Peso Mosca Feminino – (52 a 56 kg)

Valentina Shevchenko

 

Foto: UFC

Valentina é natural do Quirguistão, radicada no Peru e tem como base o muay thai, tendo um vasto cartel e sendo inúmeras vezes campeã mundial.

INÍCIO

Valentina estreou no MMA em 2003, ainda muito jovem, passando por vários eventos asiáticos até chegar ao Legacy, onde venceu Jan Finey, em Fevereiro de 2015. Após a boa atuação, Valentina assinou com o UFC e estreou contra a veterana Sarah Kaufmann.

Bullet, como é conhecida, venceu Sarah Kaufmann por decisão e logo em seguida enfrentou a brasileira Amanda Nunes, a então 4ª colocada da divisão e acabou perdendo por decisão unânime.

Na sequência, Valentina enfrentou a ex-campeã da categoria peso-galo Holly Holm e em uma grande atuação, conseguiu a maior vitória de sua carreira até então. Em seguida, Shevchenko enfrentou a então número 2 do ranking, Juliana Penna. No maior estilo striker x grappler, Valentina venceu na especialidade de sua adversária, encaixando uma chave de braço no segundo round da luta. A vitória credenciou Bullet para uma disputa de título contra Amanda Nunes.

CINTURÃO PESO-GALO

A revanche entre Valentina e Amanda foi a luta principal do UFC 215, em Setembro de 2017. Após um combate extremamente disputado, Amanda acabou vencendo por decisão dividida dos juízes. Valentina então resolveu descer para a recém criada divisão peso-mosca.

DIVISÃO PESO-MOSCA

Valentina fez sua estreia no UFC Belém, em Fevereiro de 2018 contra Priscila Pedrita. Shev era tida como franca favorita e não fez por menos, após massacrar sua adversária com golpes no ground and pound por dois rounds, ela conseguiu encaixar um mata-leão no final do segundo assalto. Após o combate, o árbitro Mario Yamasaki foi duramente criticado por não ter interrompido o combate antes,

O Ultimate então fechou uma luta entre Shev e Nicco Montano, então campeã da divisão, que faria sua primeira defesa de título. Dias antes do combate que aconteceria no UFC 228, em Setembro de 2018, Nicco deixou a luta alegando lesões e acabou sendo destituída do título.

Após vagar o cinturão da divisão, o UFC casou a luta entre Valentina e Joanna Jedrzejczyk como disputa de título no UFC 231, em Dezembro de 2018. Valentina dominou a luta inteira e venceu Joanna por decisão unânime e se tornou a campeã linear peso-mosca do UFC.

 

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

Escrito por Carlos de Paula.