#Concentração: Porque é tão difícil se manter “no topo”?

Os casos são inúmeros, mas porque tanta gente que chega ‘no topo’ não consegue se manter lá? Porque muitos se perdem e acabam ‘sujando’ toda uma carreira brilhante? Com...

1079155_241697639341832_453009062_n1

Os casos são inúmeros, mas porque tanta gente que chega ‘no topo’ não consegue se manter lá? Porque muitos se perdem e acabam ‘sujando’ toda uma carreira brilhante? Com certeza existem muitos motivos e não seria possível apontar todos eles sem conhecer a fundo os casos, mas buscarei nesse texto trazer algumas razões que podem contribuir para que isso aconteça. E olhar com atenção para eles pode te ajudar a se manter no lugar mais alto do pódio quando você chegar lá!



TJ Dillashaw vence Renan Barão, em uma impressionante performance (Foto: UFC/ Via Getty Images)

Com uma grande invencibilidade, Barão foi derrotado em sua primeira defesa de título como número 1 do UFC (Foto: UFC/ Via Getty Images)

Possivelmente um dos fatores que mais pesa para que isso aconteça é que as pessoas não se preparam para o sucesso e tudo que vem com ele. Lidar emocionalmente com o sucesso pode ser tão difícil quanto lidar com o fracasso; as emoções são muito intensas e podem fugir do controle. Sem contar que o sucesso traz muitas mudanças e todas elas exigem adaptações que muitas vezes não são fáceis. Pode parecer contraditório, mas chegar onde você quer pode – e provavelmente vai – trazer muito estresse devido as mudanças em sua vida, que geralmente são grandes e rápidas demais. E poucos se preocupam em ser ‘mentalmente fortes’ para o pós sucesso. Obviamente a preocupação maior é ‘chegar lá’, mas depois disso ainda tem muita coisa pela frente e você tem que se preparar pra isso também, senão a probabilidade de se perder é grande.

O ideal é entender antes tudo o que virá de bom e de ruim quando você alcançar seus objetivos e não parar o plano em ‘chegar no topo’. E depois? Pra onde você vai? Onde mais você quer chegar? Continuar planejando e traçar novas metas ajuda a manter o foco e a disciplina na carreira e não te deixa cair numa ‘armadilha’ de quem já ganhou quase tudo: mudar o foco de ‘quero ganhar’ para ‘agora não posso perder’.

Basicamente nós agimos por dois motivos: ir atrás do que queremos (algo positivo) ou fugir daquilo que não queremos (algo negativo). Só que a mesma ação quando impulsionada por uma coisa ou por outra é diferente em qualidade e tem reflexos emocionais diferentes. Vamos a um exemplo da vida cotidiana para ficar mais fácil. Quando você liga pra sua namorada no começo do namoro porque quer ouvir a voz dela a ação e a emoção são positivas, mas quando, depois de um tempo, você liga só pra evitar que ela reclame a sua emoção e a ligação em si são bem diferentes, certo?

E isso acontece também na ação esportiva, no comportamento do atleta. Depois de ganhar tudo alguns atletas tendem a começar a lutar apenas para evitar derrotas e críticas e tudo fica ruim – em termos emocionais e de desempenho – assim como a ligação por obrigação pra namorada. A saída então é que o foco no que você ainda quer conquistar – no que pode vir de positivo – seja sempre maior do que o foco naquilo que pode vir de ruim e você quer evitar – críticas e derrotas, por exemplo.

Portanto se prepare também para o sucesso e trace sempre novas metas! Pensar que você chegou no fim do caminho pode fazer com que você se perca e ter sempre novos objetivos podem ajudar a continuar caminhando e não perder o foco!

Siga o Grupo MundoMMA no Facebook: https://on.fb.me/143Aqek

Curta Nocaute na Rede no Facebook: https://on.fb.me/18HEkvH

Se você tiver sugestões de temas, perguntas ou algo a dizer sobre essa coluna, comente. É muito importante o retorno de vocês! Fernanda T. Nascimento / Psicóloga – CRP 06/107599

[email protected]

www.facebook.com/psicologafernandanascimento



Categorias
LutasOpinião

Criado em 14 de agosto de 2013, o Nocaute na Rede tem como principal objetivo FORTALECER o crescimento do esporte pelo Brasil e mundo a fora, é por isso que desde o início divulgamos os pequenos eventos e atletas que estão começando no cenário nacional.
Sem Comentários

Responder

*

*

catorze + cinco =

RELACIONADO POR