o brasileiro?

Luiz Dórea: O Vitor esta treinando nos EUA, mais se for convidado, vai ser um prazer pode ajudar a ele conquistar o cinturão.

Super Lutas

Luiz Dórea ao lado de Cigano com o cinturão do UFC (Foto: Super Lutas)

NR: Qual dica você daria para os jovens treinadores e lutadores?

Luiz Dórea: Se dedicar aos treinos, buscar sempre evoluir e lembrar, quando o atleta ou técnico pensa que já sabe tudo e o inicio do fim, evoluir sempre!

NR: Deixe um recado para os seus fãs.

Luiz Dórea: Quero agradecer aos meus fans, que estão sempre me fortalecendo com palavras positivas e que vocês me mostram que estamos no caminho certo. Oss!

Siga o Grupo MundoMMA no Facebookhttps://on.fb.me/143Aqek

Siga o Nocaute na Rede no Instagram: https://bit.ly/19p66yi

Curta nossa página no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

Escrito por Victor Nunes e Renan Assunção



Categorias
EntrevistasLutasUFC

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
Sem Comentários

Responder

*

*

um × quatro =

RELACIONADO POR