Na última sexta feira, 21 de abril, o Bellator realizou sua edição de número 178, trazendo na luta principal a disputa pelo cinturão peso pena entre o campeão Daniel Straus e o desafiante brasileiro Patrício Pitbull. No 4º combate entre eles, melhor para o lutador brasileiro, que reconquistou o cinturão da Organização.
Quando o combate começou, Patrício trouxe uma postura um tanto diferente para o ‘cage‘ circular, uma postura de estilo carateca, e assim ia movimentando para um lado e para o outro, buscando o momento certo de atacar. O campeão Straus ia caminhando sempre pre frente, buscando encurralar o desafiante, mas tinha dificuldade em encontrar a distância, não conseguia acertar golpes, com exceção de um ‘low kick‘ ou outro mas sem efetividade alguma. Straus partiu para o grappling, porém não conseguiu arrumar nada, e depois de algum tempo com os dois lutadores agarrados, o juiz decidiu separá-los. Ainda sobrou tempo para que Patrício acertasse um bom chute na linha de cintura, e o round acabou assim, sem nenhum dos atletas sofrendo algum dano mais significativo.
Quando o 2º round começou, parecia que ia ser como no 1º, porém logo de início o americano entrou nas pernas de Patrício. O brasileiro conseguiu fazer a defesa laçando a cabeça do oponente, chegou até a grade, colocou as costas na mesma para ter melhor apoio, e aí foi só fazer um ajuste e pegar na guilhotina. Daniel Straus deitou Pitbull com as costas no chão e tentou se livrar da guilhotina, mas não demorou muito até ver que não conseguiria e assim dar os 3 tapinhas, sinalizando sua desistência e garantindo a vitória para o brasileiro.

Patrício comemora título ao lado de equipe, mulher e filho (Foto: Sherdog)
No final, vitória para Patrício Pitbull, que se tornou de novo o campeão dos penas do Bellator, chegando assim a sua 3ª vitória em 4 confrontos contra o oponente americano, sendo 2 dessas vitórias em lutas válidas pelo cinturão. No ‘cage‘, Patrício recebeu o cinturão das mãos de ninguém menos que a lenda Royce Gracie, e comemorou ao lado da mulher e do filho. O novo campeão ficou sabendo também que já tem seu 1º desafiante definido, e será o alemão Daniel Weichel, que conseguiu esse ‘tittle shot‘ ao bater o brasileiro John Macapá. Patrício já fez uma grande luta contra o lutador alemão. Após ter tomado atraso e quase ser nocauteado no 1º round, acabou acertando um lindo soco logo no início do 2º, fazendo Weichel “beijar à lona”.
Uma luta que merece ser destacada foi entre o americano descendente de brasileiros e paquistaneses, Saad Awad, e o americano Ryan Quinn. Os 2 fizeram um combate bem movimentando, e que agradou ao público, tanto local quanto os telespectadores.
Logo no início, Saad foi pra cima com tudo, e parecia que já ia nocautear o adversário em menos de 1 minuto de combate. Porém Quinn resistiu, e começou a mostrar que estava mais do que vivo no duelo. Ao longo dos 3 round, Quinn conseguia derrubar facilmente Awad, e até deixou o adversário em apuros em algumas ocasiões. Por sua vez, apesar de ser um faixa roxa enquanto Quinn é um faixa preta, Saad não correu da luta de solo. Tudo bem que o descendente de brasileiros não ficava rolando e tentando uma finalização, mas tentou trabalhar o ‘ground and pound’ o máximo que conseguia. Na luta em pé, Saad Awad não tinha tantas dificuldades assim, e estava sempre a frente do oponente. A luta durou 3 rounds de muita movimentação, e no final, vitória de Saad ‘Assassin‘ Awad por decisão unânime, voltando às vitórias após duas derrotas consecutivas.

Saad Awad x Ryan Quinn (Foto: Sherdog)
Resultados do Bellator 178: Straus vs Pitbull 4
CARD PRINCIPAL
Penas: Patrício Pitbull venceu Daniel Straus por finalização (guilhotina) aos 0:37 do 2º round;
Moscas Femininos: Ilima-Lei Macfarlane venceu Jessica Middleton por finalização aos 2:15 do 1º round;
Peso casado: Saad Awad venceu Ryan Quinn por decisão unânime (30-27/ 30-27/ 30-27);
Penas: A.J. Mckee venceu Dominic Mazzotta por nocaute aos 1:15 do 1º round;
CARD PRELIMINAR
Blair Tugman venceu Thomas English por finalização aos 4:54 do 3º round;
Jordan Young venceu Tim Caron por finalização aos 3:55 do 1º round;
Ed Ruth venceu David Mundell por nocaute aos 3:13 do 2º round;
Tyrell Fortune venceu Branko Busick na decisão unânime (triplo 29-27);
Kastroit Xhema venceu Nick Alley por nocaute aos 3:19 do 1º round;
Chris Foster venceu Shane Manley na decisão dividida (29-28, 29-28 e 28-29)